Filme para a TV foi incluído na campanha "a São Paulo que a gente quer". Imagem: PMSP/Reprodução

Lançada campanha de respeito a ciclistas em São Paulo – assista

Assista ao vídeo da campanha Respeito Bicicleta, da Prefeitura de São Paulo, e veja a análise do Vá de Bike.

Filme para a TV foi incluído na campanha "a São Paulo que a gente quer".  Imagem: PMSP/Reprodução
Filme para a TV foi incluído na campanha “A São Paulo que a gente quer”. Imagem: PMSP/Reprodução
Veja também
Um motorista é multado por hora por
desrespeito ao ciclista em São Paulo

Motorista, cuidado: uma “fina”
pode resultar em morte

A reunião do prefeito com os ciclistas

Foi lançado no dia 11 de agosto, domingo, o comercial de TV da Prefeitura de São Paulo pedindo respeito aos ciclistas em São Paulo. O filme é parte de uma campanha mais ampla, que também utiliza rádio (com spots e informações nos boletins dos helicópteros), internet, TVs de ônibus e metrô, pontos de ônibus e possivelmente os relógios de rua. Após duas semanas de exibição na TV, a campanha entrará nas redes sociais e impressos até o Dia Mundial Sem Carro, dia 22 de Setembro. Saiba mais.

O vídeo parece ter sido inserido na campanha “A São Paulo que a gente quer”. Os outros filmes já veiculados dentro dessa campanha falam sobre corredores de ônibus.

Veja abaixo o vídeo que foi disponibilizado no canal oficial da Prefeitura no Youtube:

Assista aqui os outros vídeos dessa campanha!

A São Paulo que a gente quer. Imagem: PMSP/Reprodução
A São Paulo que a gente quer. Imagem:PMSP/Reprodução

Mensagens

Informações importantes são passadas no filme, tanto de forma textual como nas imagens. Os ciclistas são mostrados como cidadãos comuns, não atletas em treinamento. As imagens deixam claro que quem usa a bicicleta são pessoas como as que dirigem: possuem filhos, se deslocam para o trabalho, há até os que têm carro mas optam pela bicicleta, como mostra uma das cenas finais.

Há ciclistas com e sem capacete, representando o que se vê nas ruas. Certamente esse será um ponto polêmico, mas mostrar apenas ciclistas com capacete poderia causar um efeito colateral bastante danoso, ao passar a ideia de que apenas os que utilizam esse acessório merecem o respeito dos motoristas. Sabemos que a maioria não o utiliza. Entretanto, seu uso é recomendado no texto do comercial.

Os ciclistas do filme claramente ocupam a faixa de rolamento. É um avanço enorme termos isso sendo mostrado como o posicionamento adequado da bicicleta na rua, em uma comunicação da prefeitura. Ocupar a faixa é o comportamento mais seguro, mas por ser pouco aceito pelos motoristas é importantíssimo que tenha sido evidenciado e tenha o “lastro” dado por esse filme.

Desenhando para tornar claro: para respeitar a distância de 1,5m o motorista deve mudar de faixa. Imagem: PMSP/Reprodução
Desenhando para tornar claro: para respeitar a distância de um metro e meio, o motorista deve mudar de faixa. Imagem: PMSP/Reprodução

Uma das cenas mostra o ciclista no meio da faixa, com setas indicando que, para respeitar a distância lateral, torna-se necessário que o motorista utilize outra faixa. O texto fala sobre a distância necessária e também sobre reduzir a velocidade para ultrapassar, outro ponto importante.

Na presença de faixa exclusiva de ônibus, o ciclista é mostrado na segunda faixa. Mas em outra cena um ônibus ultrapassa adequadamente um ciclista que está na direita, utilizando a faixa adjacente. Com isso, duas situações são exibidas e reconhecidas como válidas: o ciclista na direita mesmo onde o ônibus circula e a utilização da segunda faixa, deixando a direita para os ônibus.

Há também informações destinadas aos ciclistas. Além das cenas que os mostram ocupando a faixa, há uma ciclista atravessando desmontada na faixa de pedestres e parando no sinal fechado, numa bike box. É feita a recomendação para utilizar “os acessórios de segurança” (entende-se o uso de capacete), um ciclista aparece sinalizando a mudança de faixa e todos trafegam no mesmo sentido dos carros. Ninguém utiliza a calçada.

O filme encerra com este ótimo texto: “a rua é de todos e tem espaço para todo mundo, é só saber compartilhar”.

Claro que muito mais poderia ser dito. Mas seria bem difícil acrescentar mais informação sem aumentar o tempo de 30 segundos dessa peça. Considerando essa limitação, a quantidade de informação passada foi bastante grande (e relevante).

Agora é ver o resto da campanha, em outras mídias. Ainda não sabemos se há outros filmes ou se essa é a única peça a ser veiculada na TV.

Gostou? Não gostou? Comente!

39 comentários em “Lançada campanha de respeito a ciclistas em São Paulo – assista

  1. Eu acho que tem que haver fiscalização. De que adianta se criar uma lei,como guardar 1,5m de distância de bikes se não se for multar os infratores. Outro dia na Paulista um motorista tirou uma puta fina e os policiais viram,e quando fui perguntar por que eles não multaram ainda ficaram putos comigo. Desse jeiito não vai funcionar. A realidade é que 80% da população de SP é extremamente egoísta e mal educada,que se não sentir no bolso,esquece que vão respeitar bicicleta.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. achei bom pra caramba!!!
    mas acho que tem que ficar em cima
    pra eles (politicos) não deixarem
    cair no esquecimento, o que é praxe
    por parte deles (politicos).

    Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Idéias, soluções, alternativas bem sucedidas em cidades complicadas como SP, que podem servir de exemplo e serem tropicalizadas,não faltam.

    Falta vontade política e aplicação de verbas nas ações corretas e necessárias, com soluções racionais e amigáveis, sem infantilizações, sem firulas e gastos direcionados, entupindo a cidade com placas, faixas etc. atendendo outros interesses, que não os do cidadão.

    http://www.nyc.gov/html/dot/html/bicyclists/bicyclists.shtml

    http://www.nyc.gov/html/dot/downloads/pdf/dot_bikesmart_brochure.pdf

    http://www.lowermanhattan.info/extras/pdf/dot_bikesmart_brochure.pdf

    Thumb up 1 Thumb down 0

  4. Com pregar a Campanha de Respeito ao Ciclista e estimular as altas velocidades em vias inadequadas ao mesmo, com tem sido feito?
    10 anos com o irresponável limite de 70Km na Av. Paulista (com diversas fatalidades, inclusive ciclistas)e outras vias inadequadas, sem se preocuparem com as consequências, principalmente como Fator Contribuinte para acidentes fatais?
    Depois, sob a falácia da Padronização para Segurança, corrige-se mínimamente o erro, (isentando-se de responsabilidades) e reduz-se para os ainda elevados 60KM, extendendo esse limite para tantas outras vias inadequadas. É assim que se dá segurança ao ciclistas, pedestres, motoristas?
    Estimular o desentendimento e o confronto entre os grupos potencialmente conflitantes que compões o sistema de trânsito de SP, sugerindo o “culpado da vez”, como tem sido feito, é uma estratégia maquiavélica, apoiada pela Mídia Amestrada, para esconder os verdadeiros responsáveis pelo mal-gerenciamento do problema, como o feito pela empresa de economia mista, travestida de órgão publico que, entre várias barbaridades e bizarrices, transformou SP na Capital Mundial das Placas de Trânsito.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  5. Achei bacana a campanha! Com o tempo pode-se fazer outras mais abrangentes, mas de inicico é um ótimo veiculo de concientização, tem que passar toda hora na midia para ficar gravado mesmo na cabeça das pessoas!

    Só acho que o uso dos equipamentos de segurança como capacete e luvas deveria SIM ser obrigatório, acho um capacete muito mais importante do que uma campainha por exemplo, que é um item obrigatório! Sem campainha na bike vc pode assoviar, gritar, fazer barulho, agora sem capacete levando um capote e enfiando a cabeça no meio fio…

    Bom enfim algumas coisas erradas precisam ser revistas antes da gente querer que as coisas sejam certas neste pais de meu Deus!

    Thumb up 0 Thumb down 3

  6. Sem querer parecer o revoltadinho reclamão, eu achei muito mas muito (desculpe o termo) bunda mole. Parece campanha de empreendimento imobiliário. Achei sem impacto, sem poder de reflexão, sem choque. Parece a família Doriana. Quando eu fiquei sabendo dessa proposta da prefeitura eu imaginei alguma coisa como as campanhas contra beber e dirigir lá da Austrália. Pra que nunca viu, e já circulou bastante na internet, segue um link: http://www.youtube.com/watch?v=Z2mf8DtWWd8 . Não é fácil de assistir até o final. É bem forte, mas ao mesmo tempo se mostrou muito eficiente. Os números mostram. Até os comentários abaixo do vídeo já mostram bastante o impacto que causou. Acho que nossa campanha deveria ser assim. Pra apagar um incêndio. Depois, mais pra frente, quem sabe, uma coisa assim, estéticamente mais agradável, mas leve pudesse ser legal. Eu posso estar completamente enganado, e provavelmente estou, mas essa é minha honesta opinião.

    Thumb up 0 Thumb down 2

  7. Acho justo e util, poooorém, acho certo tambem colocar propagandas educativas em ciclovia e trajetos de ciclistas, pedalo, ando de moto e de carro mas complica em muito a vida de todos , alem dos motoristas cegos e motociclistas estupidos, tambem estao surgindo os ciclistas com fone de ouvido no maximo (o que dificulta a sinalização sonora) e os que andam no verdadeiro zigue zague nas vias, como manter um metro e meios do que nao segue uma reta?

    Thumb up 2 Thumb down 0

  8. Até que enfim a prefeitura percebeu que a verba de publicidade deve servir pra gente, e não pra ela…

    Marketing é muito bom pra marqueteiro, não pra gente. E nem mesmo para o governo.

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  9. Muito legal essa iniciativa da prefeitura, mas mesmo com míseros 30 segundo podiam ter feito mais, faltaram imagens de carros engarrafados, pedalantes passando de boa por eles e chegando mais cedo em casa, como forma de incentivo pela troca, quando viável.

    Talvez teria sido melhor fazer mais um vídeo, contendo essa informação faltante, e mostrando bons modos e respeito por parte dos demais condutores.. sei lá, acho que funcionaria pelo menos pra metade de quem assistisse para entender que é bom e melhora a circulação nas vias.

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

  10. Achei positivo, mas seria interessante se ampliassem a campanha com placas e banners nas ruas, isso traria mais visibilidade para os motoristas e funcionaria como um lembrete todos os dias.

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 1

    1. Bem observado. Mesmo com campanhas massivas as pessoas se esquecem com muita facilidade. Um display grande e difícil de ser violado ou pichado seria interessante.

      Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 1

    2. Isso será feito!
      A campanha tem duração de 12 meses, sendo focada exclusivamente na TV até o dia 05 de setembro e logo depois em painéis dentro das estações de Metro, em propagandas nos pontos de ônibus, mídias sociais e rádios.

      Foram pouco mais de 7 pessoas com gravações de 6 a 10 horas cada um. Material para mais vídeos é o que não falta.

      O Objetivo da campanha é RESPEITE O CICLISTA. É uma campanha educativa e não para mostrar os prós e contras em utilizarmos a bike como meio de transporte. Foi um primeiro passo, mas nosso trabalho diário em reuniões, audiências públicas e etc continua.

      A campanha demorou devido aos protestos. Rolou uma preocupação que no momento onde a imensa maioria da população clamava por transporte público, aparecer uma campanha relacionada a bicicleta que infelizmente e erroneamente ainda é vista como medida totalmente voltada para “playboys com causa”, quando sabemos que a imensa maioria que usa a bike como meio de transporte é o oposto.

      Esse vídeo é apenas o começo. Não será 1 ou 10 propagandas que mudarão a visão dos motoristas. São um conjunto de ações. E insisto que aqui foi só o começo.

      Bom, é isso pessoal.. 😉

      Thumb up 2 Thumb down 0

      1. Mas se é campanha e se conjunto de ações, Thiago… e folhetos? Vão rolar uns folhetos? Pô, tem que rolar. Com faaaaaarta distribuição deles nos cruzamentos semafóricos! É respeito ao ciclista e respeito à lei, não cumprir o art. 201 dá multa. Então tasca lá em folheto sobre isso pra motorista aguardando sinal verde abrir amarelar…rs.

        Thumb up 1 Thumb down 0

        1. Cícero, tenho quase certeza de que há lei municipal proibindo a distribuição de folhetos, para não sujar as ruas. Por isso que as construtoras entregam aquela simulação bizarra de jornal nos cruzamentos hoje em dia.

          Thumb up 2 Thumb down 0

    3. Educação começa em casa e na escola. Para pais, filhos, ciclistas, pedestres e motoristas (inclusive futuros).
      Se entupir a cidade com mais placas, faixas e outras firulas, como tem sido feito, resolvesse os problemas, a cidade seria uma maravilha. Favorece mesmo a máfia da sinalização, fabricantes, prestadores de serviço e comissionados.

      Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *