Pedalada na Virada Sustentável São Paulo 2016

Pedalada sairá da Praça dos Arcos, passando pela Avenida Paulista, terminando no Parque Ibirapuera.

Pedalada sairá da Praça dos Arcos, passando pela Avenida Paulista, terminando no Parque Ibirapuera.

Atualizado: Saiba como foram as atividades

A bicicleta tem grande importância como meio de transporte sustentável nas grandes cidades, beneficiando o meio urbano, o ambiente e a sociedade.  Por isso, as bikes não poderiam ficar de fora da Virada Sustentável São Paulo 2016, maior festival de educação e mobilização para a sustentabilidade do Brasil.

Com centenas de atrações culturais e atividades gratuitas, a 6ª edição da Virada Sustentável acontece entre os dias 25 e 28 de agosto. E no domingo 28, o Vá de Bike traz diversas atividades com bicicleta, começando com uma pedalada que sai da região da Paulista e leva os participantes até o Parque Ibirapuera, onde acontecem outras ações: uma Gincana e uma Caça ao Tesouro, atividades abertas a todas as idades. E à tarde acontece uma oficina para ensinar crianças a andar de bicicleta!

As atividades da Pedalada da Virada Sustentável são um oferecimento do Hospital Bandeirantes.

Regulamento
  • A idade mínima para participar pedalando é de 12 anos (crianças pequenas podem ser levadas em cadeirinhas).
  • Menores devem estar acompanhados de um responsável.
  • Cada participante é responsável pela sua própria integridade física, pois estando em ambiente aberto e público sujeitam-se às ações de terceiros, além da própria destreza na condução da bicicleta.
  • A bicicleta deve estar em bom estado de conservação, com freios e câmbio regulados. Dessa vez não haverá apoio para problemas mecânicos ou pneus furados.
  • Participantes com histórico de problemas cardíacos ou respiratórios devem consultar um médico antes de realizar qualquer atividade física.

Pedalada

O domingo começa com uma pedalada saindo da Praça dos Arcos, no finalzinho da Avenida Paulista, esquina com a Avenida Angélica. Com concentração às 8h30 e saída às 9h, a pedalada seguirá por ciclovias até o Parque Ibirapuera, onde ocorrem as demais atividades. Os 100 primeiros que comparecerem na nossa tenda para participar da pedalada ganham uma camiseta da Virada Sustentável.

A pedalada é gratuita e aberta, sendo permitida a participação de crianças acima de 12 anos acompanhadas de um responsável. Abaixo dessa idade podem ser levadas em cadeirinhas, sempre sob supervisão e responsabilidade de um maior de idade.

Com cerca de 6 km e sem subidas, o trajeto será feito todo por ciclovias, respeitando semáforos, outros ciclistas que venham no sentido contrário e a presença de pedestres. Pedimos a colaboração de todos nesse sentido. Nossos monitores darão apoio e orientarão quanto ao caminho ao longo do trajeto, portanto se você ficar para trás não se preocupe!

A chegada ao Parque Ibirapuera se dará por volta das 10h, quando começam as outras atividades. Vem com a gente!

Vá de bike!

O ponto de saída fica na ponta de uma das ciclovias mais conhecidas da cidade, a da Avenida Paulista, assim fica fácil chegar de bicicleta. Veja o mapa de ciclovias aqui.

Nesse dia também tem Ciclofaixa de Lazer, o que amplia ainda mais suas opções para chegar na Praça dos Arcos pedalando! Veja aqui o mapa da Ciclofaixa de Lazer.

E aos domingos o embarque com bicicletas no metrô é permitido ao longo de todo o dia. A Praça fica próxima à estação Paulista (linha 4 amarela) / Consolação (linha 3 verde). Tá fácil! ;)

Confirme presença no evento do Facebook!

Trajeto

Partiremos da Praça dos Arcos às 9h. Seguiremos por toda a Avenida Paulista até a Praça Oswaldo Cruz, descendo em seguida pela ciclovia da rua Rafael de Barros. Continuaremos pela ciclovia da rua Tutóia até entrar na rua Manuel da Nóbrega, também com ciclovia, até o Monumento às Bandeiras. Dali, entramos no Parque Ibirapuera pelo portão 9, onde nos dirigiremos à Praça das Cobras, um dos pontos da Gincana.

Nos vemos por lá!

Sobre a Virada Sustentável

A Virada Sustentável é um festival de mobilização e educação para a sustentabilidade, envolvendo cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais. Teve sua primeira edição realizada em 2011, em São Paulo, e desde então vem ampliando seu escopo de atuação, realizando edições em cidades como Manaus e Porto Alegre.

Em agosto de 2015, a Virada Sustentável reuniu cerca de 1,1 milhão de pessoas em mais de 800 atividades e atrações gratuitas espalhadas por 138 lugares da capital Paulista. Em 2016, o evento traz como tema central os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), uma agenda de desenvolvimento apresentada de modo a definir novos caminhos, que tragam melhorias na vida das pessoas e do planeta, em todos os lugares.


2 comentários para Pedalada na Virada Sustentável São Paulo 2016

  • MOREIRA

    Boa noite desculpa deu está mandando essa mensagem essa hora mas essa hora que eu tenho porque trabalho à noite queria saber como eu faço para participar com vocês andando na rua de São Paulo aliás Na pedalada eu tenho uma bicicleta e tenho muita vontade de andar com muita gente eu ando praticamente São Paulo muito sozinho saio de manhã volto às às 15:00 horas só andando de bicicleta o dia que eu estou de folga mas meu sonho é pedalar com muita gente o que eu faço e tem que pagar o meu telefone celular é 977 548234

    Thumb up 0 Thumb down 0

    • MOREIRA

      Boa noite desculpa eu fiquei sabendo agora que minha bicicleta não vai estar pronta até o dia 28 ela está para ser pintada mas eu queria saber se vai ter outra pedalada em quantas vezes vocês sair por mês pedalando eu quero participar espero a resposta e você obrigado e me desculpa pelos erros

      Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

  

  

  

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>