Site mapeia rotas turísticas de bike pela capital paulista

Apoie nosso trabalho,
doe um libre!
Foto: Rachel Schein

Ciclovia no Viaduto do Chá, no centro histórico da cidade. Foto: Rachel Schein

Ainda em comemoração pelo mês da mobilidade e pelo Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro), a SPTuris lançou o SP de Bike. Concebido em formato online, o projeto inicia com cinco sugestões de roteiros para quem pretende conhecer a capital paulista de bicicleta, sejam turistas ou moradores.

As rotas passam prioritariamente por vias exclusivas para ciclistas e possuem atrativos turísticos no caminho, como parques, museus, centros culturais e prédios históricos. Para facilitar o planejamento do ciclista, a distância aproximada do percurso e o tempo previsto estão descritos no site.

O serviço ainda conta com o mapa geral da infraestrutura cicloviária (ciclovias e ciclofaixas) já existentes na cidade, dividido por região, facilitando a visualização dos locais para pedalar. Além disso, a página possui notícias relacionadas ao mundo das bicicletas, sugestões de grupos e associações de bikers, dicas de segurança e comportamento, assim como informações sobre onde alugar ou emprestar bicicletas, locais bike friendly e explica como fazer integração nos trens e metrôs e outros serviços. O Vá de Bike é um dos sites recomendados.

Os números das ciclovias

O uso da bicicleta tem crescido cada vez mais em todo o mundo e, na capital paulista, a prefeitura pretende chegar a 400 quilômetros de infraestrutura cicloviária implantada até o final deste ano. Levantamento divulgado pelo Observatório de Turismo e Eventos – núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris – no início de 2015 mostrou que as novas ciclovias incentivaram 84% dos usuários a utilizar a bicicleta como meio de transporte, sendo que mais de um terço dos usuários entrevistados já utilizava o veículo para ir de casa ao trabalho. A pesquisa ainda apontou que a nota geral da estrutura cicloviária na cidade foi de 7,2 e que a maioria dos usuários é de homens – quase 80% – na faixa etária dos 30 a 39 anos (31,58%). A pesquisa na íntegra está no site do Observatório de Turismo e Eventos.

Gostou da matéria? Doe um libre
e ajude nosso projeto a continuar!

1 comentário para Site mapeia rotas turísticas de bike pela capital paulista

  • Fabricio Semmler

    O centro de São Paulo é ótimo para se visitar de bike!
    Há muitas atrações turísticas como o Parque da Luz, Viaduto do Chá, Centro Cultural da Vergueiro, Av. Paulista, entre outros.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>