Bicicletas também são aceitas nos trens do Metrô. Foto: Willian Cruz

Metrô e CPTM liberam uso das escadas rolantes para os ciclistas em São Paulo

A partir do dia 4 de fevereiro de 2012, um sábado, o transporte de bicicletas será liberado para subir nas escadas rolantes das estações do Metrô (incluindo a linha amarela) e da CPTM. Veja detalhes da liberação e saiba como se deu essa conquista para os ciclistas da cidade.

Até agora, ciclistas eram obrigados a carregar a bicicleta escada acima.

Desde 2007, os ciclistas em São Paulo podem transportar suas bicicletas nos trens do Metrô e da CPTM, em dias e horários determinados. Os ciclistas eram obrigados a carregá-las pelas escadarias, sem poder fazer uso de escadas rolantes ou elevadores.

Mas isso está para mudar, graças principalmente à atuação organizada e propositiva da CicloLiga e ao apoio do presidente do Metrô, Sérgio Avelleda. A essas pessoas, aos ciclistas que enviaram mensagem à companhia e aos técnicos e demais funcionários do Metrô, ViaQuatro e CPTM que participaram dessa decisão, nosso muito obrigado.

Mudança a partir de 4 de fevereiro

A partir do dia 4 de fevereiro de 2012, um sábado, o transporte de bicicletas será liberado nas escadas rolantes das estações do Metrô – incluindo a linha amarela, da ViaQuatro – e também nas estações da CPTM.

A liberação é só para as subidas, mas sem dúvida é uma excelente notícia! É justamente nas subidas a pior situação. Para descer, veja a recomendação do Vá de Bike e não se esforce desnecessariamente.

Gostou da novidade? Mande seu elogio para o Metrô e para a CPTM! Os canais de comunicação não servem só para reclamar. Decisões acertadas merecem ser reconhecidas, para que venham as próximas!

O problema

Pode não parecer complicado para quem não precisa se utilizar do serviço ou para um ciclista em boas condições físicas. Mas carregar a bicicleta nos ombros por vários lances de escada pode se tornar extenuante e até trazer problemas para a saúde.

Bicicleta é para todos, atletas ou não. Homens, mulheres, crianças, idosos. Gente com vários tipos de constituição física, que nem sempre conseguem carregar a bicicleta por mais que alguns poucos metros. Alguns possuam condições especiais, como problemas de coluna, que os colocam em risco de lesões ao levantar a bike do chão. E são justamente essas pessoas as que mais precisam da integração com outros modais, para poupar quilômetros do caminho e tornar a bicicleta um meio de transporte viável.

Cronologia de uma conquista

Nesses cinco anos de operação do serviço, muitos ciclistas já haviam tentado conversar com o Metrô, através de funcionários nas estações ou entrando em contato com a ouvidoria, para tentar negociar um uso pontual ou definitivo das escadas rolantes. Ao pedir a funcionários, a resposta era geralmente um sinal de não com a cabeça, olhando para outro lado. A Ouvidoria alegava questões de segurança para negar os pedidos.

Foto: Mau Alcântara

Primeiro contato

Em 26 dezembro de 2011, o Maurício Alcântara, do projeto Coletivas, publicou em seu site Um, Nenhum e Cem mil um relato de sua última experiência, contando quantos degraus teve que subir carregando a bicicleta nas costas: foram 270, o equivalente a 15 andares de um prédio.

Considerando que uma bicicleta comum pesa cerca de 20kg, principalmente se estiver com carga no bagageiro, dá para se ter uma ideia do tamanho do esforço. É mais do que carregar um botijão de gás cheio. No mesmo dia, Sabrina Duran publicou também no blog Na Bike um artigo sobre o assunto, comentando sobre o possível uso de escadas rolantes.

Enquanto Maurício estabelecia contato através da Ouvidoria, Sabrina procurou o Metrô de São Paulo para conseguir uma entrevista com seu presidente, Sérgio Avelleda. A ouvidoria foi receptiva, prometendo avaliar o caso. E Avelleda aceitou conceder a entrevista.

Entrevista

O presidente do Metrô, que também usa a bicicleta como meio de transporte, compreendeu rapidamente a reivindicação e mostrou-se disposto a ajudar, como se pode ver na entrevista concedida à Sabrina e publicada no blog Na Bike, em 9 de janeiro. Mas ainda seria necessária uma análise técnica por parte do Metrô, para avaliar as alternativas.

Sugestões

No dia seguinte, 10 de janeiro, o Vá de Bike fez uma pesquisa para descobrir as soluções adotadas em outros metrôs e trens do mundo, publicando um artigo com diversos links e vídeos que mostram o que deu certo em outros países. Dependendo da cidade, o ciclista pode utilizar escadas rolantes, elevadores ou mesmo rampas automatizadas.

Ciclistas em escada rolante de Roterdam, na Holanda.

O objetivo era contribuir, de alguma forma, com a análise que seria feita pelos técnicos do Metrô. O texto também estimulava os leitores a entrarem em contato com a Ouvidoria, relatando suas dificuldades e solicitando que a regra fosse mudada.

Aos ciclistas que enviaram mensagens ao Metrô, a Ouvidoria começou a responder que a regra estava sendo revista pelo técnicos, “a pedido do Presidente da companhia”. Publicamos essa resposta aqui no Vá de Bike, no dia 12 de janeiro, junto com o depoimento de uma leitora que contou ter precisado ir ao hospital, após ser obrigada a carregar uma bicicleta dobrável nas escadarias de uma das estações.

No dia 17, o Vá de Bike viria a publicar dicas para carregar a bicicleta nas escadarias. Com duas opções para carregar na hora de subir e uma descrição detalhada sobre a forma mais segura de descer, o texto pedia aos leitores que relatassem as soluções que encontraram.  Vale a pena ler os comentários enviados.

A criação da CicloLiga

Como produto dessa mobilização conjunta, os grupos e sites Bike AnjoColetivasColetivo CRUVá de Bike se organizaram em um “coletivo de coletivos”, que decidimos chamar de CicloLiga. Com essa união, buscamos propor, juntos, projetos e ideias que transcendam o universo de atuação de cada grupo e que ajudem a promover uma cidade mais amiga de quem usa a bicicleta em seus deslocamentos.

O site da CicloLiga foi lançado no dia 23 de janeiro, com um vídeo que conseguia mostrar, por meio de diversas comparações, o quanto era sacrificante carregar a bicicleta nas escadas. Em menos de cinco dias, o vídeo já tinha mais de 1100 visualizações.

Junto com o vídeo, foi redigida uma carta aberta ao presidente do Metrô, detalhando o problema e oferecendo sugestões para resolvê-lo. Esse documento foi enviado para Metrô, ViaQuatro e CPTM, mas ainda será entregue em mãos, em um encontro futuro.

Primeira experiência

No dia 25 de janeiro, feriado em São Paulo devido ao aniversário da cidade, ocorreu o evento World Bike Tour, com muita gente voltando de bicicleta para casa. Boa parte dessas pessoas se utilizou do Metrô, embarcando principalmente na estação Butantã, da linha amarela.

Surpreendentemente, os ciclistas puderam usar as escadas rolantes da linha amarela para subir com as bicicletas. A exceção foi feita apenas nas estações dessa linha. Se você voltou pedalando nesse dia, principalmente se tiver usado o Metrô, conte sua história aqui!

Questionada pelo blog Na Bike, a ViaQuatro enviou a seguinte resposta:

“O transporte de bicicletas nas escadas rolantes foi excepcionalmente autorizado nas estações da Linha 4 – Amarela na última quarta-feira, 25, em ocasião do evento World Bike Tour, que reuniu cerca de 8 mil ciclistas. O objetivo da ação foi facilitar o fluxo de passageiros que iam ou voltavam do evento.

A experiência foi positiva e o usuário não encontrou nenhuma dificuldade, realizando o percurso de forma segura.”

Perceberam a última frase? 🙂

Foi um ótimo teste, em situação que excedia em muito a média diária de utilização do sistema por ciclistas. E, se nessas condições não houve nenhuma dificuldade, o próximo passo seria…

A liberação

Na noite da última sexta-feira, 27 de janeiro, o blog Na Bike publicou a informação de que Metrô, ViaQuatro e CPTM passarão a permitir o uso das escadas rolantes para subir com as bicicletas, a partir do dia 4 de fevereiro. O comunicado veio da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos.

Segundo o texto da Sabrina, a medida ainda está em regime de testes. Durante esse período, equipes operacionais avaliarão como os ciclistas e demais usuários se adaptam ao transporte da bicicleta nas escadas rolantes.

“Após testes, constatou-se que a subida na escada rolante pode ser feita com segurança (freios acionados e mantendo distância dos demais usuários). No sentido de descida das escadas rolantes, o transporte das bicicletas não será liberado, pois requer maior esforço e habilidade do ciclista para garantir a própria segurança e a dos demais usuários”

Do comunicado enviado pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos.

O blog Um, Nenhum e Cem Mil, do Maurício Alcântara, publicou um relato pessoal sobre o assunto, na mesma sexta-feira.

E o Estadão publicou uma matéria sobre o assunto no domingo 29, em sua versão impressa e também na internet. A matéria foi replicada em diversos lugares, inclusive no Portal iG.

CicloLiga também publicou a notícia em seu site, com um agradecimento a todas as pessoas envolvidas nesse processo de mudança.

Horários

No Metrô, as bicicletas são permitidas de segunda a sexta, a partir das 20h:30. Aos sábados, a partir das 14hs. Nos domingos e feriados, o dia todo. Veja a informação oficial aqui.

Na CPTM, as bicicletas ainda não são aceitas durante a semana. Aos sábados, domingos e feriados, os horários são os mesmos do Metrô. Veja aqui.

24 comentários em “Metrô e CPTM liberam uso das escadas rolantes para os ciclistas em São Paulo

  1. Tem alguma perspectiva de um novo diálogo com o Metrô e CPMT sobre tentar liberar nas descidas também? Hoje tive uma experiência bem ruim na estação Butantã voltando para casa após um passeio na ciclofaixa, os seguranças da linha 4 além de grosseiros são assustadores..

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. Numa escada rolante em movimento, ciclista e bicicleta estão parados em relação aos degraus da escada. Na escada estática, ciclista e bicicleta movimentam entre si e em relação aos degraus da escada. Portanto é mais seguro transportar bicicletas em escadas rolantes.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *