Foto: Carlos Vitor

Vaga Viva, bicicletário em forma de carro e passeio ciclístico na zona norte de SP

Coletivo de ciclistas instalou nesse sábado 20 uma Vaga Viva e um bicicletário com formato de carro na Vila Nova Cachoeirinha. Entenda o que motiva essa ação.

Foto: Carlos Vitor
Foto: Carlos Vitor
Foto: Carlos Vitor
Foto: Carlos Vitor

O Ciclo ZN, coletivo de ciclistas da zona norte da capital paulista, montou uma Vaga Viva e um bicicletário com o formato de carro na Av. Parada Pinto, 141, Vila Nova Cachoeirinha. A ação tem o apoio do Centro Cultural da Juventude (CCJ) e é realizada nesse sábado (20) até as 16h. Passa lá! 🙂

Vaga Viva consiste em uma ocupação temporária de algumas vagas de estacionamento de carros, transformando-as em área de convivência, de lazer e área verde. O objetivo é provocar uma reflexão sobre o uso atual do espaço urbano, cada vez mais dedicado aos automóveis, em forma de avenidas, viadutos, estacionamentos, etc. Quando oficializadas permanentemente, passam a ser denominadas parklets. Saiba mais.

O bicicletário com formato de carro serve para conscientizar a população sobre quanto espaço um automóvel ocupa em relação à bicicleta e como este espaço pode ser melhor aproveitado, além de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. No espaço onde seria estacionado um carro, cabem 10 bicicletas.

O modelo é bastante semelhante aos criados pela Cyclehoop para o Festival de Arquitetura de Londres. A empresa de arquitetura e design, que tem vários modelos criativos e funcionais de bicicletários, explica em sua página que o formato de carro “transmite a mensagem de que bicicletas são mais eficientes no uso do espaço urbano que os automóveis”, além de funcionar como uma barreira que protege as bicicletas dos carros.

A ação faz parte das atividades da Semana da Mobilidade realizadas pela Ciclocidade. Veja também o calendário da prefeitura para a Semana.

Passeio ciclístico

O coletivo realiza ainda, também em parceria com o CCJ, um passeio ciclístico pela região no domingo (21). Participe!

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

2 comentários em “Vaga Viva, bicicletário em forma de carro e passeio ciclístico na zona norte de SP

  1. Sou arquiteta, tenho uma pequena casa em Pinheiros, onde está meu escritório, que tem garagem para um carro. Não uso a garagem e queria transformar a entrada para carro num estacionamento para bicicletas. Já faz um tempo estou tentando buscar informação se isso é possível e o que devo fazer, mas até agora não consegui. Saberiam me dizer qual seria o caminho para fazer isso?

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *