Lance Armstrong admite ter usado doping e acusa alto escalão do ciclismo

Lance Armstrong revelou nomes do alto escalão do ciclismo que estariam envolvidos com o esquema de doping. Foto: Divulgação.

Em entrevista ao programa de Oprah Winfrey, o ciclista Lance Armstrong admitiu o uso de substâncias ilícitas e acusou nomes do alto escalão do esporte e donos de equipes que acobertaram um complexo esquema de doping. O programa irá ao ar nessa quinta-feira, 17 de janeiro, e promete abalar o mundo do ciclismo.

A delação de pessoas que sabiam do doping é uma tentativa de reduzir a pena dada pela União Ciclística Internacional (UCI). Único a conquistar sete vezes o Tour de France, Armstrong perdeu todos seus títulos e foi banido do esporte. O presidente da UCI chegou a dizer que o ciclista “merece ser esquecido” da história do esporte (veja aqui).

Na entrevista, Lance nega ter incentivado outros ciclistas a se doparem e afirma ter feito apenas o mesmo que os demais faziam. De acordo com o New York Times, que antecipou o conteúdo da entrevista, o executivo chefe da Agência Antidoping Americana, Travis Tygart, teria se mostrado inclinado a rever o banimento de Armstrong caso nomes de peso relacionados ao caso fossem expostos.

Entre os possíveis alvos estão o atual presidente da UCI, Pat McQuaid, além de Hein Verbrugen, que comandou a entidade entre 1991 e 2005 e hoje é membro honorário do Comitê Olímpico Internacional (COI). Pelo jeito esse assunto ainda vai pegar fogo.

Leia também
“Lance Armstrong merece ser esquecido”, declara presidente da UCI

Com informações do Globo Esporte


9 comentários para Lance Armstrong admite ter usado doping e acusa alto escalão do ciclismo

  • E ainda tem a segunda parte da entrevista nesse sábado. Mais m* no ventilador…

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Amigos! Não nos iludamos! Muita gente ganhou montanhas de dinheiro com a criação do “fenômeno Armstrong”!!! Sou profissional de Ed Física com pós-graduação em fisiologia do exercício e, para quem tem o mínimo de estudo nessa área é consenso que o doping acontece obrigatoriamente em TODAS as modalidades esportivas e que TODOS os atletas de “alto” nível fazem uso dessas substâncias, e isso acontece no esporte há pelo menos três décadas ou mais!
    Vocês acham natural algum ser humano completar as distâncias diárias de um tour de france ou giro de itália ou ainda a vuelta de espanha percorrendo aquelas distâncias entre 4 a 6 horas e em relevos hostis em tão pouco tempo e, estar recuperado em 24 horas para cumprir outras jornada de mais ou menos 200 kms??
    Alguém tem que lembrar a população que existem as emissoras de TV de todo o mundo e, principalmente os patrocinadores de Armstrong e das equipes da qual participou, que essa gente ganhou dinheiro demais as custas do “fenômeno”. O que era a fábrica de bikes trek antes de Armstrong por exemplo???
    Agora pegam um ciclista como alvo de um esquema podre!!
    O que mais me enoja é a HIPOCRISIA da UCI!! Armstrong uso EPO, GH, e corticóides e só agora é que a UCI e o órgão que fiscaliza doping nos USA descobriram isso??? Tadinhos, tão inocentes!!!! Recursos farmacológicos para detectar essas substâncias são bem mais antigos que o primeiro tour que Armstrong ganhou!!!!
    Outra coisa: O ciclismo como espote mundial cresceu de maneira brutal após o surgimento do fenômeno Armstrong! E A UCI, EMPRESAS PATROCINADORAS DE CICLISMO E AS EMISSORAS DE TV GANHARAM MUITO, MAIS MUITO MAIS QUE ARMSTRONG!!!! HIPÓCRITAS!!!!
    Armsntrong ganhou sujo! Mas os demais ciclistas perderam sujos também!!!
    Convido a todos a visitarem meu blog: http://www.treinadormarlos.blogspot.com

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Espero que ele leve as cabeças responsáveis junto com ele pra justiça, e sinceramente, espero que um dia, ele possa reaver seu nome e competir limpo.

    Thumb up 1 Thumb down 0

    • Felipe, se ele chegar a restabelecer seu nome já será tarde para competir profissionalmente contra os ciclistas da geração mais nova. Ele já está com 41 anos. Dificilmente conquistaria outra vez um Tour de France.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • Valdemir

    Tomou…Dançou !!!

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Flavio

    O mais triste é o seguinte: se você não for dopado, você simplesmente nem se classifica para participar de um Tour de France, do Giro da Itália e afins. O esporte puro não existe mais, sendo o ciclismo um dos principais laboratórios testes da indústria do doping.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Rafael

    Podia inventar uma pulseira escrito: Não use drogas

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • “Se eu vou me f*der não me f*derei sozinho! Vou levar mais meio mundo comigo!”

    Tá errado de ter tomado “bomba” mas, ta certo de falar todos os envolvidos!!!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Guilherme Caldas

    Se o que o filme “O Escocês Voador” mostra da UCI for verdade, fica difícil tomar o partido deles nessa questão.
    Enfim, resta esperar que isso tudo se esclareça.

    Thumb up 3 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>