Janette Sadik-Khan, secretária de transportes de Nova York, em evento de inauguração do sistema de aluguel de bicicletas da cidade. Foto: Thiago Benicchio

Secretária de Transportes de Nova York participará de seminário em São Paulo

Janette Sadik-Khan mais que duplicou o uso da bicicleta, graças à readequação de pontes e construção de ciclovias e ciclofaixas em Nova York.

Janette Sadik-Khan, secretária de transportes de Nova York, em evento de inauguração do sistema de aluguel de bicicletas da cidade. Foto: Thiago Benicchio
Janette Sadik-Khan, secretária de transportes de Nova York, em evento de inauguração do sistema de aluguel de bicicletas da cidade. Foto: Thiago Benicchio
Leia também
Carros ou pessoas? Lições a aprender com Nova York

Priorizar pessoas é tendência mundial

A dificuldade para atravessar as ruas em São Paulo

Incentivar a bicicleta pode ajudar na segurança pública

Moradores de SP querem mais segurança para bicicletas

A Frente Parlamentar em defesa da Mobilidade Humana confirmou a presença de Janette Sadik-Khan,  secretária de Transportes de Nova York, para o seminário “A bicicleta em São Paulo: políticas públicas para transformar a cidade”, que acontece na capital paulista em 25 de setembro.

Janette fará uma apresentação sobre a transformação que a cidade de Nova York vem passando nos últimos anos, graças à sua política em defesa de pedestres e ciclistas. Em cinco anos no cargo, abriu mais de 480 km de ciclofaixas, criou um grande corredor de ciclovias, implantou 50 km de corredores de ônibus e fechou várias áreas aos carros – como a Times Square, que tornou-se um grande calçadão. Além disso, 26 pontes da cidade foram readequadas, tornando-se mais seguras a pedestres e ciclistas e aumentando sua capacidade para recebê-los.

Crescimento espantoso do uso da bicicleta em Nova York, depois da entrada de Sadik-Khan, em 2007. A contagem é realizada pelo próprio Departamento de Transportes (DOT). Clique na imagem para mais informações. Fonte: DOT
Crescimento espantoso do uso da bicicleta em Nova York, depois da entrada de Sadik-Khan, em 2007. A contagem é realizada pelo próprio Departamento de Transportes (DOT). Clique na imagem para mais informações. Fonte: DOT

Priorizando as pessoas

Chamada de “Secretária das Bicicletas” pelo tablóide New York Post, Janette pode comemorar os resultados de seu trabalho: o número de ciclistas mais que duplicou nesses anos, graças à readequação de pontes e construção de ciclovias e ciclofaixas permanentes. Veja aqui.

“Antes, a política de transporte se resumia a aumentar a velocidade dos carros na cidade. Para mim, o mais importante de tudo é priorizar o pedestre, o ciclista e o transporte público”, disse Sadik-Khan em entrevista à revista Serafina (Folha de São Paulo). Sua presença na Câmara Municipal será de grande importância para a questão da bicimobilidade na cidade.

Nas imagens abaixo é possível ver os mesmos lugares antes e depois do plano de Ruas Sustentáveis (Sustainable Streets), parte de um plano de longo prazo para combater o aquecimento global, onde a prioridade é a eficiência dos ônibus, infraestrutura para bicicletas e áreas para pedestres, tornando a cidade mais segura e agradável para quem adota essas formas de deslocamento. Essas imagens foram apresentadas por Caroline Samponaro, da Transportation Alternatives, no 2º Fórum Mundial da Bicicleta, realizado em Porto Alegre em fevereiro de 2013.

Antes e depois: ciclistas, que precisavam trafegar junto aos carros, ganharam faixa exclusiva, com "buffer zone" para garantir sua segurança.
Antes e depois: ciclistas, que precisavam trafegar junto aos carros, ganharam faixa exclusiva, com “buffer zone” para garantir sua segurança.
Antes e depois: espaço que era desperdiçada com estacionamento virou área de convivência. Repare nas  "sharrows", indicando que o ciclista pode usar toda a via. Lembram um pouco nossas ciclorrotas, mas em São Paulo o ciclista é incentivado a pedalar junto às portas dos carros estacionados, colocando-se em grave risco.
Antes e depois: espaço que era desperdiçada com estacionamento virou área de convivência. Repare nas “sharrows”, indicando que o ciclista pode usar toda a via. Lembram um pouco nossas ciclorrotas, mas em São Paulo o ciclista é incentivado a pedalar junto às portas dos carros estacionados, colocando-se em grave risco.

Ainda segundo a apresentação de Caroline, o número de mortes caiu e o número de ciclistas aumentou, o que mostra que a cidade  vem se tornando cada vez mais segura. Em entrevista dada durante o Fórum, ela conta sobre a importância do poder público atuando dessa forma na cidade:  “Uma coisa que vim compartilhar é a forma que a cidade, o governo fez da bicicleta uma prioridade, investindo para torná-la mais segura, mudando nossas ruas para torná-la mais segura, acho que isso é importante”. Veja no vídeo abaixo, em 1:48.

Sadik-Khan em visita à cidade de Praga, capital da República Tcheca. Foto: European Cyclists' Federation
Sadik-Khan em visita à cidade de Praga, capital da República Tcheca. Foto: European Cyclists’ Federation

O seminário

O seminário acontece no dia 25 de setembro, a partir das 15h, na Câmara Municipal de São Paulo, e contará outros convidados cujos nomes ainda serão divulgados.

O objetivo do encontro é discutir os desafios e perspectivas para o estabelecimento de uma política cicloviária para o município.

Quando e onde

Seminário “A bicicleta em São Paulo: políticas públicas para transformar a cidade”
25 de setembro, a partir das 15h
Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100
Inscrições em breve (informaremos por aqui!)

Sobre a Frente

A Frente Parlamentar em defesa da Mobilidade Humana foi criada por vereadores de diversos partidos, com a finalidade de discutir a mobilidade em São Paulo por cidadãos que se locomovem sem a utilização de veículos motorizados individuais. Saiba mais.

2 comentários em “Secretária de Transportes de Nova York participará de seminário em São Paulo

  1. Excelente!

    Acha que pedalar é perigoso? Está mais do provado que quanto mais ciclistas nas ruas, menor o número de acidentes.
    E quando o governo oferece segurança e incetivo ao uso da bicicleta como meio de transporte esse número cai radicalmente.

    Nova Iorque foi por anos uma cidade baseada no uso excessivo de carros, priorizando o fluxo de veículos que na maioria das vezes só levava o motorista, algo praticamente igual ao que ocorre no trânsito de São Paulo. Mas ações simples mudaram a face da metrópole americana, tornando a cidade mais agradável de se viver e mais segura para pedestres e ciclistas.

    Se uma das maiores cidades do mundo, conseguiu mudar suas vias de forma simples e notória, será que São Paulo não pode fazer o mesmo?

    Thumb up 3 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *