Presente de Natal às crianças que queriam bicicletas

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!

Evelyn ensinando uma menina a andar de bicicleta, na oficina Bike Anjo para o movimento Conviva. Foto: Ciclofaixa de Lazer de São Paulo, via Facebook

A Evelyn Araripe, do site FelizCidadeFeliz e também do projeto Bike Anjo (além de uma amiga muito querida de muitos anos), estava semana passada numa agência dos Correios quando viu uma caixa lotada de cartinhas para o Papai Noel. “Comecei a ler e me emocionar a cada cartinha lida e eis que eu fiz uma loucura: comecei a procurar as cartinhas de crianças que pediam bicicletas de natal”. Uma atendente a ajudou e encontraram vinte cartinhas, de crianças de 3 a 10 anos.

“Eu me ofereci para levar todas, pois já estavam nos últimos dias para pegar as cartinhas de natal nos correios e eles disseram que as que ficam vão para o lixo”, conta Evelyn. O problema era que os Correios não cobrem mais os custos de envio do presente e não fornecem o endereço da criança. E uma bicicleta é cara para transportar, devido ao peso e volume.

Vendo o interesse em fazer a doação, o pessoal da agência onde ela estava entrou em contato com a Central dos Correios aqui em São Paulo, no bairro do Jaguaré. O pessoal de lá disse que se as bicicletas fossem levadas até eles ainda naquela semana (que já era a semana do Natal), entregariam sem custo algum. Evelyn já sabia que seria difícil conseguir as 20 bicicletas em alguns poucos dias, mas lhe disseram que o que ela conseguisse já ajudaria bastante, pois a chance daqueles pedidos irem para o lixo era grande. É difícil alguém dar uma bicicleta de Natal para desconhecidos.

Uma bicicleta novinha sendo recebida na "Fábrica de Brinquedos" dos Correios. Foto: JP Amaral

Mobilização relâmpago

Evelyn enviou então um e-mail a dezenas de amigos ciclistas pedindo ajuda. Os convocados correram atrás de bicicletas nos condomínios onde moram, com amigos ou mesmo doaram dinheiro para compra de bicicletas novas. Entre eles, muitos Bike Anjos, blogueiros como Sabrina Duran, Enzo Bertolini e eu, o Murilo Casagrande da Aromeiazero, (que deu a maior força transportando as bicicletas em seu carro até os Correios), participantes da Bicicletada, das Pedalinas e de entidades como CicloBR e Ciclocidade e mais gente boa que pedala por aí.

A correria foi grande, o tempo era muito curto e todos tinham seus afazeres profissionais. Mas todos se esforçaram. Eu mesmo consegui a doação de uma bicicleta infantil no prédio onde moro, mas como ela estava com algumas partes quebradas que ainda precisam ser consertadas, não havia tempo hábil para incluí-la nessa ação (mas não será desperdiçada: depois de consertada, será uma doação pós-natal para a Casa do Zezinho).

Com o dinheiro arrecadado, foi possível comprar 5 bicicletas novas: três bem pequenininhas para as crianças de 3 anos e duas aro 20 para as meninas de 8 anos. Também conseguimos três doações: duas bicicletas aro 26 para crianças de 10 anos e uma pequena para uma criança de 6. São 8 crianças que terão um natal mais feliz, pedalando com os amigos por aí.

À Evelyn, muito obrigado. A todos que ajudaram e aos que quiseram ajudar nas não conseguiram, agradeço da mesma forma. São pessoas como vocês que fazem do mundo um lugar melhor pra se viver.

Puxa, por que não avisaram? Eu queria ajudar!

Sei que muita gente gostaria de ajudar e de ter participado, mas foi tudo muito em cima da hora. Até preparei um texto para publicar aqui no Vá de Bike, mas não conseguimos definir um ponto único de coleta para as bicicletas, então não publiquei a convocação. Peço desculpas.

Pretendemos repetir essa ação, não só no próximo Natal mas também em outras oportunidades ao longo do ano. Avisaremos por aqui, para que as pessoas interessadas possam nos ajudar. Sei que podemos colocar muitas crianças para pedalar sorrindo em 2012.

Um ótimo Natal a todos e um 2012 mais solidário!
Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

11 comentários para Presente de Natal às crianças que queriam bicicletas

  • Letícia

    Olá pessoal!
    Tenho 1 (talvez 2) bikes para doar, mas não queria ter que esperar pra fazer isso só no natal..
    Alguém tem alguma sugestão?
    Obrigada!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Fabricio Semmler

    Parabéns, pessoal. Não seria legal se esse tipo de ação se tornasse uma tradição entre os ciclistas urbanos?

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • bicicleta para todos

    Mais uma correção, me referi erroneamente a 150 cm para a maior dimensão. Na verdade, o valor da maior dimensão não pode ser 105 cm. Ou seja, um objeto com as seguintes dimensões não poderá ser postado mesmo a soma da altura, largura e comprimento não ultrapassando a 200 cm pois a maior dimensão ultrapassa 105 cm.

    Ex. comprimento 110 cm, altura 20, largura 10 cm

    Total = 140 cm OK dentro do limite de 200 cm para a soma de alt+compr.+larg. Porém, a maior medida, 110 cm, ultrapassa o limite de 105 cm.

    Bem, espero que não tenha mais correção.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Maíra

    Olá!
    Cheguei a perguntar pro zelador se poderia fazer a divulgação, mas foi um processo meio burocrático, que demorou demais… Uma pena!
    Aproveito pra perguntar: quais são os projetos que trabalham com bicicletas doadas e crianças carentes?
    Obrigada e parabéns pelo blog! Adoro!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Lucas

    Mas só uma a central do correios que fica no Jaguaré na verdade fica na Avenida Gastão Vidigal na Vila Leopoldina.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • bicicleta para todos

    Acrescentando nova informação sobre a postagem nos correios:

    A partir de 1º de janeiro de 2012 as postagens em todas as modalidades de encomenda oferecidas pela ECT obedecerão aos seguintes critérios: até 150 cm para a maior medida e 200cm para a soma das três medidas(largura, profundidade e altura).

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Rodrigo Vilani

    Estaremos esperando ano que vem! Todas essas iniciativas que envolvem a bike só nos ajuda a divulgar o qto a bike pode trazer de vantagens a nós todos! Aproveitando, vcs conhecem um evento nos EUs chamado bike bar? http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/show-energia-pedalar-bicicleta-publico-bar-vidasimples-532889.shtml

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • bicicleta para todos

    Gostaria de esclarecer que, se a bicicleta estiver devidamente embalada, a soma das medidas da embalagem (altura + largura + comprimento) não ultrapassar 160cm e as bicicletas forem entregues até o prazo limite, os correios não cobram nada pelo transporte/entrega. Este ano, inicialmente o prazo limite era até o dia 14 de dezembro, depois, foi prorrogado por mais 2 dias, ou seja, até o dia 16 de dezembro. Como tudo indica que as cartas foram arrecadadas depois do limite de entrega, então, com certeza, seria cobrado o frete dessas entregas.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Gustavo

    Legal
    Ano que vem vocês podiam usar o catarse, assim pessoal de outros estados pode ajudar também! 🙂
    fica a sujestão

    Thumb up 3 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>