Foto: Divulgação

Festival leva para a rua arte, cultura, festa e reflexão sobre o direito à cidade

Bike Arte e Festival Trespraum acontecem nesse sábado (24/11/12), no centro de São Paulo. Veja a programação e participe!

A bicicleta terá seu viés artístico explorado durante o Bike Arte. Foto: Divulgação

Nesse sábado, 24/11,  São Paulo recebe pela primeira vez o Festival Bike Arte + Trespraum, com dezenas de atividades organizadas pelo Instituto Aromeiazero e pela Associação Cultural Cecília, em parceria com a Casa de Cultura Digital, Ideafixa e Coletivo CRU.

O evento acontece a partir das 14h, ao longo da Rua Vitorino Carmilo, Santa Cecília, região central da cidade. A rua será fechada para os carros e aberta ao trânsito de pedestres de ciclistas. “A ideia é misturar exposição cultural, festival de rua, bicicleta, comida, bebida e provocar reflexões por uma cidade melhor para se viver”.

Segundo os organizadores, o evento foi inspirado pelo pensamento do ciclista, artista, vocalista do Talking Heads e autor do livro Diários de Bicicleta, David Byrne:

“Eu imagino o evento como uma noite centrada em uma reunião, um fórum, constituído por gente comum, defensores do ciclismo e representantes municipais. Associado a esse fórum haveria entretenimento relacionado ao ciclismo. Parte da minha motivação pessoal para tentar fazer esse evento é questionar se cultura, humor e política podem misturar-se e se tentar fazer da nossa cidade um lugar melhor para viver pode ser divertido”, dizia Byrne.

 

Flyer de divulgação. Clique para ampliar

 

Foto: Divulgação

Exposição Bike Arte

Cerca de 15 artistas foram convidados para expressar sua arte com o tema ‘bicicleta’ em diferentes suportes, desde arte gráfica, fotografia, grafite, ilustração até escultura.

As obras serão expostas no antigo casarão onde fica hoje a Casa de Cultura Digital.

Ao mesmo tempo outros artistas estarão fazendo intervenções, ao vivo, de street art e estilização de bicicletas, entre eles Thiago Mundano, Iago Xavier, Chã, Reynaldo Berto e Luiz Cavalli.

Saiba mais na página do Facebook do Bike Arte

 

Nas paredes da cidade

Outra atração interessante do evento é a exposição “Retratos de Ciclistas”, na qual o fotógrafo Guilherme Zauith fará aplicações com a técnica de lambe-lambe nas paredes da rua, utilizando registros de usuários de bicicleta de São Paulo. “Lugar de bicicleta é na rua dividindo espaço com o pedestre, carro, a cidade. Assim, decidimos espalhar fotos de ciclistas durante o Bike Arte. Ao ar livre, em interação com a urbe”, diz Zauith.

Muitos rostos conhecidos estarão presentes em fotos lindíssimas, veja aqui. Vale a pena prestigiar!

Projeto vai colar fotos de ciclistas de São Paulo nas paredes do Centro. Foto/Divulgação: Guilherme Zauith

 

Festival Trespraum

Ao completar 4 anos de vida, a Associação Cultural Cecília promove junto com as atividades do Bike Arte, o festival de rua Trespraum. Haverá apresentações de bandas, entre elas Chimpa Club Trio, Monique Maion e Emicaeli. Na sede da Cultural Cecília serão expostas obras dos artistas VJ Suave, Robson Machado, Roberto “Alemão”, Guga Landi, Isabel Faleiros, Helena Rios e Lúcia Galvão, além, de projeções de filmes do festival de cinema Art Decot e apresentações de curtas do Bike Arte.

Para comer, o Chef Marcus Santander irá preparar um cardápio especial de comida Indiana além de salgados artesanais, por isso leve dinheiro! Após às 22h, o salão da sede da Cultural Cecília vira pista de dança com discotecagem do DJs Felix, zulusouljah (matilha cultural) e Andreoli.

 

O Bike Arte + Festival Trespraum são GRATUITOS!

Tudo na rua, com entrada livre.

Participe e ocupe as ruas você também!

 

Quando e onde

Bike Arte + Festival Trespraum
Dia 24 de novembro de 2012, sábado, à partir das 14 horas.
Ao longo da rua Vitorino Carmilo, Santa Cecília, São Paulo. Na Casa de Cultura Digital e Associação Cultural Cecília.

1 comentário em “Festival leva para a rua arte, cultura, festa e reflexão sobre o direito à cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *