Rede Amazônica divulga vídeo sobre respeito entre ciclistas e motoristas

Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

A Rede Amazônica, afiliada da Rede Globo no Amazonas, lançou no início de dezembro a campanha de vídeo “Pratique: Cidadania”. O primeiro vídeo da série mostra ”a importância do respeito entre ciclistas e motoristas e os deveres de cada um”.

Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

O filme esclarece que a bicicleta também é um veículo e deve rodar na faixa de rolagem, pedindo que o ciclista não pedale colado ao meio-fio (entenda o motivo). Ao motorista, pede para respeitar a distância lateral de 1,5 m ao ultrapassar, ao mesmo tempo em que a imagem mostra um automóvel mudando de faixa para ultrapassar uma pessoa em bicicleta (saiba aqui por que isso é importante).

Com bastante informação, bem distribuída ao longo dos curtos 30 segundos, o vídeo explica ainda que o capacete não é obrigatório, apesar de recomendado, e indica que o ciclista sinalize sempre que for realizar uma manobra, como virar em uma rua ou mudar de faixa. São ilustrados homens e mulheres usando a bicicleta no trânsito, com roupas de uso cotidiano.

Ciclotivistas locais participaram da produção. “Demos umas dicas para a produtora e também fomos os atores, mas o mérito maior foi da Rede Amazônica”, destaca Paulo Aguiar do Pedala Manaus. “E a produtora captou muito bem o comportamento dos ciclistas nas ruas”, completa.

A ação amazonense lembra a campanha Respeito Bicicleta, criada em 2013 pela Prefeitura de São Paulo e veiculada na capital paulista durante duas semanas. E não é à toa: segundo Paulo, os filmes da campanha paulistana serviram como referência. Os vídeos de São Paulo foram uma demanda direta dos cicloativistas ao poder público, que também participaram da criação da campanha e atuaram nas imagens.

A campanha “Pratique: Cidadania” será veiculada em todas as emissoras da Rede Amazônica e no perfil do grupo nas redes sociais. A cada mês, um tema novo será abordado. O segundo vídeo já está pronto e será veiculado em janeiro, abordando o valor do respeito às vagas de idosos, gestantes e pessoas com deficiência, além de comentar como podemos ajudar no dia a dia dessas pessoas.

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>