Agentes da CET fiscalizarão ruas de São Paulo usando bicicletas

Fiscalização a infrações será feita também em bicicletas na cidade de São Paulo. Foto: Priscila Cruz

Fiscalização a infrações será feita também em bicicletas na cidade de São Paulo. Foto: Priscila Cruz

Agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET), conhecidos popularmente como marronzinhos, passarão a realizar seu trabalho de fiscalização nas ruas também em bicicletas. “Em vez de andar [apenas] de carro, a pé ou de moto, também você faz de bicicleta”, revelou o secretário de Transportes da cidade, Jilmar Tatto. A informação foi confirmada por Antonio Carlos Gambarini, Gerente de Relacionamento do órgão de trânsito, como você pode acompanhar no vídeo de Rachel Schein.

Os agentes de trânsito utilizarão não somente as ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas da cidade, mas também as ruas onde não há infraestrutura específica. A medida é importantíssima, por legitimar o uso da bicicleta em deslocamentos, colaborando com um entendimento mais amplo da população sobre seu direito de circulação nas vias, como veículo reconhecido pelo Código de Trânsito. Colocar o agente de trânsito no papel de ciclista também tem grande importância no sentido de que a Companhia passará a compreender com clareza cada vez maior as situações pelas quais passam os ciclistas da cidade.

O órgão também incentivará que seus funcionários circulem pelo centro da cidade em bicicleta, ao se deslocar entre os diferentes centros administrativos. Ainda não há data prevista para o início dessa operação, embora a bicicleta já seja utilizada para fiscalizar a Zona Azul em algumas regiões.


13 comentários para Agentes da CET fiscalizarão ruas de São Paulo usando bicicletas

  • Rosana

    Um dia as pessoas vão dizer às crianças: sabiam que São Paulo, antigamente, era perigoso andar de bicicleta?
    (Ah, adorei o bauzinho no bagageiro!)

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • pipoca

    PARABÉNS PELA REPORTAGEM ! Muito esclarecedora, parabéns também a iniciativa e a tudo que estão fazendo para melhorar a vida de nós ciclistas , que continuem assim, prefeitura, governo e todos os orgãos publicos!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Marcos Antonio

    Seria bom também as pessoas começarem a ver mais policiais militares de bike circulando nas ciclovias. Me lembro de ter visto uma vez na ciclofaixa de lazer na Domingo de Morais.
    Quem sabe até não poderia ter um grupamento da PM para ciclovias com maior movimento! É bom sonhar.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Rafael

    Esses marronzinhos sempre estão em Moema com a bike deles, infelizmente eu já fui atropelado duas vezes aí na ciclovia de Moema. Como a ciclovia é na esquerda os carros entram nos comércios e ruas sem olhare e nessas fui atropelado. Como a velocidade era baixa não aconteceu nada de grave comigo mas pedalo todo dia aí e sempre fico alerta.
    Já vi eles multando vários carros e mesmo assim é complicado em Moema.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Marcos Antonio

    Ótima iniciativa.
    Quem sabe se assim, quando os motoristas começarem a ver que os próprios marronzinhos usam bicicletas, isto fará com que cada vez mais eles entendam que bicicleta é sim um veículo e que também pode transitar nas ruas.
    Só espero que os próprios agentes da CET também pedalem respeitando as regras de trânsito dando exemplos. É frequente vermos casos de abusos de agente da CET com seus carros.
    E como bicicleta propicia um uso mais flexível… Sei não!

    Thumb up 2 Thumb down 0

  • Danilo

    Espero que disponibilizem bicicletas decentes para não cair em descrédito dentro do órgão.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Cícero Soares

    Putz, que notícia massa! E que videorreportagem bacana, hein?

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  • É uma boa, inclusive para a qualidade de vida dos marronzinhos. Ideal seria se eles pudessem usar bermuda e camiseta leve, como em cidades litorâneas, ou o ideal: roupas de ciclismo.

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 0

  • Pedro

    Excelente idéia!

    Thumb up 2 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>