Concepção artística da ciclopassarela. Foto: Divulgação

Novo acesso ligando Parque do Povo à Ciclovia Rio Pinheiros, em São Paulo, fica pronto em abril

Com 180 metros de extensão, a estrutura tem inauguração prevista para abril. Passarela será a sétima via de acesso à Ciclovia Rio Pinheiros

Com entrega prevista para abril, ciclopassarela já tem 18 meses de atraso. Foto/Divulgação
Com entrega prevista para abril, ciclopassarela já tem 18 meses de atraso. Foto: Divulgação

Após quase dois anos de atraso, teve início a construção de uma ciclopassarela que ligará o Parque do Povo à ciclovia do rio Pinheiros, próximo à ponte Cidade Jardim. Com 180 metros de extensão, a estrutura estará liberada para uso no final de abril, segundo estimativa da WTorre, empreiteira responsável pela obra. A ciclopassarela será feita sobre uma estrutura metálica e laje em concreto.

Não haverá interdição na ciclovia do Rio Pinheiros para a construção. Um guarda-corpo em aço que envolverá toda a estrutura protegerá os ciclistas que passarem pela região.

Este será o sétimo acesso que os ciclistas terão para chegar à ciclovia, importante via de mobilidade por bicicletas na cidade (veja os outros aqui). Ainda não está definido o horário de funcionamento da passarela, porém deverá ser o mesmo da ciclovia, das 5h às 19h30 diariamente (durante o horário de verão; fora dele, a ciclovia fecha às 18h, devido à ausência de iluminação).

Estrutura será feita pela empreiteira WTorre como obra de compensação. Foto/Divulgação
Estrutura será feita pela empreiteira WTorre como obra de compensação para complexo comercial construído na região. A passarela pode ser vista à esquerda da foto, em azul (clique para ampliar). Imagem: Divulgação

Contrapartidas

A via é parte das contrapartidas viárias obrigatórias da construtora WTorre, que deveriam ter sido entregues em outubro de 2012 para compensar o impacto no tráfego da região com a construção do Complexo WTorre JK, que inclui o shopping JK Iguatemi. A estimativa é que 20 mil pessoas passem pelo complexo diariamente.

Em teoria, o complexo comercial só receberia autorização para funcionamento após a entrega das contrapartidas acertadas com o Ministério Público por meio do Termo de Recebimento e Aceitação Parcial (TRAP). Porém, após acordo com a Prefeitura de São Paulo, o espaço foi aberto, e as garantias financeiras foram depositadas em uma conta fiança.

Promessas e atrasos

Se o prazo de entrega for cumprido, a obra será inaugurada com 18 meses de atraso. Em entrevista ao jornal SPTV (TV Globo) há cerca de dois anos, o dono do empreendimento, Walter Torre Junior, garantiu que todas as contrapartidas estariam prontas em outubro de 2012.

A empreiteira também teve que construir 4,8 km de extensão da ciclovia entre as estações Hebraica-Rebouças e Villa Lobos/Jaguaré, que foram entregues dentro do prazo.

Ciclovia Rio Pinheiros

Prefeito de São Paulo questiona proibição de pedalar em acesso da ciclovia

Ciclopassarela do Parque do Povo é inaugurada em São Paulo

Pista da margem oeste liberada para uso

Novos acessos trazem risco aos ciclistas

Pela primeira vez, São Paulo terá pontes com ciclovia

A opinião dos ciclistas sobre as soluções para a interdição

CPTM publica retratação por afirmação sobre Ciclovia

Monotrilho não prossegue sobre ciclovia enquanto
não houver alternativa para os ciclistas

Acessos e horário da Ciclovia Rio Pinheiros

5 comentários em “Novo acesso ligando Parque do Povo à Ciclovia Rio Pinheiros, em São Paulo, fica pronto em abril

  1. Estive no Parque do Povo ontem, 13/04 e ainda falta muito para o término. Havia um pessoal trabalhando nela, mas faltava muito da estrutura para ficar pronta. Acho que irá atrasar novamente…

    Em todo caso, a CPTM me informou de que a passarela ligando a Ciclovia da Pinheiros e o Parque Villa Lobos já está pronta e disponível para uso. Só não sei ainda se é verdade.

    Thumb up 1 Thumb down 0

  2. Mesmo com atraso essa passarela é muito bem vinda, porque as escadarias de acesso da Vila Olímpia é por demais complicado para quem como eu que tenho 75 anos: Gostaria de acrescentar que o acesso a Ciclovia pela rampas na ponte do Jaguaré é muito prejudicado pelo riscos nas duas extremidades da ponte; Além disso faz muita falta uma passarela de acesso a Pq. Vila Lobo na extremidade da Ciclovia.

    Comentário bem votado! Thumb up 10 Thumb down 0

  3. Na entrevista ao SPTV, será que o senhor Walter Torre perguntou à rede globo sobre a ciclopassarela que a emissora havia se comprometido a construir, em frente ao prédio da emissora e próximo à ponte estaiada?

    Thumb up 1 Thumb down 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *