Escolinha Bike ensina crianças a pedalar no trânsito

Foto: Douglas Lucena

Foto: Douglas Lucena

As ciclovias chegaram para ficar e, com elas, a necessidade de formar cidadãos mais conscientes e preparados para lidar com esse novo modelo de cidade, onde as bicicletas deixam de ser coadjuvantes no trânsito.

Com foco em crianças de 2 a 7 anos de idade, a Escolinha Bike tem o objetivo de ensinar aos pequenos como andar de bicicleta em centros urbanos de forma segura, colocá-los em contato com a rotina do trânsito e suas regras e lidar de forma harmoniosa com a questão da mobilidade urbana para auxiliá-los no desenvolvimento do papel de cidadão.

Foto: Douglas Lucena

Foto: Douglas Lucena

A ação, que estreou no dia 12 de outubro, aconteceu simultaneamente em sete capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. No total, 750 crianças participaram do evento, realizado pelo Itaú e em parceria com a Compartibike.

“Essa iniciativa é um importante passo que damos pela mobilidade urbana, uma das causas do Itaú ao lado de educação, cultura e esporte. Nosso objetivo é promover a bicicleta como modal de transporte sustentável e também conscientizar adultos e crianças de todo o Brasil sobre essa temática. A educação é fundamental para preparar as futuras gerações para o exercício da cidadania e da convivência em sociedade. E com a educação no trânsito não poderia ser diferente”, explica Luciana Nicola, superintendente de Relações Institucionais e Governamentais do banco.

Foto: Douglas Lucena

Foto: Douglas Lucena

Como participar

A Escolinha Bike ainda será realizada todos os finais de semana, até dezembro, em diferentes locais nas praças que contam com o sistema de compartilhamento de bikes do Itaú. Serão nove edições mensais, totalizando 27 encontros com as crianças, seus pais e os professores. A Escolinha Bike é um projeto itinerante, portanto os locais podem mudar a cada semana. Programe-se consultando onde será a próxima edição, no site do projeto.

Para participar, os pais e/ou responsáveis da criança devem retirar uma senha no local onde a Escolinha Bike estará instalada no dia. Esta senha, válida apenas para o dia vigente, permitirá que o aluno participe de uma das turmas com 20 vagas disponíveis a cada hora. A participação é gratuita.

“A Escolinha Bike é um projeto inovador, que se inspira em experiências internacionais e traz para o Brasil a oportunidade de crianças que ainda não pedalam entrarem em contato com a bicicleta desde cedo. Precisamos começar a mudança cultural pelas crianças”, afirma Tomás Martins, Diretor da Compartibike.


1 comentário para Escolinha Bike ensina crianças a pedalar no trânsito

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>