Fernando Haddad pedalou durante a campanha, em 2012, em encontro com a Ciclocidade. Na ocasião, assinou carta de compromisso com uma cidade mais ciclável. Foto: Jeanne Gibson/Divulgação

Prefeito de São Paulo receberá ciclistas – envie sua sugestão

Ciclistas se reunirão com o prefeito Fernando Haddad na sexta-feira, 22 de março. Envie suas sugestões nos comentários desta página.

Leia também
Os planos do prefeito Fernando Haddad para as bicicletas

Prefeito afirma: todo novo corredor de ônibus terá ciclovia

Manifestações pediram segurança e prefeito receberá ciclistas

Por que os ciclistas continuarão usando a Avenida Paulista

Na manhã dessa sexta-feira, 22 de março, o prefeito Fernando Haddad receberá ciclistas para uma conversa sobre o que pode (e deve) ser feito na cidade para proteger quem se locomove de bicicleta na cidade.

O encontro surgiu após a manifestação do domingo 17 e mostra a disposição do prefeito em dialogar com a sociedade civil. Haddad se mostra disposto a entender melhor as necessidades dos ciclistas e atuar para reduzir as mortes de cidadãos no trânsito da cidade de São Paulo.

Cabe lembrar que o atual prefeito assinou carta de compromisso com a Ciclocidade durante a campanha, em 2012. Saiba mais aqui e assista abaixo o vídeo produzido pela Ciclocidade, onde Fernando Haddad fala de suas propostas de campanha para o uso da bicicleta na cidade.

Fernando Haddad pedalou durante a campanha, em 2012, em encontro com a Ciclocidade. Na ocasião, assinou carta de compromisso com uma cidade mais ciclável. Foto: Jeanne Gibson/Divulgação
Fernando Haddad pedalou durante a campanha, em 2012, em encontro com a Ciclocidade. Na ocasião, assinou carta de compromisso com uma cidade mais ciclável. Foto: Jeanne Gibson/Divulgação

Comissão

Todo ciclista tem alguma sugestão para melhorar a cidade e, ainda que algumas delas sejam conflitantes, temos todos o mesmo objetivo: uma cidade mais segura, agradável e ciclável, para nós e nossos filhos.

Entretanto, é impossível termos todos os ciclistas nessa reunião, por razões mais que óbvia. Já se foi o tempo em que os cicloativistas eram um punhado de desbravadores, vistos pelos demais como malucos e visionários. Hoje somos muitos. Por isso, uma comissão para representar os ciclistas está sendo formada, ao longo de uma acalorada discussão sobre o que apresentar no encontro, que vem ocorrendo via Facebook e e-mails desde o início da semana.

Vá de Bike participará ativamente da reunião. Estarei por lá, junto a representantes de outros grupos e entidades como Bike AnjoCiclocidadeCicloBR, além de alguns dos ciclistas que participaram da manifestação do último domingo e conseguiram obter essa abertura rápida de diálogo com o poder executivo.

Participe

Ciclistas passam pela Av. Paulista, como outros centenas de milhares fazem diariamente em toda a cidade: vidas que precisam ser preservadas.
Ciclistas passam pela Av. Paulista, como outros centenas de milhares fazem diariamente em toda a cidade: vidas que precisam ser preservadas, tanto no centro quanto na periferia.

Todo ciclista que coloca sua bicicleta na rua, apesar de ser criticado, apesar de ouvir frases desmotivadoras como “é perigoso”, “vá pedalar no parque” ou “nessa cidade não cabem bicicletas”, é na prática um cicloativista, pois está fazendo parte, ainda que não se dê conta, da conquista desse direito para as gerações que virão.

Todos vocês merecem nosso carinho e nossos sinceros agradecimentos. Continuem pedalando, nossos filhos dependem de vocês. Gostaríamos que todos pudessem participar da reunião, contar suas histórias, suas necessidades, seus sonhos de uma cidade melhor, onde possamos pedalar com nossos filhos pequenos e nossos pais idosos, sorrindo despreocupados. E essa cidade virá.

Por isso peço que enviem, aqui no espaço de comentários dessa página, as suas sugestões do que poderia ser feito para melhorar essa cidade para nós, que pedalamos diariamente, e para nossos amigos que gostariam muito de usar a bicicleta mas ainda não conseguem se sentir seguros para isso.

Claro que já tenho uma ideia do que merece ser falado, claro que não posso levar todas as propostas colocadas aqui diretamente ao prefeito, mas garanto que lerei tudo que for escrito neste espaço e as informações passadas aqui ajudarão a construir minha opinião – como sempre ajudam, ainda que vocês não saibam. Outros participantes da comissão também lerão o que for postado aqui.

Por favor, sejam sucintos e enviem propostas para resolver o problema da cidade, não dessa ou daquela avenida ou ciclovia. Agradecemos de antemão a participação de vocês.

Compareça

Ainda que poucas pessoas possam entrar na reunião, a presença de ciclistas em frente a prefeitura enquanto o encontro acontece é importante e mostra que há mais do que uma dúzia de pessoas preocupadas com a bicimobilidade e com a preservação de suas vidas e de nossos amigos, familiares e amores que pedalam. Chame os amigos e mostre, com sua presença, que a vida de quem pedala na cidade não pode esperar.

Prefeitura de São Paulo
Viaduto do Chá, 15 – Centro
Sexta, 22 de março, às 6h

89 comentários em “Prefeito de São Paulo receberá ciclistas – envie sua sugestão

  1. Creio que a coisa mais abrangente a fazer é uma campanha de Educação ( não êh campanha publicitaria ok?) para a população geral mostrando os beneficios de se pedalar ( Daude e Mobilidade) Ao mesmo tempo um fórum de discussão com todos os agentes do transito ( sindicato de condutores, associações de taxistas, auto escolas, onibus , motoboys).
    Depois apoiar projetos de ciclomobilidade com incentivos municipais. Fazer um modelo de Incubadora para estes projetos.
    Abs

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

    1. Concordo com a criação de uma campanha de educação e conscientização. É fundamental que as pessoas saibam como pedalar de maneira segura, como dirigir próximo à ciclistas, etc. Assim como existem campanhas contra bebida+direção, assim como fizeram a campanha de segurança do pedestre, é necessário uma campanha para promover a segurança do ciclista. É um absurdo que ainda existam pessoas que jogam o carro contra o ciclista, que ficam buzinando ou pressionando para que ele pedale mais rápido e mais todos os outros absurdos que nós infelizmente presenciamos dia após dia. Isso garante uma melhor segurança para nós enquanto todos os outros projetos (NECESSARIOS) não saem do papel.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Pessoas,

    Sou Roberson Miguel, no twitter onde mantenho mais contato com o pessoal o @biosbug

    Acho que chegou um momento muito especial na GUERRA pela mobilidade em SP, o efeito mão divina que infelizmente levou o braço do David veio nos trazer alguma força para conseguirmos mais espaço em SP.

    Não é momento de desprezar qualquer ajuda!

    Tudo que está e existe até hoje em beneficio do ciclista em SP vem da lutas de muitos e a custa da vidas de muitas pessoas.

    É preciso reconhecer a bicicleta como fator de inclusão social. E que nas periferias, onde não se tem nenhum controle das autoridades o problema se intensifica com a falta de estrutura que existe em toda a cidade.

    Precisamos construir um discurso de união com algumas classes de motoristas profissionais na cidade para conseguirmos ir mais longe.

    Isso é montar uma TROPA de peso, isso inclui, não colocar o motoqueiro como inimigo e sim como possível aliado, assim como as empresas de ônibus devem e precisam compartilhar de mais espaço, conseguiremos conquistar a simpatia do povão que sofre a falta de transporte publico.

    Estou falando em estratégia de lutas, de linha de raciocínio lógico para conseguirmos apoio e mais espaço será uma consequência das cobranças das leis já existentes.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Sugiro a criação de um um órgão como o “road safe” da Inglaterra, que aceita reclamações baseadas em vídeos de infrações de trânsito. Mesmo se não gerarem multas, geram advertências que são enviadas oficialmente ao proprietário do veículo flagrado, o que gera um sentimento de vigilância entre os motoristas que pensarão duas vezes antes de cometerem infrações contra os ciclistas, pedestres, motociclistas e outros motoristas.
    Ele serviria não só para advertir mas para promover campanhas de educação no trânsito.

    Comentário bem votado! Thumb up 12 Thumb down 0

  4. Do prefeito,gostaria apenas de saber quais os planos concretos e viáveis que estao sendo desenvolvidos para o uso de bicicleta como transporte no dia a dia, sem a enrolação cômica com faixas de domingo e afins.
    É nítido o crescimento de ciclistas e mais nítido ainda o quanto a cidade está sufocada por carros que não cabem mais em lugar algum.Acima de tudo, a falta de respeito no transito onde motoristas se sentem ATRAPALHADOS por bicicletas.Estamos muito a fim de nao atrapalhar ninguém,e nao sermos atrapalhados,ameaçados e xingados ,entao,quando vamos finalmente definir ciclofaixas pela cidade toda e parar de ouvir tantos absurdos diante de uma realidade que está aí pra quem quer ver?

    Thumb up 1 Thumb down 0

  5. William, sem querer parecer uma idéia de protesto, sugerir que ele experimente de uma maneira séria, ir trabalhar durante uma semana usando a bicicleta, e não somente isso, ir de transporte público e a pé também durante outra semana. Depois disso, ele não precisa fazer reunião com nenhum ciclista, ele saberá exatamente o que precisa ser feito. Adoraria comparecer a esta reunião. Abcs.

    Comentário bem votado! Thumb up 14 Thumb down 0

    1. Acho que posso dar uma melhorada nesta sugestão:
      Que todos funcionário público municipal possa fazer isto. A exemplo que a Soninha fez na subprefeitura da Lapa. Claro, praticamente somente ela fez, com olhares de desdém de muitos dos seus colegas.
      Aproveitando, acho que toda repartição pública deveria ter toda ou parte da infraestrutura para a bicicleta: paraciclos, locais para eventual higienização, etc … assim a cultura de usar bicicleta estaria mais arraigada no setor público. Apesar do que muitos servidores públicos ganharem bem, há muitos que não ganham, e tem dificuldade de transportes. Acho que prefeito só precisa se lembrar disto.

      Thumb up 0 Thumb down 0

      1. O Police Neto fez algo similar na câmara dos vereadores. Conheci na bicicletaria um assessor parlamentar que estava comprando bicicleta, e, claro, porta-bicicletas para o carro, que iria estacionar a 1 quadra da câmara no “dia sem carro”…

        Thumb up 0 Thumb down 0

      2. Ótima sugestão. Sou bibliotecária concursada e trabalho para a prefeitura. Por dois anos trabalhei num projeto de informatização de oito bibliotecas em bairros diferentes. Como moro numa região central da cidade em todas fui de bicicleta e na época descrevi como foi a experiência no blog:http://diariosdeumabiketecaria.blogspot.com.br/
        Aproveitem para lembrar o prefeito que faltam bicicletários e pelo menos paraciclos nos órgãos públicos da prefeitura.Deveria ter nas escolas, hospitais, bibliotecas, centro culturais, teatros etc….
        Ainda não consegui convencer nenhum colega bibliotecário. Atualmente trabalho perto de casa no Centro Cultural São Paulo e vou a pé.
        Estou certa que seremos muito bem representados pelo William& Equipe do Vá de Bike!

        Thumb up 3 Thumb down 0

        1. Servidores públicos seriam valorizados a longo termo com isto, além de serem melhor visto pelo público.

          Servidor público fica sentado a maior parte do tempo, empurrando papelada e carimbando. É uma vida sedentária.

          Oferecer esta opção de transporte é dar mais qualidade de vida, para eles, e para nós, pois teremos serviços melhores.

          Bicicleta é bom para os servidores, e é bom para cidadania.

          Thumb up 0 Thumb down 0

  6. Além das sugestões acima, vale pressionar pelo descongelamento de verbas para emendas como a da ciclovia da Eliseu de Almeida e seu R$ 1.2 milhões congelados

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  7. Olá, seguem sugestões:
    1)metrô 24 hs, que se for de âmbito nacional, devemos pelo menos colocar essa vontade em pauta.
    2)imposição de velocidade máxima em pontos “críticos” da cidade, monitorados por radar.
    3)retomada de projetos que foram aprovados (em 2008) mas não saíram do papel como por ex. ciclovia na Paulista. Ciclovias permanentes 24hs e não só aos domingos. https://docs.google.com/file/d/0B1nM7_noKz2MRldrcE9EVVQwRDQ/view?pli=1
    4) Implantação da “zona 30” em locais considerados críticos e com maior índice de acidentes.
    5)MAIS E MELHORES treinamentos aos agentes da CET e/ou PMs sobre aplicação de multas no que diz respeito aos arts. 38, 58 e 170 do Código de Trânsito Brasileiro para que possam efetivamente aplicá-las em “larga escala” assim como é feito nas outras modalidades.
    6) Mais rigor e frequência na fiscalização da lei seca

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 0

    1. Não gostaria que embarcássemos nesta populista e mal-assessorada campanha pelo metrô 24h. Pela comodidade de poucos, muitos seriam prejudicados: significa sucatear a manutenção e impedir o teste de inovações, que funcionam nestas poucas horas que o metrô não presta serviço – e que, pelo contrário, precisam ser aperfeiçoados.
      Muito melhor focar em transporte em si – ônibus madrugueiro substituindo o metrô já atenderia a demanda muito mais reduzida – e, no nosso interesse, na melhor integração. Precisamos da volta e da ampliação dos bicicletários do metrô (não é responsabilidade da prefeitura, mas uma rede de bicicletários seguros é a meu ver um dos aspectos mais em falta em SP, e seria, sim, responsabilidade municipal), e estudar formas de transporte de bicicletas por ônibus, ao menos em itinerários e horários de maior demanda.

      Thumb up 0 Thumb down 1

  8. acho que proibir a venda de bebidas alcoolicas em postos de gasolina faz todo o sentido.

    também acho viável permitir o embarque de bicicletas em ônibus com espaço reservado a cadeirantes – dando prioridade a eles, obviamente. e se o ônibus não estiver cheio, obviamente. isso não nos deixaria na mão quando começa a chover, ou quando uma peça quebra, ou quando você está simplesmente cansado. voltei e meia consigo pq pareço uma menina indefesa, mas gostaria que todos os ciclistas pudessem contar com esse apoio.

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

  9. Acho que a freguesia do Ó e zona noroeste é muito esquecida em matéria de mobilidade. Por isso, gostaria que fossem discutidas maneiras de integração não só do meu bairro (freg. do Ó) como o resto da cidade. Precisamos de ciclorrotas, ciclofaixas e ciclovias em uma crescente na cidade.

    Espero que a esfera pública me ouça como a voz de um bairro.

    Felipe Reis

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

    1. Felipe, creio é para periferia como um todo, todas as regiões de São Paulo tem esse problema, até mesmo Centro de São Paulo, o que explica a sua situação. Contudo, como moro na Zona Oeste, as coisas são um pouco melhores, como temos faculdades e universidades na região, creio que a atuação é maior por causa disto. Ciclocidade é da Zona Oeste, por isto que há este movimento forte nesta região, embora, tenha atuação também na Zona Sul, Grajaú, pelo menos que sei da única vez que participei uma das reuniões, onde há projetos para a região. Acho que tudo isto não teria acontecido se não houvesse atuação de grupos como Ciclocidade. Creio que a longo termo, o caminho é fazer ou partir de um grupo comunitário como amigos do bairro, talvez possa se utilizar de entidades como Rotary, Lions, ONGs … Só não pense que as coisas andam sem recursos, pois movimento como estes precisa de pessoas, dinheiro, e muito trabalho. E este é o resultado dos esforços desta associação que além de alocar os recursos, registra todas as ações para avaliar os resultados de suas ações. É um grupo que usa a(s) inteligência(s) a partir das informações e recursos que tem à mão. Por mais que esta associação tenha força, não dá para atuar na cidade toda, e, portanto, vai ter que priorizar os seus esforços, segundo possibilidades e importância, e para crescer atuar em ações significativas para fortalecer os seus movimentos. É uma lição de cidadania. E é neste ponto que me fez responder o seu comentário. Cidadania é uma construção que demanda tempo, recursos, que levam a maior segurança, melhor qualidade de vida. Vai além de obedecer as leis e as obrigações, e da área de atuação que uma associação se propõe. Portanto, muita coisa começam com cada um de nós. E, depois é atuar junto a alguma associação.
      Bem, desculpe se fui longo na resposta, mas acho que este é um bom caminho para desenvolver uma região, mesmo que seja apenas na sua rua.

      Como dizem os italianos: Forza !

      Thumb up 0 Thumb down 0

      1. Devo fazer uma correção nos comentários, que pareço que falo somente de Ciclocidade, mas vale também para as outras como Bike Anjo, CicloBR, além de outros, que podem estar relacionados ou não. É também uma bela mostra de como a união leva a resultados benéficos para a sociedade.

        Thumb up 0 Thumb down 0

  10. Como dito pelo Otavio acima, é um marco na história da administração da cidade. Parabéns ao Haddad por essa abertura.

    Willian, além do plano cicloviário da década passada, se possível conversar do porque do não cumprimento da lei 10907 do vereador Walter Feldman, decreto 28.485. Fiscalizar isso já seria de grande valia para termos uma estrutura cicloviária decente.

    Para aqueles que não sabem do que estou falando, vide http://vadebike.org/2013/01/construcao-reforma-avenidas-sao-paulo-ciclovia/

    Abs

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

  11. Willian, acredito que todos vocês que participam da comissão, vão levar muitas idéias bacanas e buscando uma cidade melhor para todos nós ciclistas, que pedalamos não só aos finais de semana, como também durante a semana como um belissimo meio de transporte.
    A minha idéia, não é em relação a locomoção, e sim a espaço para lazer… Eu acho que a prefeitura deveria ampliar o horário de funcionamento da ciclovia da marginal, assim como é o parque do ibirapuera.
    Uma operação não muito dispendiosa, (só necessita de iluminação para que fique aberta durante a noite) e um acordo com a CPTM. Acredito que dentre todas as nossas sugestões, essa seria uma das mais simples de se concretizar.
    Obrigado por nos representar, e um abraço.

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  12. 1) Prover travessia segura para pedestres e ciclistas em todas as pontes;
    2) Implementar o plano cicloviário (aquele da década passada!)
    3) Reforçar o combate à direção irresponsável;
    4) Criar linhas de ônibus 24 horas por dia.

    Precisamos que o Prefeito entenda que todas essas ações, embora tenham custo político, serão necessárias para que ele seja lembrado como líder da transformação da cidade.

    Comentário bem votado! Thumb up 20 Thumb down 0

  13. Gostaria que fosse discutido o que será feito em relação ao plano cicloviário já aprovado pelas gestões anteriores. http://t.co/zv1JqPNOvd.

    Vejo essa reunião é um marco na história da administração da cidade, parabéns a todos os ciclistas e ao Haddad por abrir essa porta para negociar, algo que não tivemos nas gestões anteriores (pelo menos não lembro de ter acontecido algo parecido). Só espero que não fique apenas na conversa, porque discurso é sempre bonito, tem que fazer acontecer na prática.

    Valeu!

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *