Ensinando adultos a pedalar

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

Quando crianças, achamos que nada nos atinge! Cair, levantar, quebrar, consertar. Tudo é possível, simples e fácil de resolver. São energéticas por natureza, pequenas almas incontroláveis, corajosas, regeneráveis e felizes!

Ensinar essas criaturinhas a andar de bicicleta (e qualquer outra coisa) é só uma questão de jeito, por vezes às custas de umas lágrimas e arranhões. E quando o aprendizado, por algum motivo, não aconteceu nessa época tão avassaladora e aventureira? Como chegar à fase adulta sem saber se equilibrar sobre duas rodas?

Depois de certa idade já temos mais medos, vergonha e coisas demais na cabeça. Quem pedalou só quando criança acha que não vai lembrar como se faz; quem nunca pedalou na vida acha que vai ser impossível aprender!

Meninas de várias idades participaram da Oficina. Foto: Pedalinas

Mas eu tenho uma ótima notícia: É POSSIVEL! Bicicletas legais e bem reguladas também facilitam o aprendizado.

Veja essa matéria sobre uma iniciativa bem bacana no Rio de Janeiro

Diante de uma demanda crescente, as meninas do Coletivo Feminino de Ciclistas – Pedalinas – começaram a organizar as Oficinas Aprendendo a Pedalar, com o intuito de fazer com que mais pessoas tenham a oportunidade de sentir os prazeres que a bicicleta proporciona.

Por mais estranho que isso possa parecer, é impressionante o número de pedidos que recebemos de gente interessada em participar desta atividade. Nem eu imaginava que eram tantas pessoas assim! Por ser uma iniciativa inédita (para as Pedalinas), gratuita e que conta com a ajuda exclusiva de voluntárias, pode-se dizer nós aprendemos a ensinar, na medida em que as pessoas aprenderam a aprender.

Uma verdadeira construção de mão dupla, coletivo-colaborativa.

Como eu também participei do processo, gostaria de compartilhar algumas “técnicas” que aplicamos para o sucesso da Oficina. O intuito é que seja replicada, adaptada e que sirva para ajudar mais gente:

1 – Facilita muito ter uma bicicleta menor (sem ser infantil), como as dobráveis ou as femininas, por exemplo. A pessoa precisa se sentir segura e com a sensação de que “está tudo sob controle”.

2 – Ajuste o selim num nível em que seja possível, fácil e rápido colocar completamente os pés no chão.

3 – Comece estimulando a pessoa a deslizar sobre a bicicleta, sem utilizar os pedais (podendo até tirá-los – ou dobrá-los – durante essa etapa), como se fosse um velotrol.

4 – Procure um local com pequenos desníveis, para que dê para pegar embalo sem muito esforço.

5 – O instrutor precisa ficar SEMPRE por perto, segurando e guiando a pessoa pelo canote/selim. Naquele momento é ideal conversar sobre o ponto de equilíbrio do corpo e passar total segurança.

6 – Naturalmente o aluno vai perceber que, para não cair, é preciso pedalar. Quanto mais rápido, mais fácil encontrar o tal “ponto”.

7 – Tente manter um diálogo aberto com seu aluno, sem enganação nem mentirinhas. Não desgrude dele até que ele se sinta mais seguro.

8 – Estimule que ele levante os pés por alguns segundos durante o declive.

9 – Depois de algumas tentativas, re-coloque os pedais ou peça para que ele gire e pare, gire e pare, gire e pare até sentir que a bicicleta não vai capotar como em desenho animado.

10 – Comece em linha reta, apenas, pois as curvas são críticas no começo. Depois que o aluno estiver com mais estabilidade e seguro, comece a fazer curvas bem abertas.

11 – Pedalar, equilibrar, passar marchas, ultrapassar obstáculos e usar os freios são tarefas aparentemente complexas para serem feitas no começo. Vá com calma. Um passo de cada vez.

12 – Procure soltar o selim do aluno aos poucos, mas sempre se mantendo por perto.

13 – Deixe a bicicleta levar naturalmente; este é o segredo. Não lute contra o equilíbrio natural da bicicleta.

Meninos aprendendo a pedalar durante a Oficina das Pedalinas

Homens e mulheres podem aprender a pedalar! Foto: Marina Grando

 

IMPORTANTE!

  • Se cair, levante! Não há nada mais natural e comum quando se está aprendendo uma nova habilidade.
  • Não precisa ter vergonha nem medo de fracassar! Ninguém vai sorrir com deboche.
  • Pare e descanse de vez em quando. Tentar até a exaustão é contraproducente!
  • Essas dicas são fruto das duas oficinas Aprendendo a Pedalar ministradas pelas Pedalinas. Não há regras, apenas algumas constatações!
  • Nos inspiramos nas dicas incríveis do mestre Arturo Alcorta. Vale a pena ler a sessão do site Escola de Bicicleta que fala sobre isso!

Locais em São Paulo

As duas oficinas foram realizadas na Praça conhecida como Praça Vegana – onde a Angélica encontra a Paulista. Lá tem um espaço bacana, sem muitos obstáculos, sossegado, com pequenos declives e (a melhor parte) uma frutaria bem pertinho!

Outro lugar legal é o elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão. Lá tem espaço de sobra e pontos interessantes de declives de todos os níveis. Ele fica fechado para carros – e aberto para pessoas – diariamente a partir das 21:30 e aos domingos e feriados o dia todo.

Você tem mais alguma dica legal? Deixe sua opinião nos comentários!!

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

55 comentários para Ensinando adultos a pedalar

  • Rossana s Coelho

    Achei muito legal, até hoje me sinto frustrada por não saber andar de bicicleta. Vocês estão de parabéns por este ótimo projeto. Seria muito legal se essa modalidade de aprendizagem para adultos se expandissem para outros estados.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Rosanna

    Oi eu fui criada num internato na infância e por ter muitas crianças eles não compravam bicicletas. Depois fui morar com uma tia que não deixava andar com meus primos. Cresci casei e nunca falava para ninguém. Agora com 4.4 quero muito andar. Alguém me indica lugar ou se é possível mesmo.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • alice franca leite

    Gente linda! Eu vou fazer 80 em julho e gasto muito em táxi e uso um ANDADOR COMFORT de três rodas mas os buracos nas calçadas aqui em LARANJEIRAS/RJ são u perigo;penso numa byke feminina de 3 rodas e já ando nas ciclovias mas preciso saber das regras de trânsito e se uso capacete e luvas ,não xou de levar tombo mas também não me exponho nem quero expor os outros;outras pedalinas a riscos. Já vi o triciclo que quero aqui perto na Rua das Laranjeiras entre o Itaú e o Horti-Fruti é uma questão de economia nos táxis e de necessidade de ir ao Banco,à Farmácia, ao supermercado pois moro sozinha;o que é ótimo,mas tenho que ser independente e na ciclovia vi que sou boa no galope mas não no equilíbrio:será que consigo ou vou botar os outros em risco?
    Abraços,alice

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Willian Cruz

      Consegue sim, Alice! O equilíbrio não será um problema em um triciclo como o que você descreve. Esteja com os freios bem regulados e siga tranquila! 🙂

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • ANA MARIA DA SILVA

    Boa tarde. Moro em Nilópolis e gostaria muito de aprender a andar de bicicleta. Me prometi que antes dos 70 anos eu aprenderia. Completarei em outubro deste ano e até agora não consegui aprender, pois não tenho quem me ensine.
    Podem me indicar alguém?
    Grata

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • eva da cunha

    Tenho 47 anos e quero muito aprender andar de bicicleta, estou treinando um pouco cada dia mas sinto muito insegura, será que vou aprender?

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  • Basura Consumiror

    Hola tienes el mismo articulo pero en español?
    Saludos y Gracias!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Rosana Cupertino

    [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 1 Thumb down 6

  • Suely

    Boa tarde! Eu sabia andar de bike só no quintal da minha casa. Comprei uma para mim recentemente. Moro numa vila bem tranwuila oara pedalar. Comecei a sair de casa e estava indo muito bem até que uma srmana atrás levei um tombo numa descida de calçamento, no momento que tentei parar minha bike. Agora tô com pânico de sair de casa pois, meu problema é parar e descer da bike. Ontem levei outro tombo na descida da rampa aqui de casa, do mesmo jeito, na hora que freei para descer da bike.

    Thumb up 1 Thumb down 0

    • José Carlos Bolanho

      Suely, não desista de sua bike. Procure ir com mais calma. Tombos são normais até que se consiga ter segurança (e equilíbrio)ao pedalar. Procure treinar em lugares planos até que você se sinta segura para outros desafios. O importante é não desistir. Procure algumas dicas na internet (vídeos, textos…).Desejo boa sorte.

      Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  • Rubi

    Tenho 49 anos e quando criança meu pai não deixava aprender andar de bike pois dizia que era muito perigoso. Durante a adolescencia tentei aprender escondido mas levei um tombaço imenso, me ralei toda e ainda tive que usar calça jeans por vários dias, apesar do calor e da dor das feridas roçando na calça!, para o velho não perceber… Nem precisa dizer que desisti. Recentemente, vendo alguns amigos irem para o trabalho de bike e pegar trilha no final de semana me animei e meu filho (16 anos- anda de bike desde os 3 ou 4 anos) começou a me ensinar. Ja consigo dar algumas pedaladas, mas curva e freio são duas coisas bem complicadas ainda. Adorei saber da existencia desse grupo, pois descobri que não sou a unica adulta a não saber andar de bike. Da um novo animo! Parabéns aos voluntários!!! Pena que moro muito longe de Sampa, senão já estaria me programando para o proximo domingo….

    Comentário bem votado! Thumb up 11 Thumb down 0

  • Adriana

    Olá…
    Meu problema é pânico de subir numa bike. Fiz uma tentativa e nem cheguei a rolar o pedal e já virei e cai. Meus sobrinhos e marido estão pedalando… e eu cismei em ter um triciclo.. para me enturmar e não sofrer stress.. ai depois pensei em tentar colocar rodinhas como das crianças para ir devagar… Já pesquisei e nada neste sentido….Mas algumas dicas que li achei bem legais

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • ivone

    Ola,sou de maringa pr gostaria de saber aonde posso encontrar escola para apreender andar de bicicleta sou adulta obrigada!!! aguardo resposta

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Maria do carmo L Carneiro

    Aprendi cedo a andar de biicleta, mas hoje com os meus 64 anos tenho certa dificuldade em sair e chegada, me equilîbro bem quando estou rodando com ela, mas jã cair saindo e freiando, gostaria que me ajudassem

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  • Sônia Márcia Bomfim

    Boa tarde! Tenho 55 anos não sei andar de bicicleta. Quero aprender, me ajudem ou melhor nos ajudem! pois vejo que não é só eu.
    Moro em Cabo Frio Rj. Como faço para encontrar a escola de vocês por aqui?

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • silvia dias

    Ola, meu filho tem 8 anos e não sabe andar,tento ensinar mas tenho uma pequena de 2 anos que não deixa.Ele é gordinho e cansa rápido, gostaria muito que ele aprendesse a andar.moro em Itu/ são Paulo.vcs se estiver na ativa ainda poderia vir aos domingos aqui.tem uma avenida que fecha aos domingos para ciclistas.se for possível venham ou me mande um vídeo me mostrando um jeito mais fácil de ensinar.grata pela atenção.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • CiceroS

      Puxa vida, Sílvia, não tem ninguém, família, amigos, que possa te ajudar aí em Itu? Ir num parque, ou nessa avenida que fecha aos domingos, e um ficar cuidando da menorzinha, enquanto o outro ensina o maior?

      E o “método” pra ensinar adultos é muito semelhante ao utilizado pra crianças. O segredo está no equilíbrio, no equilíbrio “sustentado” pela bicicleta em movimento. E ganhar cada mais autoconfiança, claro. E perdeu o equilíbrio, ou prestes a perder? Ambos os pés no chão, de imediato. E nova tentativa.

      Mas, para as crianças, muito da confiança vem dos pais, né? Você tem que ficar ali ao lado do seu filho, e se afastar um pouco quando ele conseguir pedalar, e voltar a ficar ao lado dele, servindo de apoio físico e psicológico, e assim por diante.

      E quanto a ele cansar logo, outras atividades físicas ajudam. Mas preste atenção: ele dizer que cansa pode estar querendo dizer outra coisa, que não é cansaço físico, viu?

      Ah, e vídeos a respeito? Tem um montão no Youtube, pesquisa lá. Como esse aqui, aliás:

      https://youtu.be/ceXPCY9mCzM

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • Thiago

    “Não precisa ter vergonha nem medo de fracassar! Ninguém vai sorrir com deboche.”

    Vai sim, infelizmente. Eu estou chegando em casa depois de uma primeira tentativa frustrada, que interrompi por me sentir constrangido depois que um sujeito passou rindo de mim. Deboche e platéia são os maiores obstáculos para se aprender depois de velho.

    Comentário bem votado! Thumb up 10 Thumb down 0

    • Felipe Prenholato

      Com certeza essas são que debocham são pessoas bem idiotas. Continue tentando mesmo que debochem porque o resultado vale muito a pena.

      Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

    • Marco Aurélio Rigon

      Thiago, o problema é de quem ri/debocha! Não te deixes abater! Estou tentando ensinar minha esposa a pedalar e ela também tem muito receio da crítica alheia! Conselho: tente horários e locais menos frequentados!

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • Liria de Morais Silveira

    Também tenho muita vontade de andar de bicicleta, quentinha meus sete anos tentei aprendermos não conseguii, depois nunca mais tentei. Criei meus filhos todos aprenderam e eu tenho hoje 54 anos, e ainda não sei andar de bike, apesar de ser meu sonho aprender andar de bike!! Então decidi ; comprei uma bike e estou tentando, tenho que ser sincera, não está fácil!! Com certeza se eu não aprender até o dia da oficina de bike vir na minha cidade eu vou pedir ajuda para eles.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • SavianoMarcio

    Lembro de como aprendi a andar de bike anos atrás, meus colegas dizendo para “manter reto”, eu mantendo e a bike inclinando cada vez mais para o lado, kkkkkkk, depois de alguns machucados no joelhos e tornozelo não demorou muito para me habituar, apesar de ainda machucar a canela de vez em quando, hehehe.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • helena aparecida coura soares

    Ontem estive com vcs , meu anjo foi o PC(Paulo Cezar) foi muito bom. Se não fosse o cansaço, teria aproveitado melhor. Ele muito educado e paciente. É disso que nós precisamos pois o medo e insegurança é grande. Muito bom o trabalho de vcs. que Deus os abençoe. Helena

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Nelma

    Gostaria.muito de aprender anda de back tenho 50anos.resido em botafogo rj.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Julia

    Achei ótimo a idéia das Pedalinas mas moro em Santos e estou procurando ajuda para aprender a andar também. Nunca tive oportunidade de aprender em criança e agora quero muito andar nas ciclovias disponíveis aqui em Santos. Procuro qualidade de vida agora depois de aposentada. Por favor, me mande alguma resposta.

    Grata,

    Julia Miranda

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • eudinea

    gostaria de aprender a pedalar mas tenho vergonha Itaperuna poderia ter um curso desses ai eu iria conseguir obrigada

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Marta

    Gente,que maravilha!!!um adulto poder aprender a andar de bicicleta,eu queeeeeero!!!Coloquem por favor esse programa aqui na cidade de Maceió/Alagoas!Muito Obrigada.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Luzia

    Oi

    Boa Tarde,

    Eu gostaria muito de agradecer as dicas deste site, pois com elas em 3 dias, consegui aprender a andar de bicicleta e realizar um sonho antigo, pois me achava incapaz de ficar em cima de uma bicicleta, e hoje pude
    fazer o meu 1. passeio de bicicleta. Tenho + de 30 anos e nunca andei de bicicleta. Então sou a prova viva
    que qualquer pessoa pode aprender a pedalar. ESTOU MUITO FELIZ E ME SINTO REALIZADA POR MAIS ESTA CONSQUISTA.

    Muito Obrigada.

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

  • sueli pomponet

    quero aprender andar de bike me ajudem,

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Ana Letícia

    Que coisa boa de ver!!!! Também estou aprendendo a andar depois de adulta e é muito reconfortante ver que há tantas pessoas com a mesma vontade e dificuldades que eu!!! E melhor ainda, ver que elas estão conseguindo e que há gente disposta a ajudar! Parabéns pelo trabalho!!!

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • juarez maia

    gostaria muito aprender a andar de bicicleta sou um iniciante,gostaria de aprender com outros como eu que não sabe.grato pela atenção

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • marcelo

    LUVAS! usem luvas.

    luvas de ciclismo são baratas (dá pra achar por menos de 20,00) e protegem de verdade.

    não é frescura. quem tá começando costuma cair e a primeira coisa que vai ao chão são as mãos. depois que você machuca a mão da primeira vez, fica quase impossível continuar praticando.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Marilurdes Morais

    Acho maravilhoso as pessoas andar de bicicleta, mas eu ainda não aprendi. Por isso tomei a decisão de aprender e até comprei uma pra mim. Mas tenho medo de cair, meu marido está me ajudando a aprender. Tenho um sonho que é sair pedalando com ele e meus netos, estou decidida a aprender até dia 30/11/2012. Mesmo porque vamos para a praia e minha amiga me convidou pra passear de bike lá. Obrigada pelas dicas que estou aprendendo com vocês, sei que vai ser de muito proveitosa pra mim.
    Quando aprendi a dirigir foi um sofrimento, mas agora ando por todos os lugares, e tenho certeza que vou sair andando de bike por minha cidade. Moro em Ponta grossa no Paraná.
    Obrigada por tudo Marilurdes

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Celso

    Quando criança sempre tivemos bicicletas em casa mas nunca aprendi a andar.Um dia fazendo serviços de rua me ofereceram uma bike para ir mais rapido. Morri de vergonha mas nao disse a ninguem que nao sabia andar. Fiz o serviço a pe e andei pra caramba. Ate hoje tenho vergonha de falar pras pessoas que nao sei pedalar. Gostaria de superar isso

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  • Regina

    Recentemente realizei um desejo antigo, de infancia, comprei uma bike, mas ela estáparadinha. Ainda nao tive coragem de me aventurar sozinha nas primeiras pedaladas…As dicas foram importantes para me estimular. Vou procurar ajuda, ela é mesmo fundamental!!! rsrs. Gracias! Pena que a proxima oficina em sampa seja so no final de setembro.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Maria Jose Silva

    Quando teremos uma oficina aqui no RJ. Eu quero aprender a pedalar, me ajude pf e urgente

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  • Vinícius

    TO querendo muito ir nesse domingo pegar umas dicas de pedalar no transito, embora já tenha lido bastante, conversar com alguem experiente acho que vai ser bom.
    Tentando demais arrastar minha mae também, que falou a vida inteira em aprender a andar.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Mariana

    Boa tarde!
    Pedalar eh mesmo uma das melhores coisas da vida! Gostaria de saber se voces indicam algum lugar onde adultos possam aprender a pedalar aqui na cidade do rio de janeiro!

    Obrigada!

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Jackson Belo

    Parabéns pela iniciativa e afirmo que esse método é infalível. O sonho da minha esposa era aprender a pedalar e nesse último carnaval me dediquei a ajudá-la realizar esse sonho. Seguimos todas essas dicas e em quatro dias Ela já estava pedalando, mesmo depois dos quarenta. Nunca é tarde quando se tem vontade. Gravamos um vídeo e postamos no Facebook e foi um sucesso! Os amigos festejaram conosco e com isso descobrimos vários amigos que já adultos ainda não aprenderam a pedalar e que foram encorajados por essa conquista. Fiquei muito orgulhoso pela minha Esposa e agora temos mais uma ciclista em casa.

    Thumb up 4 Thumb down 1

  • Felipe Rafael Prenholato

    Pô, lembro quando ensinei o filho de uma ex namorada a andar de bike sem as rodinhas… não demorou dois dias pro muleke querer descer pelas escadas hahahahaha.

    É bom demais 🙂

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Rozane

    Na G3 esportes voce aprendi querendo ou não.

    Digo porque tive provas disso.

    Thumb up 3 Thumb down 2

  • mirtes batista

    gostaria de sber onde poderia aprender a andar de bicicleta moro na zona norte de são paulo proximo santana, onde tem uma escola para ensinar de final de semana?

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • luiz

    brigadão pelas dicas!!!! Meu pai esta me ensinando certinho

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Fabricio Semmler

    Parabéns às Pedalinas e a todos que já ajudaram alguém que tinha medo a andar de bicicleta. A sensação é maravilhosa =)

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Sandra

    Quando haverá outra oficina em SP?

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Samara

    Tbm usei as dicas do site Escola de Bicicleta para ensinar meu namorado a andar de bike! Ele ficou TÃO feliz quando aprendeu! Ele vai pro trabalho de bike todo dia, mas na calçada ainda (pois é permitido em Seattle). Parabéns pela iniciativa de vcs!!

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Renato

    Algumas pessoas, como minha mãe tem esse problema, segundo ela mesmo me afirma, em coordenar os movimentos das pernas, ou seja pedalar e guiar ao mesmo tempo a bicicleta. O maior medo para pessoas mais idosas é realmente a queda, por isso a atenção deve ser redobrada; para elas uma queda pode fazer que a pessoa não levante mais.

    Thumb up 1 Thumb down 1

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>