Arte: Giovana Pasquini

Debate sobre mobilidade discutirá experiências de NY e SP

Caroline Samponaro (Transportation Alternatives, NY) e Ronaldo Tonobohn (CET-SP) discutirão a construção de políticas de mobilidade nas megacidades.

Arte: Giovana Pasquini
Leia também
Carros ou pessoas? Lições a aprender com Nova York 

Os planos do prefeito de São Paulo para as bicicletas

A bicicleta como solução para problemas dos americanos

Na segunda-feira, 18 de fevereiro, acontece o sétimo Ciclodebate em São Paulo, organizado pela Ciclocidade, com o apoio do Instituto CicloBR e da Ação Educativa.

Nesta edição, Caroline Samponaro (diretora de Campanhas e Organização da Transportation Alternatives de NY) e Ronaldo Tonobohn (Superintendente de Planejamento da CET de São Paulo) discutirão a construção de políticas de mobilidade nas megacidades.

Experiências de Nova York e de São Paulo

A combinação de transporte público, caminhada e uso da bicicleta aparece como pauta necessária para cidades de todos os tamanhos, mas é nas chamadas megacidades que o desafio da mobilidade se tornou mais urgente.

Além do grande número de habitantes, da quantidade de deslocamentos e de estruturas urbanas consolidadas, os grandes centros como Nova York ou São Paulo enfrentam uma complexidade administrativa que muitas vezes se torna um entrave até para mudanças consideradas simples. A dificuldade de conciliar interesses diversos, garantir a participação dos cidadãos e implementar mudanças de paradigmas urbanos apresentam-se como um enorme desafio para a sociedade, técnicos e gestores públicos.

Como aliar o crescente desejo pela transformação da mobilidade urbana às decisões e processos da administração pública? Como estimular e garantir a participação social necessária? Quais são os diálogos possíveis entre as experiências e perspectivas das duas cidades? Quais ações e projetos estratégicos colocaram Nova York entre as cidades do mundo que mais têm feito para estimular a mobilidade por bicicletas, à pé ou de transporte público? Quais são as perspectivas para a mobilidade em São Paulo?

Os convidados

Caroline Samponaro reside em Nova York (EUA) e, desde 2006, é diretora de Campanhas e Organização da Transportation Alternatives, uma organização que trabalha por melhores condições para pedestres, ciclistas e usuários do transporte público. A Transportation Alternatives é uma organização que existe desde 1973 e conta hoje com mais de 8 mil associados, atuando na organização comunitária, realização de campanhas e na construção das políticas públicas que estão ajudando a transformar Nova York.

Ronaldo Tonobohn é Arquiteto e Urbanista, atualmente ocupa a Superintendência de Planejamento da CET-SP, respondendo pelas áreas que tratam de planejamento cicloviário, pólos geradores de tráfego, logística urbana de cargas, planejamento viário, projetos viários e de sinalização, projetos de moderação de tráfego, tecnologia, informação e monitoramento de tráfego. Atuou como Gerente de Planejamento da CET até o ano de 2004. De 2005 a 2008 foi Assistente Parlamentar do vereador Chico Macena, na Câmara Municipal de São Paulo, onde auxiliou na elaboração de vários projetos de lei, especialmente os da Política Cicloviária do Município de São Paulo e do Código Ambiental do Município de São Paulo. Entre os anos de 2009 e 2011 ocupou o cargo de Consultor Especializado na Secretaria de Transportes e Vias Públicas do município de São Bernardo do Campo, atuando especialmente nas políticas de mobilidade urbana e uso do solo.

Quando e onde

Segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013, das 19h30 às 21h30.

Haverá transmissão ao vivo pela internet, neste link. Programe-se!

Auditório da Ação Educativa
R. General Jardim, 660 – térreo (veja mapa)
Vila Buarque – São Paulo – SP
Próximo ao SESC Consolação e aos metrôs Santa Cecília e República.

Entrada gratuita, sujeita à lotação do auditório (100 lugares).

Vá de bike! Haverá paraciclos no local (leve sua tranca).

Veja a página do evento no Facebook.

3 comentários em “Debate sobre mobilidade discutirá experiências de NY e SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *