Dia Mundial da Bicicleta nasceu após uma “viagem”

Imagem do curta italiano "A bicycle trip", inspirado na viagem de bicicleta do pai do LSD, Albert Hofmann Imagem/Reprodução

Imagem do curta italiano “A bicycle trip”, inspirado na viagem de bicicleta do pai do LSD, Albert Hofmann Imagem/Reprodução

Celebrado no dia 19 de abril, o Dia Mundial da Bicicleta deve a celebração a um experimento científico. O químico Albert Hofmann (1906 – 2008) foi um cientista suíço mais conhecido por ter sido o primeiro a sintetizar, ingerir e entender os efeitos psicodélicos da dietilamida do ácido lisérgico, conhecido mundialmente como LSD.

Quando era pesquisador do Sandoz Laboratories (hoje Novartis), localizado na Basiléia, Hoffmann começou a estudar algumas plantas como parte de um programa para purificar e sintetizar princípios ativos para uso como produtos farmacêuticos. Enquanto pesquisava derivados do ácido lisérgico, Hofmann foi o primeiro a sintetizar o LSD-25, em 1938. A principal intenção da síntese foi obter um estimulante circulatório e respiratório, ou seja, um analéptico.

Essa pesquisa foi colocada de lado por cinco anos, até 16 de abril de 1943, quando Hofmann avaliou novamente o material. Enquanto trabalhava com o LSD, ele acidentalmente absorveu uma pequena quantidade através de seus dedos e, sem querer, descobriu seus efeitos poderosos.

Dia Mundial da Bicicleta

Três dias depois, em 19 de abril de 1943, o químico realizou um autoexperimento para determinar os verdadeiros efeitos do LSD e intencionalmente ingeriu 250 microgramas da substância, uma quantidade que ele previu ser uma dose limite (para efeito de comparação, hoje uma dose limite real é de 20 microgramas).

Menos de uma hora depois, Hofmann experimentou alterações súbitas e intensas na percepção. Com receio de que tivesse se envenenado, ele então pediu a seu assistente de laboratório que o acompanhasse até em casa. O uso de veículos estava proibido devido às restrições da 2ª Guerra Mundial e fizeram a viagem de bicicleta.

No trajeto, a condição do cientista se deteriorou rapidamente enquanto ele lutava com sentimentos de ansiedade, alternadamente acreditando que o vizinho do lado era uma bruxa malévola e que ele estava ficando louco. Pouco tempo depois de chegar em casa, Hofman recebeu a visita de um médico. Este não detectou nenhuma anomalia física no paciente, a não ser os olhos extremamente dilatados.

Desde então, 19 de abril é celebrado como Dia Mundial da Bicicleta. Hofmann morreu de causas naturais em 29 de abril de 2008, no vilarejo de Burg, em Leimental, perto de Basileia, na Suíça, com 102 anos de idade. Com mais de 100 artigos científicos publicados, o cientista contou em seu livro “LSD: My Problem Child” (LSD: meu filho problemático, em tradução livre) a experiência de pedalar sob efeitos de LSD.

Curta

Os italianos Lorenzo Veracini, Nandini Nambiar e Marco Avoletta produziram um curta chamado “A bicyle trip” como trabalho de conclusão do curso no Centro Sperimentale di Cinematografia em 2007. No filme, é possível acompanhar um pouco do que pode ter sido a viagem vivida por Hofman naquele dia. O Dia Mundial da Bicicleta.

O Vá de Bike não recomenda o uso de bicicleta ou qualquer outro tipo de veículo sob efeito de substâncias alucinógenas ou alcoólicas.


6 comentários para Dia Mundial da Bicicleta nasceu após uma “viagem”

  • Emmanuel

    Ainda bem que ele não pôde dirigir naquele dia, senão acho que não teria chegado aos 102 anos :D

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • [...] como o Dia da Bicicleta. O que muitos não sabem, no entanto, é que a origem da data está ligada a experimentos com LSD. No dia 19 de abril de 1943, o químico Albert Hoffman decidiu ingerir 250 microgramas da droga [...]

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Rosana

    Que filme lindo!
    A bicicleta revela os detalhes e, muito frequentemente, os encantos de locais onde, de carro, nada vemos. Embora o uso de drogas seja um problema social, é interessante perceber que, de certo, modo pedalar nos transporta não só no espaço físico, mas também por uma outra realidade!
    http://vadebike.org/2012/04/coisas-que-so-ciclista-ve/

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  • Valdemir

    [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

    Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 3 Thumb down 15

    • Arthur

      Fumo maconha e pedalo todos os dias(não necessariamente uso drogas para pedalar).
      Essa coisa de que “sendo que o o verdadeiro intuito da bicicleta é o esporte, a saúde e o prazer de pedalar” afasta as pessoas do pedal, já que eles não se identificam como atletas.
      A bicicleta esta ai pra ser usada da maneira que a pessoa bem entender, não existe um VERDADEIRO INTUITO, desde que respeite os seus limites e as regras de circulação do CTB a bicicleta esta ai pro que você quiser fazer.
      Só pra constar adoro pedalar sem compromisso e correria no fds após ter fumado um baseado com meu amigos!

      Comentário bem votado! Thumb up 16 Thumb down 2

  • Luciana

    Eu nao sabia disso! Adorei o post!

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>