Festival discute as mudanças do clima que já afetam nossas vidas

Entre os dias 05 e 09 de dezembro acontece em São Paulo o “Festival Clímax – Vamos direto ao ponto?”, com o objetivo de aproximar as pessoas da temática do aquecimento global, ao repensar hábitos e propor soluções.

“Em novembro começou mais uma rodada de negociações da ONU sobre mudanças climáticas, a CoP-18, em Doha, no Qatar. A ideia é mostrar, enquanto representantes de governos do mundo inteiro estão reunidos, que as mudanças climáticas já fazem parte do nosso cotidiano”, diz o site do Festival. “As pessoas estão ligando os pontos e percebendo que a mudança do clima já está afetando suas rotinas”.

O evento acontecerá em três locais: na Câmara Municipal de São Paulo, na Matilha Cultural e na Viração, com exibição de filmes, realização de oficinas e rodas de conversas sobre temas relacionados ao aquecimento global e nossas vidas.

 

Aline Cavalcante vai participar dos debates sobre Soluções Locais no Festival Clímax. Foto: Aromeiazero/Divulgação

Mobilidade

O primeiro painel do Festival traz como tema as ‘Soluções Locais’ e entre os convidados está Aline Cavalcante, colaboradora do Vá de Bike, que vai falar sobre a sua experiência com projetos (como o Bike Anjo), movimentos e coletivos que trabalham no estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte.

Os debates acontecem dia 05/12, quarta-feira, na Câmara Municipal (Palácio Anchieta – Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista), a partir das 19h, e contam ainda com Ariel Kogan (Rede Nossa São Paulo), Gabriela Alem, vereador Gilberto Natalini, Luiz de Campos Jr (Rios e Ruas) e o vereador eleito Ricardo Young.

As próximas rodadas de conversa acontecem no espaço Matilha Cultural e discutirão Alimentação e Consumo (dia 06), Gênero e Mudanças Climáticas (dia 07) e Ativismo (dia 08).

 

Veja mais informações e acompanhe a programação atualizada na página do evento no Facebook

 

Na programação do Festival tem ainda as oficinas de estêncil e criação de blog, além da exibição dos filmes: Uma Verdade Mais Que Inconveniente / Meat The Truth; 5 Mulheres que fazem a diferença / Weathering Change; Vai lá é faz / Just do It.

“O Clímax tem dois objetivos principais: aproximar mais pessoas da temática e unir as diversas organizações que trabalham com o tema para criarem soluções conjuntas. É importante compreender os impactos do clima na produção de alimentos, na mobilidade, no dia-a-dia das mulheres e a importância das mudanças climáticas como um tema prioritário na governança local das cidades do nosso país”.

O Festival está sendo organizado pelas organizações da sociedade civil 350.org BrasilChange Mob.

 

PARTICIPE e contribua com as discussões.
Evento gratuito!

 

Flyer divulgação. Clique para ampliar


4 comentários para Festival discute as mudanças do clima que já afetam nossas vidas

  • Rafael

    Passei pelo local (aquela “ilhota” no cruzamento) e vi dois carros parados e a CET. Não reparei na bicicleta debaixo do carro. Achei que fosse um acidente entre os dois carros.
    Depois meu irmão chegou em casa dizendo que foi um ciclista. Pouco depois minha mãe também chegou confirmando. Ela falou com o agente da CET que disse que o ciclista estava vivo e foi levado pelo SAMU, mas não deu mais informações. Quando voltei ao local já não tinha mais ninguém.
    Na internet a única menção que encontrei foi no perfil do Lei Seca SP no Twitter.
    Moro ali perto, a descida da Alfonso Bovero é bem rápida. De certo o carro que estava saindo da Cayowaá (ou Piracuama) e entrando na Alfonso não viu o ciclista descendo e o atingiu. Já fui atropelado a pé nessa “ilhota”. É muito confuso ali.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Rafael

    Desculpe o offtopic, mas alguém tem notícias do ciclista atropelado ontem na Alfonso Bovero x Cayowaá?

    Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>