Ciclovia da Av. Engenheiro Caetano Álvares, zona norte de SP, começa a ser sinalizada

Avenida da zona norte já começou a receber sinalização horizontal (solo) e vertical (placas). Foto: Enzo Bertolini

Avenida da zona norte já começou a receber sinalização horizontal (solo) e vertical (placas). Foto: Enzo Bertolini

A avenida Engenheiro Caetano Álvares, que liga o distrito da Casa Verde ao do Mandaqui, na zona norte de São Paulo, começou a ser demarcada e pintada para receber ciclovia. O início é no cruzamento da avenida com a rua Domingos Torres, na Casa Verde, e termina na rotatória na outra ponta da avenida, já no Mandaqui.

São pouco mais de 6 km de ciclovia no canteiro central nos dois sentidos. As placas indicando a presença de bicicletas e ciclovia já foram instaladas. Está em curso a pintura de solo em alguns trechos, enquanto em outros a sinalização com as bicicletinhas já começou a ser feita.

Aos poucos a zona norte de São Paulo começa a receber atenção da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) após a inauguração das ciclovias nas pontes da Casa Verde e Bandeiras e na avenida Ministro Petrônio Portella.

No canteiro central da avenida Engenheiro Caetanos Álvares está o córrego Imirim, parte canalizado e aberto e parte aterrado, onde hoje funciona um parque linear, entre o bairro Chora Menino e Vila Aurora.

A ciclovia vem atender uma demanda por mais segurança dos ciclistas que por ali circulam, além de suprir o deslocamento de ponta a ponta da avenida, que não conta com ônibus fazendo o trajeto entre as extremidades.

Fotos

As imagens abaixo, registradas em 16 de dezembro, mostram o início da sinalização da ciclovia da Av. Engenheiro Caetano Álvares.

Freguesia do Ó

Próximo dali, a rua da Balsa, que liga a avenida Inajar de Souza à avenida General Edgar Facó, também está sendo pintada e sinalizada e já recebeu placas indicando a presença de bicicletas. As duas vias possuem ciclovias mal cuidadas, mas muito utilizadas por moradores da região.

Veja no vídeo que foi publicado pelo Paulo Henrique, no Youtube:


13 comentários para Ciclovia da Av. Engenheiro Caetano Álvares, zona norte de SP, começa a ser sinalizada

  • Edimilson Augusto

    Sou morador há 45 anos na altura do número 3.000 da Avenida Engenheiro Caetano Alvares e faço caminhadas no canteiro central desta avenida desde o ano de 2.001, quando começaram a executar as obras das ciclovias nesta avenida nós que fazemos nossas caminhadas no canteiro central ficamos felizes porque íamos ficar sem a invasão de usuários de bicicletas no local destinado a pedestres, ai chegou a ciclovia , nós pensamos estamos livres deste bando de mau educados, nos enganamos, agora eles usam tanto o canteiro central destinado a pedestres como a ciclovia como bem entendem, pelo Código de Trânsito Brasileiro o ciclista se equivale ao pedestre desmontado de sua bicicleta, a bicicleta é um veículo leve de propulsão humana e deve seguir as mesmas leis dos veículos. A Bicicleta desde o ano de 1.997 é considerada um veículo e como tal deve seguir as leis de trânsito.

    Thumb up 1 Thumb down 3

  • Zensho Ichi

    Achei muito bom! 10min à menos no meu percurso! :D

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Tatiana Saito

    Uso muito a ciclovia da Engenheiro Caetano Álvares. Realmente ela é cheia de buracos gigantes e fica cheia d´água em diversos trechos, sem contar os desvios que o ciclista precisa fazer para atravessar os cruzamentos.

    Ainda assim, apesar de tudo isso, amo demais essa ciclovia! Até desacostumei a pedalar rápido porque sinto muito mais tranquilidade no pedal ao não ter q disputar a via com os carros. Aliás, toda a estrutura de ciclovias tem me beneficiado demais.

    Acredito que as ciclovias serão aprimoradas com o tempo, mas para isso acontecer, precisamos usá-las e enviar as reclamações e sugestões para a Prefeitura, que muitas vezes desconhece os problemas existentes!

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  • Wladimir

    Prezados,, tomem cuidado com a Engenheiro Caetano Alvares, os carros ainda não estão acostumados com as bikes na ciclofaixa e andam em alta velocidade.
    Infelizmente creio que o prefeito deva diminuir a velocidade máxima permitida, igual fizeram lá na região do Tucuruvi-Santana.
    Agora,,, que ficou uma …. droga a ciclofaixa pintada em cima de buracos, o perigo em dia de chuva e a noite é não enxergar o buraco, perder o controle e cair dentro do rio ou cair a direita onde passam os carros. (fizeram para Inglês ver…. com todo respeitos aos British)
    Falta sinalização visual (semáforos para bike e PLACAS igual na Faria Lima), eu venho pedalando de lá, pois não aguento mais o transito de São Paulo, carro tenho,,, prefiro bike,, mais rápido. Excelentíssimo Prefeito Haddad,, aqui ainda não é Europa ou EUA…. vamos fazer uma coisa mais “plausível”. Afinal, minha esposa professora votou no senhor, eu não.

    Thumb up 1 Thumb down 1

  • JORGE ALVES DE OLIVEIRA

    QUERO DEFINIR UMA PALAVRA PARA ESSA CICLOVIA DA ENGENHEIRO CAETANO ALVARES “SUICIDIO”, VOCÊ DEIXARIA SEU FILHO ANDAR DE BICICLETA NESSE TRECHO? APESAR DE NÃO TER FILHOS, EU JAMAIS DEIXARIA, POR CONSIDERAR MUITO PERIGOSO, OS CARROS PASSAM EM AUTÍSSIMA VELOCIDADE MORO HÁ MAIS DE 30 ANOS JÁ VI MUITOS ASSIDENTES FATAIS NESTA AVENIDA PERDI AMIGOS NESTA AVENIDA LEMBRO-ME QUANDO COMEÇOU A SER CONSTRUIDA EM 1975 DE LÁ PARA CONFESSO MUDOU MUITO, MAS AINDA CONTÍNUA SENDO PERIGOSA AGORA COM ESSA CICLOVIA, MUITO CUIDADO SE FOR ANDAR DE BICICLETA NESSE TRECHO PRINCIPALMENTE ENTRE A CONSELHEIRO MOREIRA DE BARROS E AVENDA IMIRIM QUE CONSIDERO O MAIS CRÍTICO OS MOTORISTAS NÃO COSTUMAM RESPEITAR CICLISTAS, E ISSO TORNA-SE UMA MISTURA PERIGOSA. QUER ANDAR DE BICICLETA SEM CORRER RISCO DE VIDA? VÁ NO HORTO FLORESTAL ALMENOS VOCÊ ANDARÁ COM SEGURANÇA SEM CORRER NENHUM RISCO DE SER ATROPELADO.

    Polêmico. O que acha? Thumb up 4 Thumb down 8

    • JORGE ALVES DE OLIVEIRA

      CICLOVIA: DINHEIRO MAU GASTO, QUERO VER QUANDO A TINTA COMEÇAR A DESBOTAR SE O PRÓXIMO PREFEITO VAI FAZER A MANUTENÇÃO ADEQUADA ALEGANDO FALTA DE VERBA, JÁ QUE ESTA TÃO PREOCUPADO ASSIM COM AREA DE LASER DEVERIA TER REFORMADO O PLANETÁRIO QUE JÁ ESTÁ HÁ VARIOS ANOS FECHADO OU OS CLUBES DE RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA DE SÃO PAULO,ONDE NOS FINAIS DE SEMANA A JUVENTUDE TERIA REALMENTE UM LUGAR PARA SE DIVERTIR, OU ATÉ GASTO NOS POSTOS DE SAÚDE TAMBÉM DE RESPONSABILIDADE DE PREFEITURA, CICLOVIA É LÓGICO QUE E BOM, MAS SÃO PAULO É CARENTE E DE MUITO MAIS COISAS E BEM MAIS IMPORTANTE JÁ QUE O PREFEITO AFIRMOU QUE NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES DEVERIA-SE VOTAR EM UM MÁGICO, BOM ACREDÍTO QUE SERÍA BEM MAIS FACÍL, JÁ QUE UM BURRO CONSEGUE SER ELEITO.

      Thumb up 1 Thumb down 0

  • Luciano

    A ciclofaixa da av eng caetano alvares esta uma porcaria, trechos confusos, para o lado da casa verde existe trechos que nao estao bem sinalizados e a pintura na via te confunde, ontem dia 24 do 12 proximo ao churrasquinho mu, uma pessoa foi atropelada na ciclofaixa na parte da tarde, não recomendo. como disse o amigo acima, os tarugos foram retirados sim, os babacas da prefeitura haviam pintado eles de vermelho, meu Deus que idiotas.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Maurício

    Meu caminho é pela “Engenheiro” quase todos os dias. Melhor para os ciclistas, que pela direita os conflitos com ônibus e caminhões é intenso, e compartilhando o canteiro central é perigoso por conta da quantidade de pedestres. Iria reclamar de Tarugos Camuflados na ciclovia próximo da Av. Imirim, mas, hoje vi que já retiraram.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  • Thiago

    Muito perigosa essa ciclovia, ela deveria ser implantada de outra maneira.

    Thumb up 3 Thumb down 0

  • Will msd

    Adoro a ideia das ciclovias mas acho que no caso da Av. Engenheiro Caetano Alvarez, no trecho que o Córrego do Mandaqui é canalizado, ela poderia ser implementada sobre o canteiro central já que há bastante espaço para isso lá!

    Thumb up 2 Thumb down 0

    • Debora Malaquias

      Como podemos acompanhar infelizmente não foi feito um projeto adequado para implantação das ciclo faixas ,
      Temos um canteiro central onde poderia fazer a ciclo faixa , planta muitas arvores e ainda fazer uma pista para caminhada. Mais infelizmente o que podemos ver é uma ciclo faixa estreita ruim para quem gosta de pedala.
      Ainda correndo risco de atropelamento.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  • SavianoMarcio

    Ótimo mais um caminho direto para a Zona Norte e próximo do Horto Florestal, seria legal uma interligação para a Ponte do Limão.

    Uma outra coisa, não li na nada na CET sobre a ciclovia da R. João Moura, parece que esqueceram de divulgar!

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>