clique para ir ao site

Como fazer um mapa cicloviário colaborativo da sua cidade

Criado pela ong Transporte Ativo para a cidade do Rio de Janeiro, mapa cicloviário online pode ser personalizado para qualquer cidade, dentro e fora do Brasil.

clique para ir ao site
Mapa cicloviário da cidade do Rio de Janeiro. Agora outras cidades podem utilizar, gratuitamente, o mesmo recurso. Imagem: Reprodução/TA

Em 2011, o Vá de Bike divulgou a criação do Mapa Cicloviário Colaborativo e Unificado do Rio de Janeiro, elaborado pela ong Transporte Ativo (TA) com o apoio do programa Rio Capital da Bicicleta. Trata-se de um guia simples, de fácil acesso, com informações abertas e gratuitas que facilitam a vida de quem pedala pela cidade maravilhosa.

O mapeamento traz dados geolocalizados sobre pontos de interesse e infraestruturas dedicadas ao ciclista mostrando onde há ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas, vias proibidas, bicicletários, lojas, oficinas, estações de bicicletas públicas, bombas de ar e até chuveiros.

Hoje, na cidade do Rio de Janeiro, já são cerca de 1000 pontos cadastrados formando um banco de dados confiável e extremamente valioso para garantir a boa experiência de se locomover sobre duas rodas. O aplicativo está disponível online e para celular.

Baixe os apps
Rio de Bicicleta, para dispositivos Android

Mapa Cicloviário do Rio de Janeiro para dispositivos iOS

Veja quais outras cidades já estão construindo seus próprios mapas. Imagem: Reprodução/TA
Veja quais outras cidades já estão construindo seus próprios mapas. Imagem: Reprodução/TA

Outras cidades

Recentemente, a Transporte Ativo divulgou a implantação do mapa em outras cidades brasileiras e até fora do país. “Além do Rio de Janeiro, hoje Niterói (RJ), São Francisco do Sul (SC), Macaé (RJ) e Belo Horizonte (MG) já têm mapas semelhantes, feito com nosso tutorial, disponibilizado gratuitamente para quem quiser baixar e fazer em sua cidade. Brasília está construindo o seu e no exterior, Munique (Alemanha) e Kuala Lumpur (Malasya), estão em contato para fazer o mesmo”, comemorou Zé Lobo, diretor da TA.

Fortaleza também tem seu mapa, que pode ser acessado aqui.

Faça você mesmo

Agora é hora de ação. Os moradores dessas localidades, ciclistas ou não, estão convidados a participar da construção do projeto, enviando dados e informações importantes a serem incluídos no mapa. Quanto mais pontos, mais completa e útil se torna a ferramenta para o ciclista urbano.

Não tem nada parecido na cidade onde você mora? Arlindo Pereira, um dos desenvolvedores do aplicativo e atual responsável pela sua atualização, preparou um tutorial DIY (do it yourself) simples e completo de como criar um mapa colaborativo igual a esse. Veja a versão em português e em inglês.

2 comentários em “Como fazer um mapa cicloviário colaborativo da sua cidade

  1. Como sugestão de ciclovias, aconselho à Prefeitura observar o seguinte mapa
    http://labs.strava.com/heatmap/#11/-46.69903/-23.57716/blue/bike
    Onde o azul é mais forte, é por onde passam mais ciclistas, é onde deveriam ser feitas as ciclovias. Agora, ter alguém com cabeça aberta para aplicar isso é que vão ser elas.
    O Strava é usado principalmente por quem gosta de treinar, não é um aplicativo que todos os ciclistas usam. Mas já dá para se ter uma base de quais são as vias e direçoes mais utilizadas por ciclistas, que quais locais e para onde vão quem utiliza a bike como meio de transporte. Coloquei este link, apenas na esperança que chegue à alguém de mente aberta que esteja de alguma forma envolvido na criação das ciclovias possa dar uma olhada.

    Thumb up 0 Thumb down 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *