Participantes após a chegada. Foto: Rachel Schein

Bicicleta chega apenas dois minutos depois do helicóptero no Desafio Intermodal de São Paulo

O primeiro a chegar foi o helicóptero. Com menos de 2 minutos de diferença, o ciclista, com a moto em terceiro e o patinador em quarto.

Participantes após a chegada. Foto: Rachel Schein
Em 2009,
a bicicleta chegou
antes do helicóptero.
Leia aqui.

O primeiro a chegar na Prefeitura foi o participante que utilizou um helicóptero. Com menos de dois minutos de diferença, chegou o ciclista, com a moto em terceiro. Em seguida, o patinador. Todos muito à frente do carro.

Às 18 horas em ponto, os 15 participantes saíram da Praça General Gentil Falcão, na Av. Berrini, em direção à sede da Prefeitura, no Viaduto do Chá, percorrendo uma distância aproximada de 10km. Havia gente de carro, moto, helicóptero, patins, bicicleta, handbike, skate, andando, correndo, de ônibus, metrô e trem.

Como parte das atividades relacionadas ao Dia Mundial Sem Carro, o maior objetivo era mostrar que existem outras opções além do automóvel para se deslocar numa grande cidade, estimulando a discussão sobre a eficiência sustentável de cada deslocamento e o desempenho do transporte público.

Dirigindo um automóvel, o jornalista Flávio Gomes chegou em penúltimo lugar, à frente apenas da participante que seguiu caminhando. E, ainda assim, com apenas um minuto e meio de diferença. O carro levou 1h41 para chegar ao destino.

Resultados

Patinador chegou em quarto lugar, bem antes do automóvel. Foto: Rachel Schein

Helicóptero – 22’ 22”
Bicicleta por vias rápidas – 24’ 07”
Motocicleta – 26’ 20”
Patins – 31’ 54”
Trem + metrô – 31’ 55”
Bicicleta por vias calmas – 48’
Skate – 55’ 38”
Bicicleta dobrável + metrô – 57’ 20”
Handbike – 58’ 35”
Trem + ônibus – 1:06’
Pedestre correndo – 1: 07’
Ônibus – 1:30’
Automóvel – 1:41’
Pedestre caminhando – 1:42’

Vale a pena ler o texto e ver o vídeo da Renata Falzoni, clique aqui.

43 comentários em “Bicicleta chega apenas dois minutos depois do helicóptero no Desafio Intermodal de São Paulo

  1. Além de tudo já dito, a bike ainda tem outra grande vantagem: no caso de acidente, por ser muito leve e não muito rápida, as chances de lesões graves ou morte são bem menores.
    A única questão é chegar suado no trabalho… Fora isso, é campeã!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. Concordo com algumas colocações discordo de outras, respeitando sempre a opinião de todos amigos cilcistas aqui do site. Não é todos os dias que venho de Bike ao trabalho, geralmente venho 1 ou 2 vezes por semana o restante venho de carro e as vezes lotação e outros dias bike, devido o horário comodo e flexivel e distancia que trabalho me permite vir ao trabalho de várias formas, o trajeto todo dá na ida e volta uns 9 a 10 km, pois nem sempre faço o mesmo trajeto de bike gosto sempre de mudar, pois hoje em dia com o numero crecente de bikes na rua, crescem os olhos dos marginais querendo roubar uma bike para trocar por drogas ou até mesmo vender, usar etc. Quando venho chego suado ao trabalho em dias quentes, mas nada que uma boa lavada de rosto + sabonete liquido + desodorante não o deixe novo em folha, claro meu trajeto é pequeno, são apenas 4,5 km na ida, tanto que levo de casa ao trabalho 26 minutos pedalando numa boa sem estress. Se fosse uma distancia de 20,30,40… km não sei se teria o mesmo pique, agora uma coisa eu sei se existissem muitas ciclovias como a da Radial Leste em SP, mais conhecida como Caminho Verde, onde é um retão sem farol , sem cruzamento que vc pode pedalar direto a toda velocidade sem paradas, com segurança e longe dos carros, eu iria de bike todo dia de boa, pois em uma condição assim não torna-se cansativo, pois o trajeto é direto sem paradas, sem subidas, sem buracos, sem carro, pedestre etc, que é o que desanima as vezes.
    Ai sim cilcovia para mim seria uma ótima solução! E dá para fazer na cidade toda é só ter boa vontade e planejamento! Pois o custo é muito, mas muito menor do que fazer um viaduto, aerotrem, abrir avenida nova etc. Vejam os paises que já conhecemos, como todo mundo se locomove de boa pelas ciclovias, até longos trajetos.Tendo estrutura e segurança todo mundo usa pode ter certeza!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  3. Se houvesse uma real conscientização do Governo brasileiro, seriam criadas leis e normas adequadas, tanto para preservar a vida do ciclista (com punições “extremamente severas” para os réus em acidentes envolvendo ciclista), e com o incentivo de criação e ampliação das ciclovias, que deveriam ser “obrigatórias em todos as grandes cidades brasileiras” … mas isso é só para países modernos, o Brasil só copia porcaria e o que não presta, … uma pena, pois poderíamos estar poluindo menos e ter mais qualidade de vida e saúde, ao invés de congestionamentos, poluição e stress.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  4. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 0 Thumb down 8

    1. Cada coisa em seu lugar. Morando a 36Km do trabalho, provavelmente a bike não é a melhor opção para você (claro, dependeria da sua disponibilidade de tempo e condição física, mas vamos assumir que não), porém a maioria das pessoas trabalha a menos de 20Km do trabalho. Só porque uma solução não resolve o seu problema particular, não quer dizer que não sirva para os outros. Você está olhando apenas para o seu umbigo.

      Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *