Caminhada educativa visa a formar cidadãos conscientes no futuro. Foto: reprodução/YouTube

Caminhada com crianças em Curitiba mostra a cidade e suas regras na prática

Caminhada de observação ajuda os pequenos a entenderem e praticarem pequenas atitudes que tornam a cidade mais harmoniosa. Saiba como participar.

Caminhada educativa visa a formar cidadãos conscientes no futuro. Foto: reprodução/YouTube
Caminhada educativa tem o objetivo de formar cidadãos conscientes no futuro. Foto: Reprodução/YouTube

Como é que se faz para atravessar a rua? O que é uma travessia elevada? Que árvore é essa? Quem é esse homem na estátua? As crianças e seus muitos questionamentos (alguns dos quais permanecem até a idade adulta) são levados totalmente em conta em um passeio que pretende mostrar aos pequenos e seus pais a cidade como ela é e como todos devem agir para que ela viva em harmonia.

É a caminhada de observação “Pequenos pedestres, grandes motoristas”, proposta conduzida pela CicloIguaçu (Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu) em Curitiba (PR). Mães, pais e filhos caminham pelas ruas do centro da capital paranaense descobrindo pontos peculiares da região, além de aprender um pouco da dinâmica do trânsito e do comportamento de seus integrantes, entre pedestres, motoristas e ciclistas. “Isso ajuda a fortalecer, nas crianças, a visão de que elas são agentes do trânsito, e poder trabalhar uma mudança de valores e atitudes perante a cidade e a mobilidade”, explica Goura Nataraj, coordenador-geral da CicloIguaçu e um dos organizadores do passeio. Segundo ele, é importante, antes de tudo, que elas se vejam como pedestres. “No futuro, quando elas forem motoristas,  serão mais respeitosas e terão um trato mais diferenciado no trânsito”, acredita.

Exemplos positivos

No vídeo abaixo, o grupo sai da Praça de Bolso do Ciclista (que naquele momento ainda estava em construção), em uma parte histórica do centro de Curitiba, a Rua São Francisco, e se depara com situações que despertam a dúvida das crianças sobre como agir. O grupo aguarda que um motorista pare diante da faixa e, após a travessia, ele é aplaudido em reconhecimento ao gesto correto; em outro momento, as crianças opinam sobre como fazer para atravessar uma rua que não tem semáforo. Elas também aprendem sobre a transformação que as cidades vivem em sua existência: uma rua onde antigamente ficavam “estacionados” os cavalos dos viajantes e outra rua permanentemente fechada aos automóveis e aberta aos pedestres. Porções de passado e de futuro que convivem sob o mesmo céu.


Participe com seus filhos!

A ideia é que a caminhada “Pequenos pedestres, grandes motoristas” aconteça regularmente, com saída da Praça de Bolso do Ciclista. Para agendar sua participação ou obter mais informações, entre em contato pelo e-mail coordenacao@cicloiguacu.org.br ou pelo telefone 41 9746-2277.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *