Velocidade e adrenalina marcaram mais um evento esportivo para ciclistas

São Paulo recebeu no início de julho um exemplar de minivelódromo que provou, mais uma vez, a demanda e o potencial existentes para o ciclismo esportivo de velocidade no Brasil.

Pela primeira vez em São Paulo, o Mini Drome foi uma das principais atrações da Virada Esportiva, que aconteceu no Memorial da América Latina, nos dias 30/06 e 01/07, e também contou com atividades de skate, patinação, jogos de Bike Polo, entre outros.

A pista, por ser pequena, era mais arisca, exigia velocidade e muito equilíbrio do participante. Para pedalar era necessário se inscrever antecipadamente e assinar um termo de responsabilidade, já que apenas 40 ciclistas iriam concorrer à premiação final.

Apesar de gratuita, a atividade contou com alguns cuidados especiais dos organizadores, pois era a primeira vez em que todos ali experimentariam o esporte. O capacete era obrigatório, bem como dar algumas “voltas-teste” e ter domínio em bicicletas de roda fixa. Logo após as competições “oficiais”, a pista era liberada para o público do evento fazer uma espécie de “clínica” – sempre assistida por ciclistas experientes – e ter oportunidade de experimentar e aprender as regras do esporte.

Em tempos onde faltam equipamentos públicos para ciclistas de velocidade treinarem, eventos como esse são super bem vindos! O velódromo da USP, que poderia absorver parte dessa demanda, está fechado há quase 30 anos e sem previsão de reforma. Um atraso histórico para o país que, além de carente em atividades esportivas que não sejam relacionadas ao futebol, perde a chance de formar atletas e descobrir outros talentos nacionais.

Resultado

A disputa pelo pódio foi acirradíssima, volta a volta, segundo a segundo. A cada curva os competidores mostravam muita intimidade com a pista. Participaram ciclistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, que nos presentearam com voltas super técnicas e, por vezes, tombos cinematográficos.

Entre os 16 melhores tempos, duas meninas chegaram nas finais! Carina Chandan e Luiza Peixe disputaram numa competição mista em que homens e mulheres tinham basicamente as mesmas chances.

Pódio

1º Suryan Cury (Porto Alegre)

2º Carina Chandan (São Paulo)

3º Guilherme Pulice (São Paulo)

Cenas

No fim vimos diversos tombos, ralados e cenas incríveis. Ninguém se feriu com gravidade e a diversão e a adrenalina garantiram duas tardes históricas para os amantes do ciclismo de pista e fixed gear.

Veja algumas delas:

O vídeo abaixo é um dos que chegaram mais próximos ao que vimos no Memorial. Ele foi produzido pela Bikeage Filmes (que possui vários outros vídeos bem legais sobre bicicleta) e foi gravado por André Seitsugo, Paulo Zapella e Albert Pellegrini e editado por André Seitsugo. Parabéns pelo trabalho!

A bicicleta pode e deve ser aproveitada nos mais diversos âmbitos possíveis. Essa versatilidade faz com que a gente viva e se apaixone diariamente por ela, por isso é necessário investir e estimular mais eventos como esse.

Além de divulgar o Mini Drome, devemos agradecer e parabenizar a Virada Esportiva por ter aberto mais esse espaço para as bicicletas; Red Bull e Tag and Juice pela organização; ciclistas de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre; participantes, público e todos os envolvidos.

Há notícias de que a pista será montada novamente em São Paulo, fiquem ligados que em breve traremos mais informações!

* Todas as imagens que ilustram este post são reproduções do vídeo da Bikeage

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *