Projeção em 3D de como será a ciclovia de Manaus. Imagem: Divulgação/Implurb

Manaus conquista sua primeira ciclovia

Pesquisa realizada pelo Pedala Manaus comprovou necessidade e convenceu o poder público de que o principal uso da bicicleta na cidade é como meio de transporte.

Projeção em 3D de como será a ciclovia de Manaus. Imagem: Divulgação/Implurb
Projeção em 3D de como será a ciclovia de Manaus. Imagem: Divulgação/Implurb

Em Manaus vai ter Copa – e também vai ter ciclovia. Uma das cidades a receber os jogos do mundial de futebol, a capital do Amazonas terá sua primeira ciclovia inaugurada até o início dos jogos – embora ainda não haja um prazo determinado. Investimento em mobilidade é uma das exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa), mas foi o movimento cicloativista local que levantou as principais necessidades cicloviárias e demandas para exigir que o poder público começasse a construção da ciclovia.

Foi por meio de uma Pesquisa de Origem e Destino, realizada pelo Pedala Manaus, que se levantou que o principal uso da bike na cidade é como transporte. “Em 2013, identificamos as vias mais usadas pelos ciclistas ao fazer a pesquisa”, conta Paulo Aguiar, do Pedala Manaus. O Implurb de Manaus (Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano) argumentou que não havia fluxo de ciclistas no local indicado para justificar a ciclovia. “Então, fizemos a contagem de ciclistas. Em 12 horas, passaram 1.200 bicicletas num dia útil, uma quarta-feira. Apresentamos a contagem à prefeitura e, vendo esses argumentos sólidos, começaram a fazer o planejamento da avenida”, relata Paulo.

A ciclovia não será totalmente isolada dos carros; em alguns trechos, a via será compartilhada com autos e terá sinalização vertical.  Serão 4,6 km de extensão ligando a Avenida Duque de Caxias, no centro, à orla da praia Ponta Negra, região turística da cidade.  A cidade já tem duas ciclofaixas, uma no bairro Novo Aleixo, com 6 km, e outra na Avenida Coronel Teixeira, em Ponta Negra, com 2 km.

Pesquisa realizada pela Pedala Manaus forneceu dados que justificam a criação da ciclovia. Imagem: Divulgação/Implurb
Pesquisa realizada pelo Pedala Manaus mostrou que bicicleta é muito mais usada na cidade como meio de transporte do que de lazer ou esporte. Imagem: Divulgação/Implurb

Por conta da percepção de que o uso prioritário da bike é como transporte, e não como lazer ou esporte, a Pedala Manaus solicitou à prefeitura que aprofunde a pesquisa de dados de uso desse modal na cidade, que tem quase 2 milhões de habitantes. “A prefeitura estimou que, em 2011, eram 57 mil as pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte, em 27 mil viagens/mês. A maioria utiliza como meio de transporte, principalmente nos bairros de baixa renda, que têm os ‘bicicleteiros’. Por isso nossa surpresa: esperávamos mais gente usando como lazer ou esporte, mas é transporte.”

Pressão

O Pedala Manaus existe há 4 anos e começou com passeios semanais. “Eles ajudaram a dar visibilidade à bicicleta. Muita gente que ia de carro até os passeios hoje sai de casa pedalando e experimenta trocar o carro pela bicicleta para ir ao trabalho”, diz Paulo. “Agora estamos começando as discussões efetivamente, e as coisas estão acontecendo rápido”, comemora.

Entre as inciativas da associação, está um documento assinado publicamente por todos os candidatos às eleições municipais – inclusive o atual prefeito – com compromissos ligados à bicicleta. “Como nada estava saindo do papel, fomos até a casa do prefeito à noite, em 150 ciclistas, e cobramos com uma carta aberta o compromisso assumido”, diz Paulo, que acredita que a pressão foi fundamental para a ciclovia começar a ser construída.

Imagem: Divulgação/Implurb
Imagem: Divulgação/Implurb
Imagem: Divulgação/Implurb
Imagem: Divulgação/Implurb

3 comentários em “Manaus conquista sua primeira ciclovia

  1. Também concordo com a Camila. Todos os caminhos levam pra Ponta Negra. Na Zona Leste, talvez estejam os bairros que mais se utilizem bicicletas. Mas, acredito que o lobby das empresas de ônibus está atuando fortemente pra evitar a construção de ciclovias que liguem o São José ao centro, distrito industrial e até a ponta negra. Contudo, eu aplaudo a iniciativa do Pedala Manaus. A sociedade civil organizada tem que pressionar mesmo, se não, as coisas não acontecem. Parabéns!

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. É uma iniciativa e um resultado excelente! Mas é ruim perceber que aparentemente a prioridade está sendo dada para o bairro nobre da Ponta Negra.

    Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *