Imagem: Renata Falzoni/Caloi/Reprodução

Documentário sobre mobilidade em bicicletas, por Renata Falzoni

Uma compilação bem organizada de depoimentos e opiniões sobre o uso da bicicleta nos deslocamentos urbanos. Com Willian Cruz, Aline Cavalcante, Paulo Saldiva, José Police Neto e Gilberto Dimenstein.

Imagem: Renata Falzoni/Caloi/Reprodução
Imagem: Renata Falzoni/Caloi/Reprodução

Vale a pena assistir esse documentário produzido pela Renata Falzoni, em parceria com a fabricante de bicicletas Caloi. O vídeo traz uma compilação bem organizada de depoimentos, frases e opiniões que montam um visão sobre o que é usar a bicicleta nos deslocamentos urbanos, com os seguintes entrevistados:

O editor do Vá de Bike é um dos entrevistados. Imagem: Renata Falzoni/Caloi/Reprodução
O editor do Vá de Bike é um dos entrevistados. Imagem: Renata Falzoni/Caloi/Reprodução

 

34 comentários em “Documentário sobre mobilidade em bicicletas, por Renata Falzoni

  1. Continuo convencido da necessidade do uso de capacete para ciclistas. Porém, vários comentários acima estão demonizando o acessório e excluem seu uso como se fosse algo a ser combatido. Faço parte de um grupo de praticantes de montaim bike aqui no interior do Paraná e volta e meia presenciamos acidentes com maior ou menor gravidade, dependendo se o biker está ou não usando capacete. Repito: o uso de capacete está para o ciclista assim como o cinto de segurança está para o motorista. Ou seja, a proteção não elimina o acidente, mas pode contribuir significativamente para que os resultados sejam menos graves.

    Thumb up 2 Thumb down 2

    1. Ninguém está demonizando, apenas sabemos por experiência de uso que ele não se faz necessário, ou seja, exceto no caso de queda simples ou como equipamento de prática esportiva, não garante nossa segurança. O que nos garante é uma boa campanha de conscientização, de educação para o trânsito e além do bom senso também seguir a lei na hora de transitar, seja ciclista ou motorista.

      Thumb up 2 Thumb down 2

      1. Márcia Prado, Julie Dias, Antônio Bertolucci, usavam capacete. David, usando ou não capacete, foi atropelado e perdeu o braço. Eu uso capacete pra ir na padaria da esquina também, mas sou contra a obrigatoriedade, que somente servirá para servir de desculpa pra jogar o carro em cima de quem não está usando (“mas ele está sem capcacete”)e alimentar uma indústria de capacetes de baixa qualidade só para o usuário não levar multa.
        Não há “combate” ao uso de capacete, e sim à sua obrigatoriedade.

        Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 1

        1. Aê, Rosana, gostei de novo. De novo curta, grossa e… na lata! rs.

          Olha só, pesquei esses dias na Grande Rede um artigo técnico de autoria do Antonio Carlos de Mattos Miranda e do Fabrício José Barbosa, cujo título é pra lá de sugestivo: “Capacete para ciclistas – Usar ou não usar?”

          http://www.cbtu.gov.br/estudos/pesquisa/antp_15congr/pdf/TD-188.pdf

          Acho que leitura obrigatória. Até para os convictos defensores da obrigatoriedade.

          Thumb up 1 Thumb down 0

        2. Boa Rosana, boa colocação.
          Essa discussão também se assemelha a outras questões que passamos, como o Kit de Primeiros Socorros, o Extintor, Cinto de Segurança, Espelho Retrovisor Direito, uso de capacete pelos motociclistas (Tem lugar e momentos que motociclistas não usam capacete, … ), a estação em Higienópolis, …
          Vejam como a sociedade respondeu a estas questões …

          Thumb up 0 Thumb down 1

  2. Enquanto alguns fazerem massa crítica radical, estes mesmos estão querendo furar o sinal vermelho, passar por cima da calçada, denigrindo alguns ciclistas sérios… vejo que vai ser difícil conversar com os ciclistas radicais… Se você gosta de velocidade, adrenalina, beleza, mas a causa é pelo grupo, comunidade, por todos os ciclistas, portanto pense bem e ensine bem seus amigos, guiar bike, só de capacete… furar o sinal vermelho, só em casos que vc sabe que não há movimento ou que a rua não tem tanto movimento e ficar vizivel sempre é para sua proteção e a dos outros, não seja irresponsável

    Thumb up 3 Thumb down 0

    1. Exceto pela obrigatoriedade de uso do capacete, concordo. Se não há luz e o ciclista não for visto, pode infelizmente se tornar causa de um acidente, não somente por mera distração do motorista, mas porque de noite qualquer coisa fica encoberta pela escuridão.. é terrível até para carros de cor escura com problemas de iluminação. Nessas horas vale a pena passar um pouquinho de vergonha e ser uma árvore de natal ambulante 😀

      Thumb up 3 Thumb down 0

  3. Muito pertinentes as informações. Só acho que mesmo que a ciclista não use capacete em sua vida particular, neste vídeo (que serve de exemplo) ela deveria ter feito uso do equipamento.

    Thumb up 2 Thumb down 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *