David agradece ciclistas e diz que perdoa atropelador

Além de agradecer ciclistas e familiares, David Souza dos Santos diz que gostaria de perdoar o atropelador. Imagem: reprodução

Além de agradecer ciclistas e familiares, David Souza dos Santos diz que gostaria de perdoar o atropelador. Imagem: reprodução

David Souza dos Santos, o rapaz que teve o braço direito amputado ao ser atropelado na Av. Paulista, gravou uma declaração ao SPTV (Rede Globo) agradecendo “os ciclistas que estão fazendo protesto, passeata” e seus familiares, “que estão fazendo um bem tão grande para mim, que estou sentido vibrações tão boas que estão me fazendo me recuperar melhor”.

O jovem também faz uma revelação que vai fazer muita gente pensar duas vezes: “gostaria de perdoar o cara que fez isso comigo”, em referência a Alex Siwek. “Gostaria que nada disso acontecesse comigo nem com outras pessoas”.

David realmente merece todo nosso carinho. Assista o vídeo nesta página.

Dois dias antes, sua mãe já havia dito à imprensa: ”ter raiva não vai trazer o braço do meu filho de volta”. “Só espero que seja feita justiça para que esse menino não beba novamente e faça o que ele fez com meu filho”, afirmou Antônia Ferreira dos Santos. Mas questionada se perdoaria Alex, respondeu: “quem tem que perdoar é Deus”.

Leia também
Testemunha afirma que Alex Siwek estava
em alta velocidade e na Ciclofaixa

Solidariedade e indignação mobilizam cidadãos
em apoio a ciclista atropelado

Decretada prisão preventiva de Siwek; MPE contesta juiz

Atropelamento na Av. Paulista choca pela frieza do crime

Por que os ciclistas continuarão usando a Avenida Paulista

Não recomende “mais cuidado” aos ciclistas

Família de Siwek recebe provocações e ameaças

Um dos advogados de Alex Siwek, Pablo Naves Testone, afirmou que “acharam o número da residência fixa e ligaram falando bobagens, como a mãe e o pai educaram o menino, falando que iam matá-los”. E completa: ”todos estão comovidos, sabem que foi aterrorizante, e que o menino será julgado pelo que fez, mas algumas pessoas estão exagerando”.

E ele tem razão. Incomodar a família do Alex é demais, né? Ainda que o pai tivesse errado em deixar o filho dirigir seu carro (o que é bastante contestável, já que ele é adulto e assume a responsabilidade por seus atos), quem cometeu o crime foi o filho. O atropelador deve ser punido, mas a família deve ser deixada em paz.

Leia tudo que já publicamos sobre o caso aqui no Vá de Bike


21 comentários para David agradece ciclistas e diz que perdoa atropelador

  • belo exemplo;apesar de eu ser um ciclista,não sei se eu perdoaria!mais tenho certeza que é o correto perdoar.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Valdemir

    Se esse Alex ai fosse HOMEM, MACHO mesmo,teria parado o carro socorrido o rapaz, ao menos deixado o braço dele lá para ser reinplantado, o que esse Bossal fez foi uma desgraça atrás da outra, além de arrancar o braço do rapaz, jogou o membro no rio, impossibilitando o reinplante, ai vem o advogado CARA DE PEROBA dizer que na hora ele estava transtornado com o ocorrido, engraçado como uma pessoa transtornada, tem tempo de pensar onde ia se desfazer do braço do David.
    Esse Alex deve ser um baita de um filhinho de papai, mimado, bundão, que quando viu a merda que fez, saiu correndo e foi chorar debaixo da saia da mamãe, nem quero mais falar sobre esse ser ai porque ele me dá náuseas, pro inferno esse Alex bossal!
    Queria ver se fosse com alguém próximo dele, isso que dá esses babacas que ficam na balada enchendo o caco da nisso, se um trouxa desse enfiasse o carro no poste e se matasse sózinho ninguém ia chorar, mas não quem acaba chorando ou sofrendo as inconsequencias destes doidos, são sempre os inocentes, tá ai o David para provar esta triste estatistica!

    Alex vai pra………infeliz!

    Thumb up 1 Thumb down 1

  • Kátia

    Vi as declarações do David ontem à noite na Record, ele disse que perdoa mas também que o atropelador tem que pagar pelo seu crime e jamais repetir o mesmo erro com ninguém. O perdão (que, pelo sorriso que ele mostrou várias vezes durante o programa, é de coração)só serve para que ele próprio supere o que ocorreu e tenha paz de espírito para encarar o que vem pela frente e seguir a vida. Ninguém quer mais impunidade nesse país mas também ninguém além do próprio David precisa perdoar o tal Alex…
    Agora… como escutei ontem à noite no mesmo programa… Alex Siwek DIFICILMENTE será preso, é réu primário, isso é realidade. Acho que devemos então concentrar nossa revolta em maneiras de fazer a sociedade mudar sua maneira de encarar o ciclista, o trânsito, o próximo e a justiça. E não ficar xingando o Alex e a família, isso sim não resolve nada.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Karina

    Meus parabéns ao David!!! ele mostrou q tem o amor de Deus em seu coração q apesar da “desgraça” q aconteceu em sua vida ele pôde perdoar, porque Alex errou, foi desumano, e deve pagar pelo q fez, mas tenho certeza q David está em paz com o seu coração e Deus lhe dará força pra seguir a vida. Ele é um rapaz digno de admiração!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Valdemir

    Sinto muito mas o que este MONSTRO fez não tem perdão, simplesmente por uma imbecilidade de sua parte ele ceifou a vida do rapaz, ceifou mesmo pois perder um braço não é tão simples assim, mesmo ele colocando um braço mecanico, esse MONSTRO que atropelou o rapaz merecia era cair no meio de uma rodinha de ciclistas, não quero nem imaginar o que aconteceria com ele! Se fosse no IRÃ ou aqueles paises onde a lei do olho por olho é levada a sério, o babaca do motorista ia ficar sem o braço também.
    Mas aqui é BRASIL, agora tá um fuá, a GLOBO tá de cima, coisa e tal, mas daqui uns meses todo mundo esqueceu, este bosta deste cara vai estar ai nas ruas fazendo mais besteira e assim caminha a humanidade, porque aqui é o pais da impunidade, espero que aonde esse animal for seja reconhecido. E quanto ao pobre rapaz, vai ser mais uma vitima de uma sociedade podre num pais podre sem lei, sem punição e que favorece os que não deveriam ser favorecidos!

    Assim caminha a humanidade! Por aqui….

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Bruno

    SERÁ que ninguém está INDIGNADO? Acho que não. O Brasil é um país fraco. Eu tenho vergonha de ser brasileiro. lógico que ATROCIDADES acontecem em vários países, mas o Brasil é FRACO. Fraco em atitude, fraco em leis, fraco! FRaco porquê PERDOA! A NOBREZA deste moleque David Souza não pode ser satisfatória. A gente NÃO pode aceitar essa condição.

    Thumb up 3 Thumb down 0

    • Ana Letícia

      Estamos todos indignados!! Muito indignados!! Mas há uma diferença entre o perdão que o David está dando ao cara que o prejudicou e omissão por parte da sociedade. No primeiro caso, O David está certo mesmo em fazer isso! Ele está tirando o ódio e o ressentimento de seu coração. Sentimentos que só o prejudicariam e não resolveriam nada! Agora nós, como sociedade, não devemos mesmo perdoar! Devemos exigir que as leis sejam cumpridas e os infratores punidos!!

      Thumb up 2 Thumb down 0

  • Bruno

    Esse Alex Siwek MALDITO que atroleou David Souza é um “estudante” de Psicologia??? Que belo estudante!!! Posso estar enganado, mas Psicologia estuda a psiqué, o ser HUMANO. Olhem o TIPO de gente que está se formando em PSICOLOGIA. Pra mim esse Alex Siwek é um LIXO. ACORDEM. Alguém tem que fazer alguma coisa. A gente não pode mais ser IMBECIL. ALEX SIWEK deveria ter os DOIS BRAÇOS arrancados, será que ele ia beber e dirigir?

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Bruno

    Isso mesmo minha gente! Brasileiro SÓ SABE PERDOAR E SER COITADO. Vamos perdoar e perdoar. Como eu odeio a bondade! Pois ela é uma via de mão única!!! Os cretinos embriagados que vão continuar matando são PERDOADOS. Perdoados pelas pessoas e pela LEI que não existe no Brasil. ACORDEM, o Brasil nunca será um país civilizado. Eu gostaria muito de pensar o contrário.

    Thumb up 3 Thumb down 1

  • edison X

    Sabia a generosa a atitude do David ,demonstra o coração de uma grande pessoas e cheio de “paz interior”. Mesmo tendo essa exemplar atitude de bondade e bom senso, o “PERDAO” nesse caso não foi “consumado”… Pelo simples fata de o Alex não ter se “arrependido”… Espero que esse “pobre rapaz” também “escravo do alcool” venha a pedir “PERDAO” para assim ser “perdoado”. Deus é bom e Sua misericórdia dura para sempre” mas é necessário “ARREPENDIMENTO”… Simples e difícil !!! Essa. é a Glória de Deus !!!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Bruno

    Não li os comentários e é a primeira vez que acesso o blog. Vi o que aconteceu com David Souza na TV. Esse blá blá blá de perdoar pra mim é demais!!! Isso mesmo, vamos perdoando e perdoando… Desta forma os vagabundos e embriagados que não têm valores na vida vão continuar fazendo barbaridades. A atitude é nobre, mas o atropelador tem que pagar e muito.

    Thumb up 3 Thumb down 0

    • Bruno,

      Perdoar não é quer dizer que ele não deve pagar pelos crimes, o perdoar é não guardar mágoa ou vingança contra o indivíduo.

      Deixa-lo livre e se libertar para que possa construir um caminho novo e não carregar consigo rancor e desejo que algo de mal acontece para a pessoa para que se sinta bem e justiçada.

      Perdoar é desejar ao outro que as consequências de suas atitudes, como as punições, possam produzir algo bom para o ofensor como arrependimento e correcção de atitude, mas não sofrimento que só alimenta vingança descabida.

      Thumb up 4 Thumb down 2

  • Por isso vamos protestar Carlos.

    Quer ajudar a fazer um caminho diferente?…

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • Carlos Shigueru Akamatsu

      O que aconteceu ao David, é fruto de omissão nossa, porque muitos não fazem primeiro o que todo cidadão deveria fazer, zelar pelo espaço público e seus conterrâneos. Desta maneira, o meu protesto é para nós mesmos, TODOS, que devemos estar mais atentos, cuidar e exigir mais de si e dos outros no que toda a cuidar do espaço e comportamento público. Que cada um tenha um projeto/programa no sentido que se faça cumprir as leis em determinado ponto que conhece. Por exemplo, falta de calçada, carro parado em cima da calçada, som alto altas horas da noite, ponto de crack, etc … não importa qual, que nem tenha relação a bicicleta, que influencie direta ou indiretamente as pessoas circulando, estacionando, etc, mas que tenha pelo menos um em qualquer momento, em que persistentemente procure o cumprimento das leis e dos bons costumes. Pois é essa falta que culmina em muitas mortes de trânsito e dificuldades do dia-a-dia, indiscriminadamente. Como dizem “Miséria adora companhia.” Porque enquanto miseráveis procurando companhia para miséria irão continuar miseráveis. Caminho para uma vida mais digna e de qualidade, acima da miséria, é um trabalho social e de todos. Sendo ciclistas ou não.
      Ficar protestando para as autoridades não adianta pois no fundo o que eles fazem é o que queremos, e como nós não sabemos o que queremos, e não pedimos, eles farão o que bem entendem.

      Thumb up 3 Thumb down 0

      • Carlos Shigueru Akamatsu

        Em adição ( que possivelmente será apagado deste blog ):

        Percebeu como a prefeitura que prometeu ciclovias não pronunciou alguma coisa a respeito ? Quando muito alguma nota ou pronunciamento mínimo em algum lugar. Está mais preocupado em acabar com o Controlar, cortar despesas com o pessoal, não contratando 500 pessoas para o CET, e importar semáforos de fora para automatizar … e não se ouve protestos porque alivia a industria automobilística, que é a base eleitoral do partido do prefeito … onde os bancos ganham bastante dinheiro para financiar e conceder créditos para compra de carros … embora não admitam, se omitem por estes aspectos econômicos.

        Thumb up 3 Thumb down 0

  • Mauro-SP

    Não faço idéia de que tipo de gente são os pais e os demais familiares do Alex Siwek, mas se forem minimamente “humanos” devem estar sofrendo muito com essa história toda. É possível que também estejam se penitenciando e se questionando onde foi que erraram na educação do filho. Um homem de 22 anos é totalmente responsável por seus atos…

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  • Carlos Shigueru Akamatsu

    Perdoar é bom para alma. Não adianta carregar ódio dentro de si. Como boa educação cristã ensina.

    Contudo, lembremos que apesar da grandeza do ato de David, temos o dever de fazer esta cidade mais segura, para todos. Isto não é trabalho das autoridades, mas sim nossa pois com denúncias e pressão direcionamos os recursos públicos para tornar esta cidade mais segura, afinal políticos e admnistradores são nossos servidores. É nossa culpa que deixamos chegar nesta situação em que David seja vítima. Soma de nossa omissão, falta de cuidado com qualquer coisa, falta de participação pública, e achar que seu caso como o seu não tem nada a ver conosco, que não estavamos envolvidos diretamente.

    Portanto, nossa culpa e humildade ao que lhe aconteceu, David, porque não fizemos a nossa parte, e por isto, você foi a vítima de nossa falta de cuidado de coisas que poderiam ter evitado este acidente. Coisas que amigo e amor ao próximo faz para outro, não permitindo dirigir bêbado, impedindo de fazer loucuras como ziguezaguear por aí, aconselhar nossos amigos ciclistas a andar segundo o que é mais seguro ditos neste site, aconselhar um amigo a não parar na calçada pois pode atrapalhar os pedestres e ciclistas e se envolverem em acidente, assim por diante. Nós nos omitimos em várias situações como estas. E você foi vítima da nosssa omissão, falta de cuidado, e desistir de fazer esta cidade mais segura para todos.

    O culpado merece o seu perdão, pois foi vítima também de nossa omissão. Não deve receber a culpa que nos cabe, pois foi influenciado, ensinado ou adquirido maus hábitos e valores a encarar e agir como bem entende. Que não o usemos como bode espiatório de nossas indignações.

    É nossa culpa, David, nosso sentimento de culpa, mesmo que, ainda assim, nos perdoe.

    Thumb up 2 Thumb down 0

    • Bruno

      Carlos Shigueru Akamatsu,

      Ótimo entendimento do fato. Somos os reais culpados. Porém, tenho MEDO de que se ao pensarmos assim tudo continue como está. Resultando num ciclo de sucessivos erros. Se o povo brasileiro não fosse tão OMISSO esse infeliz Alex ATROPELADOR estaria preso e não precisaria manifestação alguma.

      Thumb up 2 Thumb down 0

  • Belo exemplo. Perdoar é um Dom.

    Que as batalhas nos façam fortes e melhores.

    Amor a todos…

    Comentário bem votado! Thumb up 11 Thumb down 2

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>