Mês da mobilidade em São Paulo

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

 

Cartaz do Dia Mundial Sem Carro elaborado e gentilmente cedido por Mateus Bagatini

Para comemorar o mês da mobilidade urbana, que celebra o Dia Mundial Sem Carro em 22 de setembro, diversas atividades legais estão programadas em São Paulo. Anote na agenda e participe da programação.

Aproveite o mês para repensar a cidade que você quer, os espaços públicos que temos, o uso que fazemos deles e a importância de se investir e democratizar outros modais de transporte, especialmente os públicos e os não-motorizados.

 

AGENDA

Os eventos que já ocorreram estão na cor cinza. Quem souber de mais eventos, adicione nos comentários para atualizarmos a programação!

 

10/09 – Sábado – Oficinas de Bicicleta Casa do Zezinho

O objetivo das Oficinas de Bicicleta do projeto Pedala Zezinho é reformar gratuitamente as bicicletas dos moradores do Parque Santo Antônio, para melhorar as possibilidades de locomoção e acrescentar mais vozes da periferia aos debates urgentes sobre o direito de ir e vir nas cidades.

Mais informaçõesProgramação completa

 

11/09 – Domingo – Oficina Aprendendo a Pedalar

A Oficina, promovida pelo Coletivo Feminino de Ciclistas – Pedalinas – acontece na sua 3ª edição com o objetivo de estimular àquelas pessoas que não sabem pedalar a aprender e compartilhar experiências em grupo. Atividade para homens e mulheres, a partir das 15h na Praça Vegana.

Mais informações

 

15/09 – Quinta – Oficina Comunitária Mão na Roda Especial

A Oficina Mão na Roda, da Ciclocidade, acontece semanalmente no Espaço Contraponto. A edição do dia 15/09 será especial, pois os ciclistas irão debater sobre o Projeto de Lei 655/2009  que altera a Lei 14.266 (“Sistema Cicloviário no Município de São Paulo”, a chamada Lei das Ciclovias),  a fim de se prepararem para a audiência pública do dia 21/09 (veja mais abaixo).

É muito importante que todos compareçam para entender melhor a legislação e dar suas sugestões.

Local: Espaço Contraponto (r. Medeiros de Albuquerque, 55 – Vl. Madalena – mapa)

 

Contagem Fotográfica da Ciclocidade. Foto: Aline Cavalcante

16/09 – Sexta – Contagem de Ciclistas

Desde 2010 a Associação dos Ciclistas Urbanos – Ciclocidade – se propõe a fazer contagem de ciclistas em avenidas da cidade a fim de gerar dados oficiais sobre a quantidade de pessoas que utilizam a bicicleta. Ano passado a contagem foi realizada na Av Paulista e na Av Eliseu de Almeida e esse ano a idéia é refazê-las.

O método usado foi desenvolvido pela Associação Transporte Ativo, e já foi aplicado também no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.

Membros da Ciclocidade se revezarão em turnos de duas horas, registrando em fotos todos os ciclistas que passarem pelo local proposto.

As imagens obtidas serão analisadas para recolher informações complementares. Além de direção e posicionamento do ciclista na via, são coletados dados como sexo e idade aproximada, tipo de bicicleta, uso de capacete, etc.

 

16/09 – Sexta – Seminário “A Mobilidade Urbana e os modais não-motorizados”

Foto: Aline Cavalcante

O objetivo é tratar do tema fazendo uma avaliação e balanço sobre a atual situação das vias e calçadas da cidade, a sinalização para os pedestres e ciclistas, levando em conta a situação das pessoas com deficiência e idosos e comparando o Plano de Metas e os indicadores.

Entre os debatedores estarão: Asuncion Blanco, coordenadora do GT Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo; João Ribas, coordenador de área de Diversidade & Inclusão da Serasa Experian; Sérgio Faria, consultor de inclusão e coordenador de projetos de TI da Accenture; Carlos Aranha, coordenador de participação pública da Ciclocidade; Patrícia Gejer, analista de segurança viária do CESVI Brasil e representante do Movimento Chega de Acidentes.

Das 9h30 às 12h30, no Salão Nobre da Câmara  Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar – Bela Vista. Evento gratuito. Inscrições pelo e-mail andrea@isps.org.br.

 

16/09 – 17/09 – Vaga Viva da Matilha Cultural

Dentro da vasta programação do Setembro Verde da Matilha Cultural, será realizada uma Vaga Viva no Baixo Augusta das 23h da sexta (16) às 3h do sábado (17). Vale a pena passar por lá, especialmente pq a região é lotada de pessoas nas ruas, baladas e muito congestionamento. A intenção das Vagas Vivas é provocar a discussão sobre o quanto de espaço público (das pessoas) é perdido em detrimento do uso privado (automóvel particular) de poucas pessoas.

Consiste em uma ocupação temporária de vagas de estacionamento de carros por áreas de convivência para pessoas. As vagas serão transformadas em pequenas praças com bancos e plantas, onde serão desenvolvidas atividades culturais como live graffite, desfiles e projeção de filmes, além da divulgação das campanhas e ações do Setembro Verde. Está confirmada a participação do artista Mundano, que desde 2007 pintou mais de 130 carroças de catadores de materiais recicláveis com mensagens de impacto com o intuito de tirá-los da invisibilidade.

*em caso de chuva forte, a atividade será automaticamente transferida para a madrugada seguinte (17-18) no mesmo local.

 

17/09 – Sábado – Oficinas de Bicicleta Casa do Zezinho

Precisando de voluntários para ajudar na oficina! O objetivo é reformar gratuitamente as bicicletas dos moradores do Parque Santo Antônio, para melhorar as possibilidades de locomoção e acrescentar mais vozes da periferia aos debates urgentes sobre o direito de ir e vir nas cidades. Mais informações aqui.

 

17/09 e 18/09 – Sábado e Domingo – Virada Esportiva

Entre as milhares de atividades programadas para o final semana, haverá um Pedal Noturno na madrugada do sábado para o domingo. Saída do Parque das Bicicletas às 20h e término às 4hs da manhã. Confira aqui o percurso!

Outra pedalada acontece na Ciclovia Rio Pinheiros, começando às 8h30 na estação Vila Olímpia da CPTM. Haverá monitores e mecânicos e  será distribuído um guia de bolso sobre a prática segura do uso da bicicleta. Mais informações na página do evento no Facebook.

Também tem Bike Polo no Parque do Ibirapuera, no domingo, a partir das 13h, com exibição, torneio que inclui iniciantes e até torneio de cadeirantes! Sensacional! Mais informações no site do SPBP.

Saiba mais sobre as atividades esportivas em duas rodas sem motor no site da Renata Falzoni. A programação completa está no site oficial da Virada. Tem muita coisa rolando!

 

18/09 – Domingo – Mão na Roda Itinerante no BiciMobi

A ciclo oficina comunitária Mão na Roda armará sua bancada itinerante na Praça Amadeu Decome, Lapa, das 10h às 15h. O BiciMobi, evento do projeto Boa Praça, terá voluntários para ajudar as pessoas a regular suas bicicletas!

Se você já costuma pedalar pela região, va conhecer a praça e sua incrível vista da serra da Cantareira. Se sua bicicleta está encostada há meses por falta de manutenção, aproveite para fazer regulagem e pequenos reparos, e deixá-la pronta para rodar pela cidade com segurança.

A praça fica na esquina da Cerro Corá com a Heitor Penteado. Veja no mapa.

 

18/09 – Domingo – Passeio Ciclístico nos Parques

Saída do Parque do Nabuco às 9h. A idéia principal é levar a população da periferia a conhecer outros parques (como o do Chuvisco e do Cordeiro) bem como alguns equipamentos e ações voltados ao uso da bicicleta, tais como Ciclorrota, Ciclofaixa de Lazer e ações do Dia Mundial sem Carro.

Ainda com a intenção de levar informação à população, será feita uma exposição de fotos de Cicloturismo, com apoio do Clube de Cicloturismo do Brasil, ressaltando a versatilidade da bike não apenas como transporte.

Mais informações com Fábio Samori: fabiosamori@gmail.com

 

18/09 – Domingo – Flash Mob no Metrô

No domingo, não se assuste se vir um monte de gente de pijama, dormindo no metrô. O lema do chamado Pijamas Day, organizado no mundo todo pela Youth For Public Transport é “no transporte público me sinto em casa”. A brincadeira busca estimular os jovens a utilizarem o transporte público, para descongestionar o trânsito e reduzir a poluição emitida pelos carros.

Os jovens são atualmente uma das principais categorias de usuários de transportes públicos e herdeiros de todos os resultados derivados das decisões tomadas hoje pelos que são considerados adultos. Se você é jovem, seja de idade ou de espírito, participe e ajude a chamar atenção para essa causa.

O evento ocorrerá em Brasília, São Paulo, Salvador e mais 18 cidades no mundo, simultaneamente, às 14h. Veja detalhes desse flash mob, que promete ser bastante divertido, na página do evento no facebook. Há link para as fotos da edição do ano passado, para você se inspirar no figurino.

 

20/09 – Terça – Desafio Intermodal de São Paulo

O Desafio Intermodal, realizado em São Paulo desde 2006, é uma disputa em que os participantes devem se deslocar entre dois pontos pré-estabelecidos, utilizando cada qual um meio de transporte (ou uma combinação deles). Mais do que descobrir quem chega primeiro, o principal objetivo é mostrar de forma prática que existem várias alternativas ao transporte motorizado individual (carro e moto) e como é se utilizar dessas outras opções.

Saída às 18h da Praça General Gentil Falcão (na Av. L.C.Berrini) e chegada no prédio da Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá. Quem quiser comparecer para prestigiar ou para acompanhar um dos participantes será muito benvindo.

Segue a lista dos 14 modais participantes: Bicicleta por vias rápidas, Bicicletas por vias calmas, Bicicleta por vias calmas feminino, Moto, Pedestre correndo, Bus + Metrô, Carro, Bicicleta dobrável + bus, Pedestre caminhando, Bus, Helicóptero, Trem + metrô, Cadeirante, Trem + bus.

Mais informações com o Diretor do Instituto CicloBR, Felipe Aragonez: faragonez@gmail.com

 

21/09 – Quarta – Audiência pública sobre a Lei das Ciclovias

IMPORTANTÍSSIMA A PRESENÇA EM MASSA DOS CICLISTAS!

Foto: bicicletada Aracaju

A audiência pública que tratará sobre projeto de lei 655/2009, que altera a lei 14.266, de 06 de fevereiro de 2007, conhecido como a revisão da lei das ciclovias será no mês de setembro, um dia antes do Dia Mundial Sem Carro.

Esta audiência está sendo convocada pela Comissão de Política Urbana para apresentar o projeto e registrar as observações da população, ciclistas, cicloativistas, ONGs, entidades e setores do governo para que a redação final deste projeto de lei contemple o máximo possível os interesses da sociedade.

Mais informações aqui. Há bicicletário na Câmara.

 

21/9 – Quarta – Inauguração do Bicicletário de Parelheiros

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente e a Subprefeitura de Parelheiros, inaugura às 11h o bicicletário de Parelheiros.

Localizado dentro do CEU Parelheiros, ao lado do terminal de ônibus, será um fator importante para facilitar a integração com o transporte público. De utilização gratuita, aberto a toda a comunidade e com capacidade para 400 bicicletas, será operado pelo Instituto Parada Vital (responsável pelo sistema UseBike/NossaBike). Haverá serviço de empréstimo e aluguel de bicicletas no local.

R. José Pedro de Borba, 20 – Parelheiros – A partir das 11h

 

21/9 – Quarta – Lançamento da Pesquisa Nossa São Paulo / Ibope sobre Mobilidade Urbana.

Será a quinta edição da pesquisa, inédita e realizada exclusivamente pelo Ibope para a Rede Nossa São Paulo. Os mais diversos aspectos da mobilidade em São Paulo são abordados, como o tempo gasto no trânsito, a frequência com que os paulistanos utilizam o transporte público, a satisfação com o transporte coletivo, o uso do carro etc.

Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar – Bela Vista das 10h às 12h30

Mais informações aqui.

 

22/09 – QUINTA-FEIRA – DIA MUNDIAL SEM CARRO!

Café da manhã para quem passar de bicicleta na Praça do Ciclista, a partir das 7:30h. Atividade promovida pela Ciclocidade.

Bike Bus. Mapa colaborativo que contém o trajeto de ciclistas em “bondes” para levar mais pessoas de bike ao trabalho. Confira os roteiros e prepare-se para ir de bicicleta conosco nesse dia!

Vagas vivas promovidas pela Rede Nossa São Paulo com diversas atividades como: Oficina Mão na Roda e Oficina de Stencil. Local: Rua Padre João Manoel, quase esquina com a Av. Paulista (ao lado do Conjunto Nacional).

Bicicletada especial, a partir das 18h na Praça d@ Ciclista

Cinema de Bicicleta Casa do Zezinho: Cine-debate especial “O Caminho das Nuvens”, filme com Wagner Moura e Cláudia Abreu, a partir das 19h. O debate contará com as presenças de Soninha Francine, Paulina Chamorro, Marcos Lopes “Nenê” e os moradores da região. Veja a página do evento no Facebook.

 

23/09 – Sexta – Ciclocine

Exibição de curtas e um longa metragem no Museu da Imagem e do Som (MIS). Temática “A Bicicleta e a Cidade” com abertura de exposição fotográfica sobre o mesmo tema.

19:00 – Coquetel de Abertura e premiação do I Concurso de Fotografias Ciclocidade.
Exposição com as 15 melhores fotos premiadas sob a curadoria de Paulo Varela.

20:45 – Projeção filme With My Own Two Wheels – Jacob Seigel-Boettner (48 min.)

21:40 – Apresentação de – 1/2Lab (20 min.)
Performance Audio-Visual Dadaísta contemporânea, sob o tema a bicicleta e a cidade.

 

 

24/09 – Sábado – Passeata pelo Plano de Mobilidade de São Paulo

Vários setores da sociedade se organizam em um ato para pedir um Plano de Mobilidade que respeite todos os cidadãos e sua escolha sobre como se locomover. Um plano que contemple transporte de qualidade, com tarifa justa e durante as 24 horas do dia. Que nos leve onde precisamos ir e quando precisarmos ir. Um plano que priorize o transporte público e valorize a acessibilidade. Que fiscalize a legislação que protege a todos, que eduque para a cidadania no trânsito. Por um trânsito que não seja competitivo e sim cooperativo.

Sairemos de nossas bolhas em direção à Avenida Paulista, onde transformaremos o símbolo da nossa cidade no símbolo da mudança. Onde iremos espalhar nossas demandas e nossas esperanças na forma de bolhas de sabão.

Venha com a gente retomar a cidade. Ela é nossa. Saia da sua bolha e traga bolhas de sabão. Caminhar é preciso!

Concentração às 15h no vão do MASP, com saída prevista para as 16h

Percurso (2,9 km): MASP (Avenida Paulista, 1578) – Praça do Ciclista – Rua da Consolação – Matilha Cultural (Rua Rêgo Freitas, 542)

Mais informações na página do evento no Facebook.

 

24/09 – Sábado – Ciclocine

Exibição de curtas e um longa metragem no Museu da Imagem e do Som (MIS). Temática “A Bicicleta e a Cidade” com abertura de exposição fotográfica sobre o mesmo tema.

14:30 – Projeção filme Massa Crítica – Helena Krausz ( 18 min.)

15:00 – Projeção filme Share the Roads – Andressa Nozue ( 35 min.)

16:00 – Projeção filme Entre Rios – Caio Silva Ferraz (25 min.)

 

24/09 – Sábado – Oficina de Bicicleta da Casa do Zezinho +Bicicletada de encerramento

Precisando de voluntários para ajudar na oficina! O objetivo é reformar gratuitamente as bicicletas dos moradores do Parque Santo Antônio, para melhorar as possibilidades de locomoção e acrescentar mais vozes da periferia aos debates urgentes sobre o direito de ir e vir nas cidades. Mais informações aqui.

Bicicletada de encerramento a partir das 16h!

Local de concentração: Campo do Astro – Rua Manuel Bordalo Pinheiro – Pq Sto. Antonio

*Depois da bicicletada, a Casa do Zezinho vai doar um bicicletário comunitário com bikes doadas e restauradas pelos próprios “Zezinhos” (integrantes do projeto)!

 

24/09 – Sábado – Moving Planet

Diversas atividades ao redor do planeta para repensar o uso de combustíveis fósseis. Em São Paulo terá caminhada, bonde para a USP e muito mais. Acompanhe no site oficial.

 

25/09 – Domingo – Feira de troca de peças de bicicleta

No último domingo de Setembro acontecerá o primeiro coletivo cultural da REVIRAMUNDO, grupo que atua nas áreas de direitos humanos, cultura, educação, sustentabilidade, meio ambiente e direitos indígenas. O coletivo será uma grande festa, repleta de atrações artísticas, com o objetivo de arrecadar fundos para a execução de seus projetos e comemorar um ano de existência do grupo.

Local: Espaço Urucum, na R.Cardeal Arcoverde, 1598 (esq. com Belmiro Braga) – Vila Madalena – a partir das 11h. Mais informações aqui.

 

30/09 – Sexta – Bicicletada de Setembro + Bonde para Curitiba

Tradicional Bicicletada na última sexta-feira do mês, a partir das 18h na Praça d@ Ciclista, e um bonde organizado pelo Instituto CicloBR para Curitiba, no 4º Encontro de Massas Críticas! Mais informações no site do Instituto CicloBR.

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

34 comentários para Mês da mobilidade em São Paulo

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>