Vá de Bike conquista prêmio por incentivo à mobilidade por bicicleta

logo vadebikeÉ com muito orgulho que comunicamos aos nossos leitores, apoiadores e amigos que o Vá de Bike foi vencedor do prêmio “A Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil”, promovido pela Transporte Ativo (TA), na categoria Ação Educativa e de Sensibilização.

Segundo a TA, “os vencedores foram avaliados de acordo com a sua capacidade de promover o uso da bicicleta, originalidade, criatividade e impacto”. Receberemos esse prêmio no Rio de Janeiro, durante o II Workshop “A Promoção da Mobilidade por Bicicleta no Brasil” (dias 28 a 30 de abril).

É uma honra receber um prêmio de uma entidade que, para nós, é referência em muitos aspectos no que se refere à mobilidade por bicicletas. Essa conquista se soma a outras como o prêmio de Melhor Blog em Português, recebido da agência alemã Deutsche-Welle em 2011, e a homenagem feita pela fabricante de peças e acessórios Shimano, durante a Shimano Fest, em 2013.

Outras iniciativas excelentes receberam prêmios e menções honrosas. Veja a lista completa:

Transporte Ativo

Prêmio Ação Educativa e de Sensibilização:
Vencedor: Vá de Bike – São Paulo
Menção Honrosa: Bike Anjo – São Paulo
Menção Honrosa: Amigo Motô – Ameciclo – Recife

Prêmio Levantamento de Dados e Pesquisas:
Vencedor: Yuriê Batista – Avaliação da Ciclabilidade das Cidades Brasileiras
Menção Honrosa: Pedala Manaus – Primeira Contagem de Ciclistas de Manaus
Menção Honrosa: Ameciclo – Pesquisa Mobilidade por bicicleta no Recife

Prêmio Empreendimento:
Vencedor: Bicicletaria Cultural – Curitiba
Menção Honrosa: Public Propaganda e Marketing – Palmas Tocantins
Menção Honrosa: Las Magrelas + o Gangorra – São Paulo

Mais de uma década de ativismo

Cerca de seiscentas pessoas participaram da pedalada! Nesse momento, passavam sobre o Elevado Costa e Silva. Foto: Rachel Schein

Cerca de seiscentas pessoas participaram do passeio ciclístico da WWF, organizado pelo Vá de Bike, na Virada Sustentável 2013:  mais bicicletas nas ruas. Foto:Rachel Schein

Todo trabalho de sensibilização e formação eficiente é de longo prazo, devendo persistir para trazer frutos. O projeto Vá de Bike é uma ação educativa e de sensibilização de longo prazo, com resultados claros e conhecidos.

O site tem hoje cerca de 300 mil acessos por mês. Tivemos 4 milhões de visualizações desde 2010, sendo 1,6 milhão apenas em 2013. Há mais de 1300 páginas no site, com conteúdo próprio e de opinião. Nossa fan page no Facebook tem quase 30 mil curtidas e nosso perfil no Twitter tem 7 mil seguidores. E mais de mil pessoas recebem nosso resumo diário por e-mail (para receber, cadastre-se na coluna direita aqui da página).

Willian Cruz, do Vá de Bike, foi uma das vozes contrárias ao emplacamento de bicicletas em São Paulo. Foto: Rachel Schein

Ações junto ao poder público também fazem parte da atuação do Vá de Bike. Na foto de Rachel Schein, Willian Cruz participa de audiência pública que discutiu o emplacamento de bicicletas.

Há sempre a preocupação educativa em abordar em profundidade temas que são essenciais para a aceitação da bicicleta como meio de transporte e para a segurança do ciclista. Todo texto passa por pesquisa, sendo que a segurança do ciclista e a promoção da bicimobilidade nunca são deixadas de lado.

As Dicas para o Ciclista Urbano tornaram-se referência em recomendações para iniciantes e serviram de inspiração para muitos outros sites, manuais, matérias na imprensa e campanhas de conscientização.

As reportagens sobre legislação são muito acessadas: a página que esclarece o Código de Trânsito tem hoje mais de 400 visitas/dia, com mais de 80 mil views em 2013. Vários artigos esclarecem a importância do respeito ao ciclista, muitos em linguagem voltada ao motorista, clarificando leis e conscientizando sobre sua importância, com o potencial de salvar vidas.

Textos sobre segurança no trânsito ajudam ciclistas há mais de dez anos. Matérias sobre infraestrutura relatam boas práticas e escancaram iniciativas desastrosas. Em reportagens, reuniões e ações, cobramos respostas de gestores, parlamentares e empresas, influenciando no posicionamento e na conduta em relação ao ciclista.

As participações em matérias na imprensa tradicional, seminários, debates e palestras desfazem mitos e preconceitos perigosos, além de exercer caráter educativo em relação a infraestrutura e integração do ciclista ao trânsito.

O Vá de Bike também divulga e incentiva iniciativas de pessoas e entidades ligadas à mobilidade por bicicletas, como Bike Anjo, Ciclocidade, Transporte Ativo, Ciclovida, Mobicidade, BH em Ciclo, Pedala Manaus e tantas outras, atuando como fortalecedor e disseminador de boas iniciativas que merecem ser replicadas em outras cidades, além de influenciar indiretamente nas políticas locais em relação à bicicleta, através da repercussão e mobilização gerada pelas reportagens e questionamentos.

Agradecimentos

Esse prêmio não seria possível sem o apoio dos nossos leitores, fundamentais para nosso sucesso. Também somos gratos por ter um patrocinador que acredita na nossa causa, um apoio que tem sido essencial para manter a qualidade do site e a regularidade das postagens, trazendo a segurança necessária para manter a operação, junto com parcerias e apoios eventuais de outras empresas em diversos níveis.

Por fim, agradecemos profundamente o trabalho dos jornalistas que fortalecem o conteúdo do site: Aline Cavalcante, Lívia Araújo, Rachel Schein, Enzo Bertolini e Verônica Mambrini, além da Sabrina Duran, que vem nos ajudando na edição, revisão, diagramação e controle da pauta, e da Priscila Cruz, que resolve diversas questões administrativas e logísticas relacionadas à operação do projeto. O agradecimento vai também para a Silvia Ballan, que também nos dá uma mão sempre que precisamos, e para a Luciana Spedine, que já nos ajudou a traduzir/legendar alguns vídeos.

A todos vocês, nosso muito obrigado.


5 comentários para Vá de Bike conquista prêmio por incentivo à mobilidade por bicicleta

  • Carlos

    Um reconhecimento para um blog que está há mais de 10 anos, pela insistência, pela coragem, pela busca por uma melhor qualidade de vida. Uma continuidade que é raro hoje em dia.
    Parabéns.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • paulo teixeira

    Parabéns Willian e equipe por essa conquista. Que venha mais.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Paulo Sergio

    Parabéns William,você e sua equipe merecem,pelo belo trabalho que fazem por nós ciclistas,e continuem assim que vão vir muito mais prêmios como este,parabéns à todos e muito obrigado.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Vera Penteado

    Muito mais que merecido! Um site que é referência em informação didática, cultural, notícia em cima da hora merece um prêmio como este.
    Parabéns, William e equipe pelo trabalho maravilhoso que nos apoia, nos baliza e nos informa no dia-a-dia.
    Acho que posso falar por muitos ciclistas urbanos: muito obrigada e parabéns!

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>