Ciclistas, ativistas e membros do poder público estiveram reunidos em quatro dias de evento. Foto: Fabio Costa

Fórum de Manaus discutiu novos rumos da bicicleta no cenário urbano

700 pessoas participaram das atividades, nos 4 dias de evento, Discussões levaram em conta a presença cada vez maior de ciclistas nas ruas da cidade.

Organizadores do fórum em foto oficial. Foto: Fábio Costa
Organizadoras e organizadores do fórum em foto oficial. Foto: Fábio Costa
Ciclistas, ativistas e membros do poder público estiveram reunidos em quatro dias de evento. Foto: Fabio Costa
Ciclistas, ativistas e membros do poder público estiveram reunidos em quatro dias de evento. Foto: Fabio Costa

Discutir e propor os novos rumos da bicicleta no cenário urbano da capital amazonense foi o tema do 4º Fórum de Bicicletas de Manaus, realizado de 27 a 30 de agosto de 2015, em diversos pontos da cidade. O encontro teve painéis, rodadas de conversas, exposições e troca de ideias relacionadas aos avanços e desafios da bicicleta como alternativa de transporte nas cidades. Cerca de 700 pessoas, entre ciclistas, ativistas e membros do poder público estiveram reunidas em quatro dias do evento. A maioria dos participantes era oriunda de Manaus, mas havia visitantes de outras cidades do país.

Mais que um fórum de debates, o evento pretendeu pensar uma cidade sob o ponto de vista não só dos usuários da bicicleta, mas também da sociedade em geral, do meio acadêmico, da iniciativa privada e do poder público, avançando nas mudanças que já estão acontecendo, pois não há mais como negar a presença cada vez mais comum de usuários da bicicleta em meio ao trânsito, mesmo que em condições adversas de infraestrutura.

Cláudia Valente, ativista do Pedala Manaus. Foto: Fábio Costa
Cláudia Valente, ativista do Pedala Manaus. Foto: Fábio Costa

Esta quarta edição teve como convidados Zé Lobo (Transporte Ativo), Daniel Guth (Ciclocidade), Guilherme Tampieri (UCB / Bike Anjo), Alexandre Nascimento (Ir e Vir de Bike) entre outros. Idealizado para acontecer em diferentes espaços, a abertura do fórum  aconteceu no anfiteatro do Parque dos Bilhares, zona centro sul de Manaus, e os painéis realizados no Espaço Les Artistes Café-Teatro e no miniplenário João Bosco, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

Durante o evento também foram lançados os livros “Mais que Um Leão por Dia”, do jornalista e ciclista Alexandre Nascimento, e “A Realidade da Bicicleta no Brasil 2015″, resultado de uma parceria entre a associação Aliança Bike, a rede Bicicleta para Todos, a rede Bike Anjo e a União dos Ciclistas do Brasil (UCB).

Segundo o coordenador do Movimento Pedala Manaus, Paulo Aguiar, “o fórum foi para todos, pois falar, pensar, planejar ações, refletir e discutir sobre bicicletas é fundamental pra qualquer pessoa que queira uma realidade diferente, que se sinta insatisfeito e queira participar da mudança para uma cidade melhor e, principalmente, pra qualquer pessoa que tenha compromisso social com Manaus. Podemos destacar que nessa edição tivemos uma maior participação do poder público, cicloativistas, estudantes e a sociedade em geral”, disse Aguiar.

Lançamento do livro "Mais que um leão por dia", do jornalista Alexandre Nascimento. Foto: Fábio Costa
Lançamento do livro “Mais que um leão por dia”, do jornalista Alexandre Nascimento. Foto: Fábio Costa

Para a ciclista e ativista do Movimento Pedala Manaus, Cláudia Valente, “o fórum foi uma chance de colocar reunidas todas as pessoas que acham que a bicicleta é uma alternativa para melhorar a mobilidade urbana e trazer o poder público para participar dessa discussão é uma grande oportunidade.” Cláudia destaca que a bicicleta mudou sua vida. Devido a problemas de saúde, ela achou na bicicleta uma alternativa para amenizar o uso constante de medicamentos a partir de 2010. “Quando comecei a pedalar, minha qualidade de vida aumentou”, afirma.

O 4ª fórum de bicicleta em Manaus foi uma grande oportunidade de aproximar os amantes da bike, poder público e a sociedade em prol de um modal não poluente, em uma capital rica em recursos naturais. Para os organizadores do fórum, o cenário atual para a bicicleta como meio de transporte está longe de ser o ideal, mas a situação está mudando, e para melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *