Tachinhas soltas propositalmente causaram transtorno a ciclistas no início da implantação das ciclovias em São Paulo. Foto: Lisa Watanabe/Arquivo pessoal

Cansado de pneus furados? Conheça as fitas antifuro e os pneus com reforço

Saiba como instalar uma fita de proteção e conheça outras soluções, como os pneus que não furam

Consertar um pneu furado é muito chato. Ainda mais o traseiro. Foto: Simon Law (cc)

Sejamos sinceros: um pneu furado muitas vezes acaba com o rolê. A não ser que você tenha muita prática, vai perder um tempão trocando a câmara, ainda mais se for o pneu traseiro. Remendar leva mais tempo ainda, com o risco do remendo não ficar bom. Se a gente está indo para um compromisso então, pior ainda: você vai se atrasar e talvez até chegar sujo. Mas não desanime: tem como evitar isso (ou ao menos reduzir bastante).

Fita antifuro da marca Sttone's. Produzida no Brasil, é uma das opções mais econômicas. Foto: Divulgação
Fita antifuro da marca Sttone’s. Produzida no Brasil, é uma das opções mais econômicas. Foto: Divulgação

A maneira mais simples de evitar isso é instalar fitas antifuro nas rodas. Elas são acondicionadas entre pneu e câmara, servindo de barreira contra objetos perfurantes. A marca mais conhecida é a “Mr. Tuffy”, que por ter sido uma das primeiras a chegar no Brasil acabou dando nome informal ao tipo de produto. Mas existem opções de menor custo, inclusive de produção nacional. Consulte um lojista.

O preço varia, mas para as duas rodas você vai gastar algo entre R$ 50 e R$ 150, dependendo do fabricante e da loja. Vale o investimento, mas se você não pode abrir mão desse valor veja mais adiante a seção “Faça você mesmo”.

Importante: com o tempo, as fitas antifuro deformam e se deslocam, deixando partes do pneu desprotegidas. É importante verificar sua situação depois de alguns meses de uso.

Como instalar

Quando você compra em uma loja, o mecânico fará a instalação para você rapidamente. Mas se você comprar pela internet, por exemplo, e precisar (ou quiser) fazer você mesmo a instalação, o vídeo abaixo, produzido pela equipe do site Pra Quem Pedala, mostra em detalhes como instalar a fita de maneira adequada:


Pneus que não furam

Pneus antifuro tem a banda reforçada para evitar perfurações. Imagem: Continental/Divulgação

Também existem pneus que praticamente não furam, por terem a banda central reforçada. Alguns pneus com essa característica, que já utilizei e atesto a eficiência, são os modelos Drifter, da Serfas, e o Town Ride, da Continental.

Pneus reforçados são mais caros, mas valem o investimento. Protegem melhor que as fitas antifuro e, assim como elas, só vão furar se você passar num objeto perfurante grande, como um caco de vidro de bom tamanho, ou se você tiver o azar de ter o pneu perfurado na lateral (é muito raro no asfalto, acontece mais em estrada de terra com lixo/entulho, desvie sempre).

Câmara de ar "autorreparável" da francesa B'Twin: líquido interior sela pequenos furos automaticamente. Foto: Willian Cruz
Revestimento interno dessa câmara sela pequenos furos.

Outras soluções

Há produtos aplicados dentro da câmara ou até mesmo do pneu, que os selam por dentro em caso de furo, e até pneus com uma banda reforçada, mas são soluções mais caras e difíceis de encontrar.

Na foto ao lado, uma câmara de ar que possui um líquido em seu interior, que sela automaticamente pequenas perfurações. Mas o leitor Marcos Antônio relatou nos comentários aqui da página que não funciona muito bem. Se você também já experimentou essa opção, conte pra gente nos comentários.

Se você conhece outras estratégias para evitar furos, conta pra gente ali no final da página!

Um cinto de segurança de automóvel pode ser reaproveitado como fita antifuro. Foto: Mountainbike.es/Divulgação
Um cinto de segurança de automóvel pode ser reaproveitado como fita antifuro. Foto: Mountainbike.es/Divulgação

Faça você mesmo

Foi ver o preço de uma fita antifuro e achou caro? Os pneus que não furam também estão fora de questão? A boa notícia é que dá pra improvisar.

Encontramos duas soluções caseiras que prometem substituir a fita antifuro com eficiência. Uma delas utiliza um cinto de segurança de automóvel e está no site Mountainbike.es. Segundo os espanhóis, ela tem a vantagem de proteger também as laterais dos pneus, além de ter a instalação bem simples. Difícil é achar um cinto de segurança sobrando.

A outra, feita com garrafas PET e fita tipo silver tape, está bem documentada nesse vídeo de Jefferson Melo. Como o PET é um material mais rígido, é muito importante não deixar pontas ou rebarbas, que podem acabar causando os furos em vez de evitá-los.


Peso dinâmico

Qualquer produto ou acessório que acrescente peso às rodas da bicicleta estará criando “peso dinâmico” ao conjunto. Por girar junto com as rodas, esse peso adicional se potencializa, diminuindo um pouco sua performance. Se seu objetivo é esportivo ou se você é tarado por deixar a bicicleta mais leve – e não se importa em trocar a câmara quando ela fura – essas soluções podem não agradar.

Mas quem faz uso cotidiano da bicicleta e a utiliza como transporte vai preferir instalar a fita antifuro (ou outra solução) e, na prática, não vai perceber mudança no peso do conjunto.

Tachinhas em ciclovias de São Paulo têm causado transtorno a ciclistas. Foto: Lisa Watanabe/Arquivo pessoal
Tachinhas em ciclovias de São Paulo causaram transtorno a ciclistas em 2014. Foto: Lisa Watanabe

Tachinhas em ciclovias tentaram frear expansão da malha em São Paulo

No início da implantação do plano de 400km de ciclovias em São Paulo, alguns ciclistas relataram que tachinhas estavam sendo colocadas nas ciclovias e ciclofaixas, por pessoas que se opunham às estruturas destinadas a proteger quem circula de bicicleta (leia aqui).

Tachinhas são objetos perfurantes e de ponta pequena. Não representam perigo a pneus de carros, que tem uma banda mais espessa, mas podem “picar” a câmara de bicicletas, ainda que de leve, causando nesse caso um esvaziamento lento (ou podem esvaziar de uma vez mesmo).

Ao contrário da expectativa de quem estava fazendo isso, esse problema não fez com que as ciclovias deixassem de ser usadas. As ciclovias (e os ciclistas) vieram para ficar, em uma mudança sem volta, por tudo que a bicicleta representa para as pessoas e para a cidade.

A atitude de distribuir tachinhas pela ciclovia é criminosa, pois além do prejuízo financeiro direto e do potencial prejuízo financeiro e moral indiretos (causados pelo atraso a um compromisso, por exemplo), possui também o potencial de causar um acidente que coloque em risco a integridade física e até a vida do ciclista afetado. Sem contar a possibilidade de ferir o pé de alguém que esteja atravessando a rua.

Quem pratica esse atentado contra outros cidadãos pode ser processado e responsabilizado pelas consequências diretas, indiretas e potenciais desse ato. Mas não foi possível encontrar a pessoa que estava fazendo isso, pois ela não teve coragem de mostrar a cara e praticava a sabotagem às escondidas. Por fim, parou de fazê-lo, tanto por perceber que não estava surtindo o efeito desejado mas também por intuir que essa era uma atitude criminosa e que poderia ser punida pelo ato.

78 comentários em “Cansado de pneus furados? Conheça as fitas antifuro e os pneus com reforço

  1. Fita antfuro feita com carpete de carro. Testei hj bateu certo. Usei fita silver tape pra proteger das quinas. Qualquer duvida. 71-992443946 Abraço galera.

    Thumb up 3 Thumb down 1

  2. Nooossa que legal essa reportagem, meus pneus furaram 3 vezes nesse último sábado. Farei essa gambi com a garrafa pet, quero ver furar agora
    haha

    Obrigado pela dica

    Thumb up 2 Thumb down 0

      1. concordo contigo. eu fiz a gambiarra de pet com a fita silver e acabei furando várias vezes o pneu com a própria fita que fica largando material dentro do pneu. hoje em dia não faz mais sentido fazer gambiarras tendo as fitas protetoras nacionais.

        Thumb up 1 Thumb down 0

  3. Pra evitar esse tipo de situação uso uma câmara de ar velha entre o pneu e a câmara da bike. Funciona perfeitamente bem.

    Comentário bem votado! Thumb up 11 Thumb down 1

  4. Estou chocada com o que aconteceu com os ciclistas na Rua Artur de Azevedo. Há muitos anos possuia uma loja nesta rua e tenho certeza que quem colocou as tachinhas foram alguns comerciantes insatisfeitos, pois no local onde as ciclofaixas foram colocadas, eles estacionavam seus veículos e se achavam os donos da rua, principalmente os comerciantes mais antigos do local (situados entre as Ruas Cônego Eugênio Leite e R. Joaquim Antunes. Sofri muito com estas pessoas que como disse se achando os donos da rua picharaam várias vezes meu comércio porque reclamei que estacionavam na entrada de carro de meus clientes. Mais uma vez não posso me identificar por não poder provar quem esta fazendo isso e para não sofrer represálias, mas estou solidaria com os ciclistas e acho uma atitude covarde, como eu também sofri. Espero de todo o coração que vocês peguem estas pessoas em flagrante. (Vou fazer o possível para descobrir e pegar estes covardes em flagrante)
    Atenciosamente

    Comentário bem votado! Thumb up 40 Thumb down 0

  5. A que ponto a intolerância das pessoas pode chegar… espalhar tachinhas na ciclofaixa, que P é essa?
    Isso é coisa de desenho do Papaléguas, meu Deus do Céu.

    Qual vai ser o próximo passo, se encarapitar no topo de um prédio e dar tiro em ciclista como se fosse um Bob Lee Swagger tupiniquim?

    Comentário bem votado! Thumb up 22 Thumb down 0

  6. Hoje 23/10/14 – colocaram tachinha na nova ciclovia da rua Coronel Lisboa ,Vila Clementino , meu colega que vem pro trabalho de bike por sorte não teve o pneu furado.Não entendo porque estão fazendo isso!

    Comentário bem votado! Thumb up 13 Thumb down 0

  7. Você é um gênio Zpedro ! Se não tivesse me ensinado q o carro tem rádio e air-bag eu nunca teria notado.

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 3

  8. zpedro, numa boa, acho que você está reclamando no lugar errado.

    Não vai ser em um site criado para atender aos interesses das pessoas que querem poder pedalar com segurança na cidade que você vai conseguir atingir seus objetivos de proprietário de carro. Não entendo como você ainda não percebeu isto.

    Você sabe que há órgãos próprios para ouvir os interesses colocados por você aqui, inclusive, há uma quantidade enorme de recursos na internet, seja sites ou outros blogs, que defendem os interesses de motoristas. Este pessoal está ansiosíssimo por ter você junto deles e discutir suas idéias.

    E quanto a maneira como você tem demonstrado em defender seus interesses, cuidado com isto. Você corre o sério risco de estar sendo egoísta e egoismo cega. Cega a ponto de, na defesa de seus interesses, poder acabar prejudicando algum ente querido seu sem você perceber.

    Pense que ciclistas não são seres separados do resto do mundo. Ciclistas são pessoas como você, seus filhos (se tiver), mãe, pai, etc.

    Ciclista é apenas uma condição que qualquer pessoa, independentede de raça, credo, classe social ou índole, pode estar apenas pelo fato de utilizar um veículo que denominamos bicicleta.

    Nenhuma pessoa é ciclista em si, nós apenas podemos estar, por alguns instantes na condição de ciclista.

    Lembre-se que o ciclista também pode ser um motorista de carro e lutar pelo direito de dirigir com conforto, segurança e praticidade.

    O ciclista também pode ser pai, mãe, filho, cuidador de pessoas idosas, cuidador de deficientes mentais ou pessoas incapacitadas fisicamente. Pode ser também a pessoa que algum dia irá cuidar de você quando estiver muito velho ou te ajudará em algum situação difícil.
    Pode ser o médico que algum dia poderá curar você de alguma doença grave e então você vai dizer “Muito obrigado doutor” mesmo que para ele foi apenas o cumprimento do dever.

    Ao defender ferozmente seus interesses não se esqueça que ninguém é isolado neste mundo. Fazemos parte de uma cadeia quase infinita de seres e recursos naturais dos quais todos nós, sem exceção fazemos parte, logo dependemos de alguma forma forma um dos outros.

    E para que você possa desfrutar do conforto de seu carro e do seu direito de ir e vir usando ele, lembre-se que com certeza você depende da existência de alguma pessoa que em algum momento da sua vida, pode estar na condição de ciclista e terá uma viagem de bicicleta mais segura podendo pedalar em uma ciclovia. Com mais segurança nas ruas ele terá mais chances de chegar bem no trabalho ou em casa e possa continuar vivendo e podendo, de forma direta ou indireta ajudar você a desfrutar do conforto do seu carro.

    E para finalizar, dedico a você um pensamento budista que pode transformar o mundo:

    Que zpedro seja feliz.
    Que zpedro não sofra.
    Que zpedro encontre as verdadeiras causas da felicidade.
    Que zpedro supere as causas do sofrimento.
    Que zpedro supere toda ignorância, carma negativo e negatividades.
    Que zpedro tenha lucidez.
    Que zpedro tenha a capacidade de trazer benefícios a todos os seres.
    Que zpedro encontre nisso a sua felicidade.

    Comentário bem votado! Thumb up 37 Thumb down 0

    1. [Comentário oculto devido a baixa votação. Clique para ler.]

      Esse comentário não tem feito muito sucesso. Thumb up 4 Thumb down 12

      1. Para que as pessoas comecem a pensar melhor sobre você, você tem que começar a pensar melhor sobre as pessoas.
        A partir do momento que você perceber que o mundo é o que nós pensamos sobre ele, você terá uma poderosa ferramenta de transformação para o mundo e consequentemente para você.
        Se você considera que o mundo é um lugar hostil e que todas as pessoas tem que lutar ferozmente para defender seus interesses o mundo será assim. MESMO QUE NÃO SEJA.
        Ninguém é bom ou ruim em si. Bom ou ruim é apenas uma condição. Às vezes temporária, muitas vezes duradoura, mas nunca SEMPRE.

        Para que você possa se entender melhor e descobrir o que pode estar errado, primeiro você tem que ver o outro não da forma como você gostaria que fosse mas da forma como o outro realmente é. E ver o outro não é interpretar o outro.
        É ver de fato, sem discriminação, preconceitos e conclusões.

        Ver sem olhos e mente.

        Quando você ver sem olhos e sem mente, não haverá mais ninguém mal para você.

        Comentário bem votado! Thumb up 20 Thumb down 0

    2. Muito bom esse texto, sou motorista e também ciclista nas horas de lazer, portanto sei os deveres e direitos dos dois lados, e entendo que a bicicleta é melhor forma de diminuir o trânsito de carros nas grandes cidades e melhorando a vida dos motoristas, um abraço a todos.

      Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *