Vai ter ciclovia: veja nosso vídeo da manifestação pró-ciclovias em São Paulo

Milhares de pessoas pedalaram para pedir a continuidade da implantação de ciclovias em São Paulo. Foto: Silvia Ballan

Milhares de pessoas pedalaram para pedir a continuidade da implantação de ciclovias em São Paulo. Foto: Silvia Ballan

Por Willian Cruz,  com imagens de Silvia Ballan

Na noite da sexta-feira 27 de março de 2015, em mais de 45 cidades do Brasil e do mundo, milhares de pessoas saíram às ruas para defender o direito ao uso seguro de bicicletas nas ruas e o respeito ao ciclista como cidadão. A implantação de ciclovias na capital paulista havia sido suspensa por decisão da justiça, em decorrência de uma ação de autoria da promotora Camila Mansour Magalhães da Silveira, do Ministério Público Estadual de São Paulo (MPE-SP), e a paralisação das obras e proibição de novas implantações causou indignação não só nos ciclistas paulistanos, mas em irmãos de pedalada de todo o globo.

Nem só ciclistas querem as ciclovias. Foto: Silvia Ballan

Nem só ciclistas querem as ciclovias. Foto: Silvia Ballan

Participaram também pessoas que não utilizam a bicicleta, mas que entendem que a vida de quem pedala nas ruas tem valor e precisa ser preservada. Skatistas, patinadores, corredores, cadeirantes e até famílias andando a pé participaram dos protestos, que ficaram conhecidos também como “Bicicletada Internacional”. Não importando a orientação política, idade, gênero, classe social, escolaridade, região onde mora e simpatizando ou não com a figura do prefeito, até quem não concorda plenamente com detalhes da implantação das ciclovias paulistanas saiu às ruas por um mundo que valorize a vida, não a pressa. E pelo direito de circularmos na cidade sem que nossas vidas sejam ameaçadas por um viário projetado apenas para o automóvel, nem por alguns poucos motoristas intolerantes que, em seu discurso e suas ações no trânsito, negam o direito ao uso de outros modais ou partidarizam e personificam a discussão – que deveria ser estritamente sobre mobilidade.

Durante a manifestação, a liminar que proibia a continuidade da implantação das ciclovias em São Paulo foi suspensa pelo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), desembargador José Renato Nalini, causando uma alegria indescritível em quem participava naquele momento dos protestos. Somente em São Paulo, o número foi estimado em pelo menos 7 mil pessoas.

Certamente, um dia que ficará na história da mobilidade por bicicletas no Brasil.

Veja nos depoimentos dos participantes como foi estar em meio à maior manifestação pró-bicicletas que nosso país já viu. E dê uma olhada também na nossa galeria de fotos!

Podem comemorar. Vai ter ciclovia, sim.

Valeu a pena sair às ruas.

A todos no Brasil e no mundo que se juntaram a São Paulo, nosso muito obrigado. Lembraremos disso para sempre.

Essa conquista não trará frutos apenas a São Paulo. Ela tem o potencial de influenciar a implantação de estrutura cicloviária em todo o país. Comemorem. Mesmo.


10 comentários para Vai ter ciclovia: veja nosso vídeo da manifestação pró-ciclovias em São Paulo

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>