Árvores do canteiro central foram preservadas. Foto: Willian Cruz

Segundo trecho da Ciclovia da Paulista está quase pronto (e já vem sendo usado)

Passamos pela Av. Bernardino de Campos e registramos fotos do trecho novo. Duas quadras utilizarão piso “intertravado”. Veja em nossa galeria.

Ciclistas já utilizam boa parte do trecho novo. Foto: Willian Cruz
Ciclistas já utilizam boa parte do trecho novo. Foto: Willian Cruz

Passamos pela Av. Bernardino de Campos nessa segunda-feira, 10 de agosto, e registramos algumas fotos do trecho novo. Mesmo com tapumes, ciclistas já utilizam a estrutura não inaugurada, buscando proteção em um trecho com tráfego agressivo.

Quando entregue, essa ligação permitirá seguir do São Judas ao Pacaembu exclusivamente por ciclovia (à exceção de uma quadra entre a R. Madre Cabrini e a ponta da estrutura da R. Vergueiro). O trecho também fará ligação com a estrutura implantada amplamente no Centro. Outras ciclovias estão sendo sinalizadas no entorno da Paulista, como na rua 13 de Maio. A Praça Oswaldo Cruz também foi sinalizada, para fazer ligação tanto com a 13 de Maio quando com a futura ciclovia da R. Rafael de Barros, que fará ligação com a estrutura próxima ao Ibirapuera, permitindo um acesso seguro ao Parque.

Duas das quadras da Vergueiro onde já havia ciclovia (entre as ruas Dr. Nicolau de Souza Queiroz e Correia Dias) estão sendo reformadas para que a pista de bicicletas fique contida no canteiro central, seguindo o padrão de implantação da Paulista. A melhoria deve trazer ainda mais segurança a quem trafega de bicicleta pela região. Esse trecho terá piso “intertravado”, em vez do concreto pigmentado do resto da estrutura.

Por enquanto, o trecho em obras continua tenso para os ciclistas, que devem trafegar com atenção redobrada e estabelecendo comunicação visual com os motoristas (gestos, olhos nos olhos) para garantir – e impor, se necessário – seu direito de circulação segura na via. Na impossibilidade de utilizar a ciclovia ainda não concluída, recomendamos a utilização da faixa da direita.

Inauguração terá Paulista aberta

A Prefeitura de São Paulo abrirá novamente a Paulista às pessoas no dia 23 de agosto, um domingo, quando será inaugurado o trecho de ciclovia da Av. Bernardino de Campos. Com 800 metros de extensão, esse trecho liga a estrutura da Rua Vergueiro à recém construída na Avenida Paulista.

Segundo o prefeito Fernando Haddad, a abertura (que alguns consideram fechamento) será um novo teste para uma futura abertura definitiva aos domingos. Recentemente, os hospitais da região afirmaram não serem afetados pela medida.

Segundo o portal G1, as avenidas Bernardino de Campos e Paulista estarão abertas a pedestres e ciclistas das 10 às 17h do dia 23 de agosto. Na abertura anterior, a Bernardino ficou de fora. O secretário de Transportes, Jilmar Tatto, afirmou que haverá monitoramento da CET e, sendo a operação um sucesso, a avenida pode vir a ser aberta todos os domingos.

Confirme sua presença no evento do Facebook!

7 comentários em “Segundo trecho da Ciclovia da Paulista está quase pronto (e já vem sendo usado)

  1. boa noite gostei das fotos tem um trecho da ciclofaixa da madre cabrine pessimo estado pintaram em cima dos buracos e orrivel ir nesse trecho da madre cabrine quase chegando perto da rua capitão macedo favor verificarem esse trecho esá muinto ruim pode furar o pnel da bicicleta . uma boa noite

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Tem que pressionar a CET para saber quando ela fará os reparos nos trechos ruins ou o recapeamento completo da via, não só das ciclofaixas.

      Thumb up 2 Thumb down 0

  2. Uma aviso importante, o trecho crítico na Rua Vergueiro entre a Av. Bernardino de Campos e a R. do Paraíso também será reformado e modificado. Até a R. Dr. Eduardo Amaro as marcações no chão indicam que a ciclofaixa passará mais por dentro da praça https://goo.gl/maps/wVN0x e sairá entre as ventilações do Metrô voltando para o canteiro central https://goo.gl/maps/JOjII.

    Isso me leva a crer que a ciclofaixa do lado oposto sentido centro passará para o canteiro central como muita gente, incluso eu, deseja.

    Seria legal o site colocar essas modificações no escopo da matéria também.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  3. Me lembro que no plano mostrava uma ciclovia na Abílio Soares, terá esse trecho ou será apenas na Rafael de Barros?

    A subida da Abílio e menos íngreme para os ciclistas. Na rua Pamplona terá algum trecho para ligar com a da rua Honduras?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Que fotos maravilhosas! Agora precisa fazer a ligação entre a Paulista e a Vergueiro pelo atalho do Viaduto Paraíso. Também esperamos a continuação da ciclovia pela Dr. Arnaldo, conforme prometido pelo Secretário de Transportes em janeiro. E viva o plano cicloviário de SP!

    Comentário bem votado! Thumb up 4 Thumb down 0

  5. Me informei com um operário dessa obra e segundo me disse, a medida que os quarteirões forem ficando prontos, vão sendo liberados, a exemplo do trecho sobre o viaduto Paraíso, pois esse trecho entre a Praça Osvaldo Cruz até a Estação Paraíso é bem nervoso mesmo sendo um trecho curto.

    Ele me disse que até o final dessa semana deve estar liberado e os demais trechos da Praça onde fica a Estação Paraíso no dia 23.

    Thumb up 3 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *