Site Bike é Legal promete agitar o mês da mobilidade no país

convite_lancamento_Bike_e_Legal

clique para ampliar

Veja também
Vá de Bike é agência de
notícias do Bike é Legal

No dia 30 de agosto entra no ar o site Bike é Legal (www.bikeelegal.com), com discussões, ideias e conteúdos atualizados diariamente sobre bicicleta, mobilidade urbana e sustentabilidade. Entre os principais temas, a bike no transporte, no esporte, no lazer e na lei, além da mobilidade nas cidades do Brasil e do mundo. Ciclistas que são referência sobre o tema trazem diferentes pontos de vista para o mais novo endereço eletrônico das duas rodas sem motor.

Idealizado pela jornalista e cicloativista Renata Falzoni, que pedala há mais de 30 anos utilizando a bicicleta como meio de transporte, o Bike é Legal tem a proposta de discutir, questionar, ensinar e aprender sobre tudo que está relacionado aos temas citados, e pretende ser um ponto de convergência de todos os cidadãos que pedalam, ou não. O portal é uma realização de Renata Falzoni Produções e Canais ESPN, com patrocínio do Banco Itaú.

“A bicicleta, além de ser um brinquedo saudável, é um veículo de transporte que pode ser integrado com outras modalidades. É uma alternativa para o caos no trânsito das grandes cidades, e é principalmente, uma ferramenta de inclusão social”, diz Renata. “Para quem aprendeu a pedalar quando criança, a bicicleta também é um instrumento que lhe conecta diretamente com a infância, e resgata as alegrias e outros sentimentos da vida de cada um. O ciclista consegue observar a cidade sob outros ângulos, diferente do motorizado”, continua a cicloativista.

Bicicleta e mobilidade

bike e legal banner

Nas principais cidades do Brasil, cerca de 80% do espaço público urbano é dedicado à circulação de automóveis e estacionamento destes.  O cidadão que anda a pé, de transporte público, cadeira de rodas, bicicleta, triciclo, skate, patins, patinete, é excluído de seus direitos e deveres.

O conteúdo advocacy é um dos principais focos do Bike é Legal. Nele, o internauta encontra informações para se municiar de argumentos legais em favor da bicicleta, além de trocar experiências sobre as realidades de diversos locais do Brasil e do mundo. Costumes e políticas públicas de outros países podem servir de referência, pois muitas vezes é desgastante para o cidadão que pedala ter que justificar o uso da bicicleta na cidade.

Tudo isso e muito mais serão temas de questionamentos e discussões no site “Bike é Legal”, através de conversas, textos, fotos, áudios, vídeos e artes.

Vivan Mesquita, editora chefe do Núcleo de Radicais dos canais ESPN, diz, “Somos comunicadores, vivemos numa das cidades que mais sofre com o caos no trânsito e temos a Renata Falzoni como talento da ESPN, o cenário é ideal para a chegada do Bike é Legal. Com a chancela da Falzoni, além de comunicar, queremos colaborar com a educação no direito de ir e vir e contribuir para que todos tenhamos uma São Paulo menos caótica”.

“O Itaú adotou a mobilidade urbana como uma causa da instituição. Buscamos uma forma de contribuir com o desenvolvimento sustentável das comunidades em que estamos presentes e entendemos que uma maneira de fazer isso é incentivar a integração da bicicleta ao sistema de transporte público. Afinal, as bikes são uma alternativa viável para o deslocamento em pequenos trajetos”, afirma Luciana Nicola, superintendente de Relações Institucionais do Itaú Unibanco.

Setembro, o mês da mobilidade, já vai começar com tudo! O site estará em plena atividade e algumas surpresas estão preparadas para a semana do dia 22, o Dia Mundial Sem Carro.

Festa de lançamento

O Bike é Legal já chega fazendo barulho, com a festa de lançamento no bar e bicicletaria Las Magrelas:

30 de agosto, das 17h às 23h
R. Mourato Coelho, 1344 (veja mapa)
Há espaço para prender a bicicleta, claro! Vá de bike!

Veja a página do evento no Facebook

Nos vemos por lá!

Equipe Bike é Legal

Os ciclistas blogueiros, referências sobre o tema no Brasil, reunidos pelo Bike é Legal, são:

Aline CavalcanteAline Cavalcante

Jornalista e cicloativista, utiliza a bicicleta como meio de transporte desde 2008. É uma das idealizadoras do projeto Las Magrelas Bar e Bicicletaria e oGangorra, um espaço de trabalho compartilhado na Vila Madalena em São Paulo. Atualmente Aline trabalha com questões referentes à mobilidade urbana, qualidade de vida e incentivo ao uso seguro da bicicleta nas cidades, participando ativamente de grupos de discussão, coletivos, ONG’s, além de contribuir com seus textos para sites e revistas sobre o tema. Também é colaboradora do Vá de Bike.

“Eu uso a bicicleta pra me aproximar da verdade. O Bike é Legal promete ser o canal mais qualificado nas discussões sobre a bicicleta e as cidades”, diz Aline Cavalcante.

 

Bia FerragiBia Ferragi

Advogada e atleta de Mountain Bike Downhill, compete em eventos da categoria no Brasil e no exterior. Bia começou pedalando All Mountain (Cross Country Trail) e aos poucos foi se encantando com o Downhill.

 

 

Bob NogueiraBob Nogueira

Ciclista, atleta, apaixonado pelo esporte e exímio piloto freeride de Mountain Bike, Bob também é colunista da revista Bike Action e projetista das bicicletas Caloi.

“Acredito que pedalar é uma essência no espírito das pessoas que compartilham desta emoção e junto com sua bicicleta encontram paz e energia especial”, diz Bob Nogueira.

 

Felipe AragonezFelipe Aragonez

Jornalista, radialista e repórter da CBN. Trabalhou 4 anos como bikerrepórter na equipe de Renata Falzoni para as rádios Eldorado e Estadão ESPN. Hoje, Felipe é diretor do Instituto CicloBr, organização que trabalha na defesa dos direitos dos ciclistas urbanos. | www.ciclobr.org.br

 

Felipe MeirelesFelipe Meireles

Jornalista, ciclista e jogador de Rugby, Fel Meireles trabalhou 4 anos como bikerrepórter na equipe de Renata Falzoni para a rádio Eldorado. Atualmente é editor chefe do “Aventuras com Renata Falzoni”, além de videorrepórter dos canais ESPN e do site Bike é Legal.

 

João LacerdaJoão Lacerda

Jornalista, ciclista, editorialista do site da Associação Transporte Ativo (www.ta.org.br) e executivo da ONG Alana (www.alana.org.br). Lacerda é reconhecido pelos seus textos analíticos  e referência em estudos das políticas públicas.

“A bicicleta funciona como um óculos para enxergar as cidades”, diz João Lacerda.

 

JP AmaralJP Amaral

Gestor ambiental, ciclista, cicloativista, executivo do Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – e um dos criadores do Bike Anjo, associação de ciclistas voluntários que ajudam os iniciantes a pedalar. | www.bikeanjo.com.br

 

Murilo Azevedo

Murilo Azevedo

Jornalista, ciclista, diretor e produtor do filme “Perrengue”. No Bike é Legal, Murilo é nosso videorrepórter especial.

“A bicicleta é o grande símbolo de que as ruas são das pessoas”, diz Murilo.

 

Renata FalzoniRenata Falzoni

Arquiteta de formação e jornalista de profissão, Renata Falzoni utiliza a bicicleta como meio de transporte desde 1975 e é referência nacional quando o assunto é mobilidade em duas rodas. Fundou o Night Biker’s Club do Brasil em 1989, o clube de ciclismo noturno pioneiro no Brasil e no mundo, que serviu de base para a formação de vários outros grupos e clubes de ciclismo e cicloturismo no país. Renata já pedalou por 27 países, sempre na produção do programa Aventuras com Renata Falzoni, no ar desde o ano 2000 nos canais ESPN. | www.espn.com.br/renatafalzoni

“A bicicleta além de ser a melhor máquina que o Homem inventou, é auto sustentável. Um veículo de transporte que pode ser integrado com outras modalidades, uma alternativa para o caos no trânsito das grandes cidades, e é principalmente uma ferramenta de inclusão social”, diz Renata Falzoni.

 

RexRex

Montanhista, viajante e andarilho, Rex utiliza a bicicleta como meio de transporte há 12 anos. É formado em Comunicação Social e pós graduado em Educação Ambiental. Atualmente é professor de educação infantil e fundamental, além de ser bikerrepórter e chefe de redação do Bike é Legal. | www.facebook.com/caminhosdorex

“O meu veículo de transporte tem duas rodas, mas não tem motor. Sou movido a arroz, feijão e brócolis!”, diz Rex.

 

Reynaldo BertoReynaldo Berto

Artista autodidata e ciclista urbano há 20 anos, Reynaldo é o cartunista do Bike é Legal. Dono de um talento ímpar, seu traço é afiado quando o tema é cidadania sobre duas rodas. | www.reynaldoberto.com.br

“Boa parte do meu trabalho artístico é culpa da bicicleta, pois através dela eu enxergo o mundo de forma diferente da maioria das pessoas que estão dentro de um carro”, diz Reynaldo Berto.

 

Silvia BallanSilvia Ballan

Ciclista urbana há 25 anos, é editora de vídeo e bikerrepórter do Bike é Legal.  Mãe de Bia, de 15 anos, e Nina, de 6, Silvia começou a levar as filhas na bicicleta desde muito pequenas. | www.facebook.com/silviaenina

“Quando eu pedalo, o mundo fica mais bonito e o tempo existe. Eu posso compartilhar o dia com minhas filhas, meus amigos, minha família. Sem a bicicleta eu não existo”, diz Silvia Ballan.

 

Thiago BenicchioThiago Benicchio

Jornalista, pesquisador de mobilidade urbana e usuário de bicicleta na cidade desde 2004, Thiago é autor de mais de 4 mil textos publicados no blog Apocalipse Motorizado. Atualmente é diretor da Associação Ciclocidade. | www.ciclocidade.org.br

“O uso da bicicleta ajuda a melhorar a cidade porque transforma as ruas num espaço de convivência”, diz Thiago Benicchio.

 

Willian Cruz

Willian Cruz

Analista de sistemas, ciclista urbano, criador e editor do site Vá de Bike. Antes de pedalar como meio de transporte, Willian foi atleta de Mountain Bike. | vadebike.org

“Bicicleta é liberdade, alegria, amizade e união. E juntando tudo isso só pode sair coisa boa”, diz Willian Cruz.

Mas e o Vá de Bike? Continua?

Claro que sim! :D  Apesar da participação no Bike é Legal, nosso projeto continua firme forte. E mais: atuará como agência de notícias do Bike é Legal! Leia mais sobre isso aqui.


10 comentários para Site Bike é Legal promete agitar o mês da mobilidade no país

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>