“Memes” ironizam críticas às ciclovias

Cansados de explicar a importância da proteção ao ciclista em discussões de internet que não levam a nada, ciclistas criaram série de memes sobre ciclovias.

As críticas às ciclovias por uma parcela da população têm sido recorrentes, principalmente em São Paulo. Muitas vezes são feitas com argumentação bastante rasa, ou focando em problemas pontuais que ocorrem em ciclovias no mundo todo, mas que nem por isso invalidam a política cicloviária das cidades que as implantaram.

Cansados de explicar a importância de uma política de proteção ao ciclista em discussões de internet que não levam a nada, ciclistas começaram a criar uma série de memes com fotos de ciclovias de outros países, junto a críticas que costumamos ouvir por aqui e um contraponto de elogio à estrutura estrangeira. Ao mesmo tempo em que satirizam a argumentação anticiclovia, essas brincadeiras mostram que a política cicloviária comumente elogiada em outros países é vista aqui como retrocesso, falta de planejamento e desperdício de dinheiro com “obras inúteis”.

O que você acha dessa brincadeira? Tem algum meme a acrescentar à lista? Comente!

Veja na nossa galeria as principais imagens que estão circulando nas redes sociais. Criamos também um álbum no Facebook, para facilitar o compartilhamento. 😉

101 comentários em ““Memes” ironizam críticas às ciclovias

  1. O problema do pensamento revolucionário petista é tentar justificar o injustificável usando do mais baixo relativismo. Não há fato no ato de elogiar algo errado no exterior, muito menos este validaria a reprodução do feito no Brasil. Lenin sentiria orgulho de tamanha falta de honestidade. E não, me chamar de tucano não lhe dá razão, ainda que isso fosse uma verdade. Mas desde quando a doutrinação subversiva se propõe a ensinar valores morais, como é o caso da verdade como princípio? Se você aceita as condições imorais da dialética revolucionária, o imoral é você.

    Thumb up 3 Thumb down 3

  2. O problema é o seguinte, o numero de carros nas ruas cresce desproporcionalmente ao numero de construção de novas vias. Isso é um fato! Não há como aumentar o numero de faixas de rolamento em grandes centros urbanos porque o custo de desapropriaçao é alto e litigioso, portanto, inviavel. A unica alternativa é investir pesadamente numa boa politica de mobilidade urbana e a Lei da Monilidade Urbana, de 2012, está ai para isso. Basta nossos governantes a colocarem em prática e nós, como cidadãos, precisamos cobrar para que algo seja feito. O que todos devem entender é que precisamos tornar nossas cidades numa cidade para as pesoas. Certamente isso tras algum transtorno para os usuarios assiduos de veiculos particulares mas, no fim das contas, todos somos pedestres em algum momento do dia. No Brasil, a partir dos anos 70, ouve um boom no setor industrial e desde entao medidas vem sendo tomadas para incentivar o consumo dos veiculos individuais, atrelado a isso, a insegurança e falta de investimentos no transporte publico contribuiram para a construção desse modelo. Precisamos reverter essa situação o mais rápido possivel cobrando dos nossos gestores um sistema de transporte publico intermodal e eficiente alem de segurança em nossas cidades. Infelizmente não podemos esperar ter um projeto perfeito com um planejamento perfeito para executa-lo. Nossas cidades ja estao saturadas. Em SP, milhares de pessoas morrem vitimas de acidente de transito todos os anos. Matamos mais no nosso transito do que nas guerras que vemos nos noticiarios na Tv. Isso nao é normal! Ou não deveria ser. Temos condições de mudar nosso futuro, só precisamos pressionar mais.

    Pra quem não conhece a historia das ciclovias da Holanda, segue um breve relato dessa historia de luta e conscientizaçao.

    http://youtu.be/RATz0q2uYlc

    Thumb up 2 Thumb down 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *