Ciclofaixa de Lazer na Zona Sul da cidade

Inauguração da Ciclofaixa de Lazer da Zona Leste de São Paulo

Nesse domingo, 25 de março, será inaugurada a Ciclofaixa de Lazer da Zona Leste, com 7 km em cada sentido, totalizando 14km de extensão. Veja mais detalhes, saiba sobre o evento de inauguração e dê um pulo lá pra conhecer!

Ciclofaixa de Lazer na Zona Sul da cidade. Foto: Vá de Bike

Conforme já havíamos antecipado aqui no Vá de Bike, nesse domingo, 25 de março, será inaugurada a Ciclofaixa de Lazer da Zona Leste, com 7 km em cada sentido, totalizando 14km de extensão. A Ciclofaixa será implantada ao longo da Av. Governador Carvalho Pinto, onde se localiza o Parque Linear Tiquatira, passando ainda pelas Avenidas Dom Hélder Câmara e Calim Eid.

O trecho contará com as sinailzações verticais e horizontais características da Ciclofaixa de Lazer, com o mesmo isolamento por cones e cavaletes. Como as outras duas Ciclofaixas de Lazer (uma nas regiões Sul e Oeste da cidade e outra na Zona Norte), a da Zona Leste também funcionará em todos os domingos e feriados nacionais, das 7 às 16h.

A iniciativa tem apoio da Bradesco Seguros, através do Movimento Conviva, que já coordena a operação da Ciclofaixa de Lazer desde o seu início.

Evento de inauguração

Haverá um evento de inauguração nesse primeiro domingo de operação, começando com uma concentração às 9h no Parque Tiquatira, na altura do número 2.800 da avenida Governador Carvalho Pinto, ao lado do Clube Escola.

Mais informações no site oficial. Há um mapa do percurso nesta página, com mais detalhes sobre as intervenções no viário. Confirme sua presença no evento do Facebook. A Ciclofaixa de Lazer também tem uma página no Facebook e um perfil no Twitter, onde serão publicadas informações e fotos da inauguração.

Recomendações

  • Como a Ciclofaixa de Lazer não se destina à prática de atividades esportivas de ciclismo, respeite o ritmo de passeio dos outros ciclistas e proteja crianças, idosos e adultos com menor intimidade com a bicicleta.
  • Evite empinar a bicicleta. Você pode cair em meio ao tráfego ou derrubar alguém, causando um acidente grave.
  • Respeite a sinalização de trânsito. Não fure o sinal, pois você pode colocar em risco pedestres atravessando a via e a si próprio.
  • Respeite os monitores, os operadores de tráfego e o policiamento. Eles estão trabalhando para tornar seu passeio agradável e seguro.

16 comentários em “Inauguração da Ciclofaixa de Lazer da Zona Leste de São Paulo

  1. Excelente iniciativa essa implantação de ciclovias, parabéns ao prefeito. São Paulo precisa de mobilidade segura, sem poluição…A bike é a melhor solução, além de fazer bem a saúde…

    Thumb up 2 Thumb down 0

  2. gostaria que vcs pensassem tbem em nos da radial leste,sentido metro itaquera ,sentido parada xv,guaianses,ferraz etc…. pque sofremos com a conduçao que desse lado e pessima lotadas e um transito infernal,eu e meus amigos que trabalhamos no poupatempo itaquera vamos embora de bike no meio dos carros na radial,nem carros ,nem onibus nos respeitam…como nao temos ciclovias temos que passar por isso,..por favor pensem c carinho no nosso lado e nos ajude …tenho certeza que todos que moram desse lado vao agradecer..obrigada!!!!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Já que se falou em ciclovia na Zona Leste…eu gostaria muito que fosse dada uma atenção para a ciclovia do Parque Ecológico que beira a rodovia Ayrton Senna, no qual começa na Penha e vai até cumbica.
    Pois em algun trechos estão jogados restos de construção ( da própria prefeitura ). E em outros trechos próximos a campos de futebol, os “jogadores” sentam na ciclovia e fazem até churrasco nele ( devido a sombra das árvores).
    Eu queria muito que houvesse mais campanhas de educação e fiscalização quanto aos restos de obras interditando esa ciclovia.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  4. Hoje aconteceu uma coisa muito engraçada na ciclofaixa. Duas moças andando randomicamente pegando as duas pistas da faixa conversando e ziguezaguendo na velocidade da tartaruga. Ao invés de darem passagem, fizeram como 80% das pessoas da ciclofaixa no domingo: Simplesmente ignoraram as regras e atrapalharam todos os que realmente queriam pedalar na faixa mais rápida de acordo com a lei de trânsito. Uma pessoa que andava mais rápido tentou passar as duas que ignoravam as regras, foi fechada já que estavam ziguzagueando e capotou. O que os outros ciclistas ignorantes falaram: “ela tem que pedir licença!!” Ou seja, os ciclistas tem que ficar gritando na ciclofaixa como uns auto-falntes a cada 200m pedindo licença aos desinformados que acham que tem o direito de pedalar ocupando todas as faixas da pista para ficar batendo papinho. Em qualquer país do mundo a outra ciclista estaria certa dentro das regras da ciclofaixa. No país atrasado como o Brasil, o certo é ficar gritando pedindo licença. Se a pessoa não ouvir, problema seu.

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Fabrizio, nesse ponto de vista pode ser, mas é certo que a maioria das pessoas que está ali quer curtir o passeio, uma vez que estão seguros numa faixa destinada para se pedalar por prazer e para socializarem, pois faz muito tempo que os paulistanos comuns não pedalavam assim tão resguardados isso devido ao crescente aumento do uso de automóveis nas últimas duas décadas e dos riscos que acompanham esse crescimento.

      Não custa muito colocar uma campainha na bike e usar quando necessário, eu mesmo gastei pouco mais de R$ 5, e se não quisesse campainha também não custa nada sermos educados, pedir licença, agradecer e mostrar que somos muitos e a favor da paz e da vida. É claro que a gente sabe que a faixa deve ter regras para funcionar, só que a mesma não se destina especificamente a um meio de transporte, mas de lazer, ou melhor dizendo, se for pra nós pedalarmos só por fazê-lo, sem sentido, melhor a gente procurar um local específico, ou talvez usar uma ergométrica, sei lá.

      Somente quando as pessoas começam a pedalar de forma prazerosa é que se tem mais motoristas optando pelas bikes ao invés de carros como transporte, apesar do investimento feito pela Prefeitura da Cidade de São Paulo ser muito pequeno eles não deixaram de atender parte dessa demanda de sinalização dedicada ao ciclista iniciante. A Secretaria Municipal de Transportes e a CET já sentem necessidade de incentivar essa escolha, só não sabem como vão se virar com pouca verba e o alto custo publicitário para conscientização de massa por meio de diferentes mídias. Nos cabe como cidadãos educar mostrando o bem que pedalar nos faz.. e que Deus nos abençoe nesta luta por cidadania 😀

      Thumb up 0 Thumb down 0

    2. Ah.. antes que eu esqueça, sobre o pessoal que não respeita o direito de passagem… é gente que deve ter visto outras pessoas pedalando e resolveu, assim do nada, pegar a bicicleta que estava encostada e passear.. com esses a gente tem mesmo que ter paciência no começo, mas não podemos deixar de explicar que existem normas de uso seguro da ciclofaixa. Se o problema persistir por folga dessas pessoas, avise o monitor mais próximo e não deixe que esse problema se torne seu… passa a bola pra autoridade local! rsrsrs

      Thumb up 0 Thumb down 0

  5. no dia da inauguração foi perfeito, porém no domingo seguinte foi um terror, haviam somente 06 bicicletas, para o tanto de gente que tem na zona lesta não da né, feito eu muita gente estava insatisfeita duas horas na fila pra conseguir o emprestimo de uma bicicleta é o fim.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  6. Mesmo sendo na “Zona Lost”, e nem é tão longe de casa, o ruim são as constantes subidas e descidas pra chegar no local. Saiu publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo desta última terça feira, dia 27 de março de 2012, na última página: http://www.imprensaoficial.com.br/PortalIO/DO/BuscaDO2001Documento_11_4.aspx?link=/2012/diario%2520oficial%2520cidade%2520de%2520sao%2520paulo/marco/27/pagnot_0004_DDM1J8SJMJQ7VeE22F50VP4F6L9.pdf&pagina=IV&data=27/03/2012&caderno=Di%C3%A1rio%20Oficial%20Cidade%20de%20S%C3%A3o%20Paulo&paginaordenacao=4

    Thumb up 0 Thumb down 0

  7. Pelo que entendi, Marcos, o motivo é que a ciclofaixa é mantida com dinheiro privado (no caso do Bradesco), logo não tem quase custo algum pro governo. Lógico que a ciclofaixa não cria uma alternativa de transporte, mas como diz no site do Movimento Conviva, é uma maneira de promover a educação e o respeito ao ciclista entre as pessoas que não pedalam no dia a dia.

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  8. eu gostaria de saber, por que so fazen ciclovias para andar aos fins de cemana e feriados,ten que ser utilizada todos os dias.
    como fazen nos litorais

    Thumb up 1 Thumb down 4

    1. Julio.

      É uma ciclofaixa de lazer apenas, pois ocorre somente aos Domingos e feriados, mas está na mesma pista onde circulam automóveis. Uma ciclovia é separada da circulação de veículos motorizados, ou seja, é exclusiva. Já temos algumas conhecidas há um tempinho, entre elas as mais conhecidas são a da Rodovia Ayrton Senna e a da Radial Leste 😀

      Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *