Lei de 1990 que previa criação da Ciclofaixa de Lazer de São Paulo citava também os sábados. Outra Lei, de 1995, fazia referência a todos os feriados. Foto: Carlos Aranha

Ciclofaixa de Lazer da Av. Paulista está prestes a ser inaugurada

Uma Ciclofaixa de Lazer está prestes a ser inaugurada na Avenida Paulista, local com grande fluxo de ciclistas. A data mais provável é 26 de agosto.

Ciclofaixa de Lazer na Zona Sul da capital Paulista. Foto: Carlos Aranha

O vereador Police Neto, atual Presidente da Câmara e também ciclista, confirmou no twitter que a inauguração de uma Ciclofaixa de Lazer na Avenida Paulista, ponto emblemático da cidade de São Paulo, ocorreria no dia 19 de agosto, mas precisou ser adiada.

A inauguração se daria no domingo 26, data próxima do aniversário de três anos do projeto, dependendo principalmente de que a sinalização seja realizada a tempo. Mas o Vá de Bike teve acesso à informação de que a inauguração seria adiada pela segunda vez, sendo a nova data o domingo 2 de setembro.

A intenção da criação da Ciclofaixa de Lazer na Paulista já havia sido comunicada em abril pela Prefeitura, após a polêmica sobre o atropelamento de Juliana Dias e o surgimento de propostas da sociedade civil para uma estrutura permanente na avenida.

A região tem grande fluxo de ciclistas, inclusive durante a semana. Uma contagem fotográfica realizada pela Ciclocidade, em setembro de 2010, registrou 733 bicicletas em apenas 14 horas de monitoramento.

A avenida já começou a ser sinalizada, leia aqui.

O que você acha de uma Ciclofaixa de Lazer na Avenida Paulista? Comente!

41 comentários em “Ciclofaixa de Lazer da Av. Paulista está prestes a ser inaugurada

  1. Assino a todos os que ñ curtem ciclofaixa de lazer, pois durante a semana, a certificação de matar CNH, vai valer e quem matar paga cestas basicas(qdo pagam) isso tem de ser permanente
    bike é veiculo!! e nos usamos O POVO!

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  2. Eu não me animo com essa noticia. ciclofaixa de lazer só aos fins de semana só serve para incutir na cabeça dos outros que bicicleta é lazer e não um meio de transporte para o dia a dia. o que nós precisamos é de uma ciclovia permanente na av.paulista. de qualquer forma, ter uma ciclofaixa dessa forma já é melhor que não ter nada, mas ainda acho pouco.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  3. Willian, O vereador José Police Neto, acaba de confirmar pelo twitter que neste Domingo, dia 19 de Agosto, começa oficialmente a Ciclofaixa de Lazer da Avenida Paulista. Agora é confirmar com suas fontes. abs

    Thumb up 2 Thumb down 0

  4. Acho a ideia bacana e original! Apoio.
    Pelo que estou sabendo, existe um projeto de ciclofaixa, um circuito entre parques aqui na capital. A Av. Paulista seria contemplada por conta do Parque Trianon, e mais pra frente o Parque Zilda Natel. Parece que o circuito sai do Trianon Masp, passa pelo parque Zilda Natel, no metrô Sumaré, num trajeto pela Av. Domingos Moraes, Av. Vergueiro, Avenida Paulista, Dr. Arnaldo, fechando o circuito que já existe do Parque Villa Lobos ao Ibirapuera.

    Bom, se realmente for isso, acredito que essa ciclofaixa de lazer trará sua contribuição a todos.
    Abraços,

    Eduardo

    Thumb up 3 Thumb down 0

  5. Há muitas pessoas se enganando!
    Trata-se de um circuito de lazer somente para domingos e feriados!
    Não leva nada a lugar nenhum!
    A solução seria uma ciclovia permanente!
    Estas ciclofaixas custam uma fortuna que seria suficiente para construir várias ciclovias mas o poder público está interessado em aparência e não em soluções de fato!

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 0

  6. Queremos uma estrutura fixa, bem feita e o maior possível. O governo quer dar migalhas para satisfazer a crescente massa de ciclista, ignorando todos os problemas de mobilidade da cidade. Quantos bilhões foram gastos em viadutos e aumento de marginais ? Não tem alguns milhões para fazer uma estrutura mínima para os ciclistas ? Aff

    Essa faixa vai ser um avanço simbólico na luta por uma cidade mais justa e limpa. Não esqueçamos que infelizmente “Julias e Marcias” ainda vão continuar morrendo no asfalto (quem sabe eu mesmo), enquanto o sistema de privilégios aos carros não mudar. Vamos continuar lutando, sempre exigindo uma cidade melhor para as PESSOAS !

    Obrigado pelo post, continue o maravilhoso trabalho 🙂

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

  7. já é um bom comeco,que depois se estenda para outras regioes da cidade construindo assim uma ciclorede definitiva,se conseguirmos marcar presenca ira obrigar o poder público a efetivar acoes que garanta a seguranca e equidade no espaco urbano

    Thumb up 3 Thumb down 0

  8. Eu também estou na torcida,e espero também que arrumem as laterais da avenida que está péssimo,grande abraço à todos.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  9. Não apoio. Acho que servirá como paliativo para a solução certa que seria a criação de uma ciclovia ou ciclofaixa fixa. É mais um gesto da política de migalhas para os ciclistas.

    Comentário bem votado! Thumb up 15 Thumb down 3

    1. Concordo com o Alex e, mais acima, com o André. Uma ciclofaixa não-definitiva que não liga nada a lugar nenhum, pra mim, tem outro nome: oportunismo em ano eleitoral!

      Comentário bem votado! Thumb up 14 Thumb down 0

      1. É claro que todo mundo aqui queria uma ciclofaixa fixa, definitiva, linda, que ligasse tudo a tudo lugar. Claro que há a grande chance de oportunismo de ano eleitoral, mas olhem o comentário do Odival:

        ISSO É HISTÓRICO.

        É a avenida da bicicletada, onde duas cicloativistas perderam suas vidas, onde tem 2 ghost bikes. Não é perfeito, mas não deixa de ser relevante! E se a população pressionar e adotar uma rota para chegar à paulista, acredito que ela ganhe sim interface com as outras ciclofaixas de lazer! 🙂

        Thumb up 2 Thumb down 0

    2. Não confundam as coisas, a cidade precisa que a bicicleta seja contemplada como Lazer E como Transporte. Uma coisa não substitui a outra, tem que cobrar algo definitivo, mas não temos que abandonar o investimento na bicicleta como lazer pois é inegável que ela ajuda a trazer os ciclistas para o transporte.

      Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  10. O problema é que ela só vai ficar na Paulista. Deveria seguir pela Domingos, Jabaquara, Indianópolis e juntar com a outra da zona sul, mas infelizmente vai ficar só um circuitinho mesmo…

    Comentário bem votado! Thumb up 17 Thumb down 0

  11. Na torcida aqui também! E tomara que posicionem a ciclofaixa perto da calçada! Assim já fica mais próximo de uma solução de ciclovia definitiva, com o corredor de ônibus migrando para o centro da pista.

    Thumb up 3 Thumb down 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *