Prefeitura de São Paulo recebe sugestões para o Plano de Mobilidade – participe!

Plano orientará ações, projetos e investimentos em mobilidade urbana já em curso e para os próximos anos. É possível participar pela internet e presencialmente.

Site receberá contribuições de pessoas interessadas em interferir no plano de mobilidade da cidade. Imagem: Reprodução
Site receberá contribuições de pessoas interessadas em colaborar com o plano de mobilidade da cidade. Imagem:Reprodução

A prefeitura de São Paulo, por meio do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT), lançou o site e cronograma de construção do novo Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) da cidade.

O documento é um instrumento de gestão pública que visa orientar as ações, projetos e investimentos em mobilidade urbana já em curso e para os próximos anos, a partir das diretrizes do Plano Diretor Estratégico. Tem como um dos princípios fundamentais a integração sistêmica de todos os modais de deslocamentos, com prioridade ao transporte coletivo e incentivo a opções não motorizadas.

planmob fb h

O Plano de Mobilidade vem sendo construído desde 2013 nas reuniões do CMTT e estará aberto para a participação ainda mais ativa da população. Quem não puder comparecer às reuniões do CMTT poderá contribuir pela internet ou de maneira presencial em um dos debates que serão realizados até 06 de março nas 32 subprefeituras da cidade e que abordarão aspectos regionais do PlanMob (veja o cronograma aqui).

Também estão previstas dez reuniões temáticas a partir dos segmentos representados no CMTT, como ciclistas, idosos e juventude, entre outros. As datas serão divulgadas posteriormente, no mesmo site. Essa é uma ótima oportunidade para opinar sobre a construção de ciclovias em seu bairro. Após os debates e reuniões temáticas, o texto final será publicado em abril.

Responda à pesquisa

A prefeitura está fazendo um levantamento de opinião via internet sobre a mobilidade urbana na cidade. O formulário traz perguntas sobre transporte público, calçadas, ciclovias e outras.

Sua opinião sobre os deslocamentos na cidade é muito importante para a construção do plano, especialmente se você usa a bicicleta. Para responder, siga este link.

Política Nacional de Mobilidade Urbana

O PlanMob/SP 2015 está sendo elaborado em atendimento à Lei Federal nº 12.587, de 2012, que estabeleceu a Política Nacional de Mobilidade Urbana. A lei determinou que todos os municípios com mais de 20 mil habitantes devem elaborar um plano de mobilidade urbana até esse ano de 2015.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Transportes, o plano está sendo construído por meio de um grupo de trabalho composto pelas secretarias do Verde e Meio Ambiente, do Desenvolvimento Urbano, da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, do Planejamento, Orçamento e Gestão, de Infraestrutura Urbana e Obras, da Habitação e da Coordenação das Subprefeituras, além das empresas públicas SPTrans e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

5 comentários em “Prefeitura de São Paulo recebe sugestões para o Plano de Mobilidade – participe!

  1. Olá, Eu enviei uma ideia para a candidata Sra. Erundina, até para ser uma forma de ajudar a favorecer a sua campanha para a Prefeitura de São Paulo. A minha ideia, com certeza seria de muita valia se aplicada. Nem imaginei que ela fosse dar importância. No entanto, ela colocou no debate, no qual fiquei surpreso e feliz, por saber que poderia ajudar a melhorar a minha cidade e evitar tantas mortes nas Marginais. A minha Sugestão:- MOTOVIA, nas marginais e avenidas que comportem essa ideia. Já existe uma faixa criada pelos próprios motoqueiros, entre os carros, só não existe regras e nem critérios para isso. Criar uma faixa exclusiva e obrigatória para motos. O Haddad pintou ruas e disse ser ciclovia. É só seguir a mesma regra, principalmente nas Marginais, na faixa expressa, ao invés de circularem entre os carros, circularem numa via exclusiva. Quem for flagrado fora da MOTOVIA, há mais de 100 metros das vias de acesso serão multados. Tem corredor para ônibus, foi criado CICLOVIA em alguns lugares lugares, que mal passa uma bike a cada hora. Em locais onde tem duas faixas de CICLOVIA, no caso por exemplo o TIQUATIRA na Penha, na hora de pico, a faixa do sentido de pico de transito seria usada exclusivamente por motos e o contra-fluxo, por bikes, já que a quantidade de circulação é muito pequena. Com isso, se cria regras para os motoqueiros, economia para os hospitais e salva vidas de muitos motoqueiros que tentam chegar mais rápido do que todos, aos seus objetivos e mais, não precisam circular por entre os carros, sem respeitar as regras e as leis. Outra opção também, é poder utilizar o corredor dos ônibis, onde não tem espaço para criar uma MOTOVIA. No caso, a Radial Leste. Não sou motoqueiro, não tenho moto. Sou Radialista, motorista que prezo pela vida do ser humano. Tenho muitas sugestão para ajudar nessa causa. Estou à disposição. Obrigado, Paulo Torres – Cel. 11-94793-5541

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Bike X Pedestre
    Uma idéia: Em pontos onde este encontro (bike e pedestre)se tornam muito vulneráveis, seria
    interessante ter um sinalizador (tipo campainha de bike) que avisa o pedestre da proximidade da bike.
    Este sinalizador seria acionado quando a bike passasse por um ponto instalado a alguns metros antes.
    Este ponto que aciona a campainha poderia ser tipo um radar instalado no chão onde a roda/peso da bike passaria…
    não sei… isto é coisa pra engenheiro…estou apenas tendo uma idéia.
    Att
    Vania Sueitt

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *