Com pedalada, shows, competições e test rides, vem aí o Shimano Fest 2015

Sexta edição do evento oferece dezenas de atividades aos participantes ao longo de dois dias. Uma delas é uma pedalada organizada pelo Vá de Bike.

Shimano Fest 2015 acontece na capital paulista. Imagem: Divulgação
Shimano Fest 2015 acontece na capital paulista. Imagem: Divulgação

Nos dias 12 e 13 de setembro a cidade de São Paulo recebe o Shimano Fest 2015, sexta edição do evento organizado pela multinacional Shimano. O festival teve seu início em 2010, no município de Santana de Parnaíba, recebendo posteriormente três edições em Mogi das Cruzes e uma em Sorocaba, no interior de São Paulo. A ideia da companhia é reunir os amantes da bicicleta – tanto como esporte quanto como um veículo urbano – em um encontro aberto e gratuito.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Organizado no Jockey Club, o festival deste ano contará com exposições das principais marcas de acessórios e peças para bikes do mercado, que estarão demonstrando as novidades para o ano de 2016. Além disso, a Shimano promoverá test rides para quem sempre teve a curiosidade de experimentar uma magrela de outra modalidade, além de oferecer ajuda para crianças e adultos que ainda estão aprendendo a pedalar.

No domingo (13) o destaque será a competição de MTB Short Track, prova disputada em um circuito curto e que distribuirá pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI). Com isso, o público poderá ver de perto atletas de alto nível competindo por uma possível vaga nos Jogos Olímpicos. Iniciantes e amadores também poderão sentir o gostinho das corridas profissionais em pequenas competições organizadas para o público em geral; haverá, por exemplo, uma pista de Pump Track feita de madeira montada pela SP Hawks.

Para agradar ainda mais os visitantes, o evento contará com food trucks e shows de bandas variadas durante os dois dias de feira. Para garantir uma trilha sonora de ponta, a Shimano realizou uma parceria com a 89 FM, cujos DJs agitarão os presentes ao som do bom e velho rock.

A escolha de São Paulo como palco para a sexta edição da Shimano Fest demonstra que a companhia japonesa está engajada nas mudanças estruturais implementadas na cidade ao longo dos últimos meses – a capital já conta com quase 310 km de ciclovias, o que fortalece cada vez mais o uso da bicicleta como meio de transporte entre os paulistanos. A data também não foi escolhida aleatoriamente – setembro é o mês que se comemora o Dia Mundial sem Carro (22).

Foto: Willian Cruz
Foto: Willian Cruz

Vá de Bike organiza pedalada até o evento

Ficou interessado em participar da Shimano Fest? Você pode ir até o evento no passeio que está sendo organizado pelo Vá de Bike! A pedalada ocorrerá no domingo e terá início na Av. Paulista. De lá, os participantes pedalarão pela Ciclofaixa de Lazer até o Jockey Club, chegando ainda na parte da manhã para conseguir acompanhar todo o evento.

A pedalada sairá da Praça do Ciclista (próximo à Consolação), com concentração às 8h30 e saída pontualmente às 9h. Faremos todo o trajeto pela Ciclofaixa de Lazer, seguindo pela Paulista, Vergueiro e Jabaquara até o São Judas; Indianópolis, República do Líbano, Hélio Pellegrino, Olimpíadas, Funchal até o Parque do Povo; Ponte Cidade Jardim, Av. dos Tajurás, Av. Lineu de Paula Machado até a Rua Dr. José Augusto de Queiroz (que possui ciclovia), onde entraremos pelo Portão 1.

O passeio seguirá no ritmo do ciclista mais lento, para que todos possam acompanhar. A idade mínima para participar é de 12 anos, sendo que menores devem estar acompanhados de um familiar ou tutor, que se responsabilizará por sua segurança. Recomendamos não circular fora da área segregada da Ciclofaixa de Lazer. Todos os semáforos devem ser respeitados, o grupo mais à frente aguardará que os demais se juntem caso a massa seja dividida. Cada participante é responsável pela sua própria integridade física, pois estando em ambiente aberto e público sujeitam-se às ações de terceiros, além da própria destreza na condução da bicicleta. Participantes com histórico de problemas cardíacos ou respiratórios devem consultar um médico antes de realizar qualquer atividade física ou esportiva. A bicicleta deve estar em bom estado.

Ainda temos alguns adesivos do Vá de Bike por aqui, que podemos distribuir para quem completar o percurso. Confirme sua participação na página do evento! 😀

Doação de alimentos e bicicletário

Vale ressaltar que o Shimano Fest 2015 é um evento gratuito. A Shimano incentiva que os interessados façam a doação de 1 kg de alimento não-perecível na entrada do festival. Os visitantes poderão fazer uso dos bicicletários instalados no local para guardar suas magrelas com segurança, mas lembre-se de levar seu cadeado ou corrente (recomendamos sempre o uso de uma u-lock, veja aqui).

Participantes poderão ver atletas de alto nível em ação. Foto: Divulgação
Participantes poderão ver atletas de alto nível em ação. Foto: Divulgação

Quando, onde e como chegar

Shimano Fest 2015
12 a 13 de setembro, das 9h às 17h
Jockey Club de São Paulo – Rua Dr. José Augusto de Queiroz, S/N, Portão 1 (mapa)

No domingo, a Ciclofaixa de Lazer facilita a chegada ao local (veja os trajetos). Há algumas ciclovias na região que também podem ser úteis, especialmente no sábado (consulte o mapa atualizado das ciclovias).

Quem preferir usar o transporte público para chegar lá poderá usar estações de trem e metrô localizadas nas redondezas. A estação de trem mais próxima é Cidade Jardim, da CPTM. A estação Butantã da linha amarela do Metrô fica um pouco mais distante. Por isso, se você estiver de metrô, sugerimos fazer baldeação para a linha de 9 da CPTM na estação Pinheiros, sentido Grajaú.

Vale lembrar que é possível embarcar com a bicicleta nos trens da CPTM e do Metrô aos sábados após as 14h e aos domingos e feriados o dia todo. Nos dias úteis, as bikes são permitidas nos vagões a partir das 20h30.

Para mais informações, visite o site oficial  a página do evento no Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *