Guia eletrônico gratuito ajuda quem quer viajar de bicicleta

Nascer do sol em Luis Correia (PI). Atrás da bicicleta está o Rio Amapá, que separa o litoral do Piauí do Ceará. Foto: André Schetino

Nascer do sol em Luis Correia (PI), um dos muitos lugares visitados por André Schetino. Atrás da bicicleta está o Rio Amapá, que separa o litoral do Piauí do Ceará. Foto: André Schetino

Quem curte bicicleta e viagem tem um prato cheio para leitura no fim de ano. O mineiro de Belo Horizonte André Schetino lançou o “Guia para viajar de bicicleta – Volume 1”, o primeiro e-book do projeto “Até Onde Deu Pra Ir de Bicicleta”, espaço de troca de conhecimento e informação sobre bicicletas e ciclismo entre leitores de todo o mundo.

O livro, que pode ser baixado gratuitamente, é resultado de cinco anos de pesquisas e viagens de bicicleta pelo Brasil e exterior. O leitor vai conhecer o que é cicloturismo, tipos de viagens, custos, montagem de bicicleta, escolha do roteiro, dicas sobre como transportar a bicicleta em aviões, trens e embarcações etc.

O Vá de Bike conversou com Schetino sobre sua história e o que o motivou a escrever sobre cicloturismo. Confira a entrevista a seguir.

André Schetino, autor do "Guia para viajar de bicicleta - Volume I". Foto: André Schetino

André Schetino, autor do “Guia para viajar de bicicleta – Volume I”. Foto: André Schetino

Por que você decidiu escrever um guia para viajar de bicicleta?

Bom, primeiro porque faço viagens de bike desde 2009 e ao longo desse tempo fui aprendendo algumas coisas com as experiências (tanto as positivas quanto as “roubadas”). Depois, porque percebi nesse tempo muita gente se interessando por esse tema: as comunidades de cicloturismo crescendo, o número de histórias de cicloturistas que tenho recebido no Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta, e-mails com dúvidas. O uso da bicicleta vem aumentando e é natural que as pessoas que descobrem o uso da bicicleta como meio de transporte nas cidades também pensem nela como uma forma diferente de viajar e conhecer novos lugares.

Por onde já passou de bike?

Além das pequenas viagens por cidades próximas a Belo Horizonte (onde moro), já pedalei por locais como a Estrada Real (Ouro Preto a Paraty), pelo litoral do Piauí e Ceará, Triângulo Mineiro, Santa Maria Madalena (interior do Rio de Janeiro), Nova York (EUA) e por Roma e região da Puglia, ambas na Itália.

Que experiências a bicicleta te proporcionou?

A bike me proporcionou e proporciona experiências novas diariamente. Seja no dia-a-dia com os desafios de convivência no trânsito ou nas trocas de experiências a cada encontro na estrada: com outros cicloturistas, com os habitantes dos locais por onde eu pedalo, ou com os leitores do site, com os quais eu converso muito.

Qual foi a viagem de bike que mais curtiu?

Difícil, hein? Cada viagem tem algo especial. Acho que vou citar a primeira, pelo litoral do Piauí e Ceará: primeira viagem sozinho por locais muito bonitos e pouco habitados; e a última, na região da Puglia: paisagens de tirar o fôlego, minha primeira viagem no exterior, e uma turma que se conheceu na viagem e viraram grande amigos.

Por que um livro gratuito?

Acho que a internet tem mudado um pouco a forma de nos relacionarmos com o conhecimento e também com as tradicionais formas de trocas comerciais. Acredito que disponibilizar o livro de forma gratuita pode me dar uma boa ideia do número de pessoas interessadas pelo tema. Já estou preparando o segundo volume do livro para o final de janeiro, esse com dicas para usar durante a viagem, que também será disponibilizado gratuitamente.

Atualizado: Schetino já lançou o segundo volume do Guia para viajar de bicicleta, além de um Guia de Hospedagem para Cicloturistas.


4 comentários para Guia eletrônico gratuito ajuda quem quer viajar de bicicleta

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>