São Paulo ganha mais um bicicletário público, próximo ao metrô Paraíso

Bicicletário com 52 vagas fica ao lado de estação de metrô. Foto Willian Cruz

Bicicletário com 52 vagas fica ao lado de estação de metrô. Foto Willian Cruz

Nesse sábado, 11 de fevereiro, a capital paulista ganha um novo bicicletário público. Com 52 vagas, o espaço poderá ser usado gratuitamente e será instalado na Praça Maximus IV Sayegh, no Paraíso, próxima à esquina das ruas Correia Dias e Cubatão e também da estação de metrô Paraíso. Situado próximo às ciclovias da Avenida Paulista e da Rua Vergueiro, e ao lado de uma estação de metrô que serve duas linhas (1-Azul e 2-Verde), o bicicletário deverá ter alta utilização.

O bicicletário opera de segunda a segunda, das 4h à 1h, em horário mais extenso que o do metrô, o que ajuda na intermodalidade. As bicicletas ficam guardadas em área restrita, de forma segura. Para utilizar o espaço deve ser feito um breve cadastro pessoal e da bicicleta no próprio local, bastando para isso apresentar o CPF.

O funcionamento é semelhante aos bicicletários do Largo da Batata, instalado em 2014, e da Praça dos Arcos, aberto em 2015. E não à toa: como nos outros dois locais, a iniciativa também resulta de um termo de cooperação firmado entre a Prefeitura de São Paulo e o Itaú Unibanco, sendo operado pela Compartibike. Os três estacionamentos públicos somarão, juntos, 199 vagas.

Em dois anos e meio de funcionamento, o projeto já cadastrou mais de 7,5 mil ciclistas, sendo 75% homens e 25% mulheres, com idade média de 35 anos.

Veja em vídeo como funciona

Clique aqui para assistir o vídeo

Inauguração com arte, ajuda mecânica e bike foods

A estreia do bicicletário do Paraíso teve várias atividades. O artista paraense Heraldo Candido, especialista em gravura, fez uma intervenção em lambe-lambe em uma das paredes da Praça Maximus IV Sayegh, inspirada no tema da bike. O Instituto Aromeiazero também esteve presente com a Bike Spa, oferecendo, gratuitamente, serviços de manutenção de bicicletas. Bike foods com variado cardápio completaram as atrações do evento.

Foto: Willian Cruz

Foto: Willian Cruz

“A instalação de mais um bicicletário para São Paulo reflete o apoio do banco à causa da mobilidade urbana nas grandes cidades e que vai muito além do compartilhamento de bicicletas: a cidade conta ainda com dois totens contadores de ciclistas, instalados nas ciclovias da Vergueiro e da Faria Lima, entre outras iniciativas”, comenta Luciana Nicola, superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú.

Para Sergio Avelleda, secretário municipal de Mobilidade e Transportes, “a construção de bicicletários é essencial para o incentivo do uso de bicicleta como modal de transporte. Essa estrutura permite ao ciclista ter a segurança e a tranquilidade de que o seu patrimônio está protegido. Com isso, ele se sente mais seguro para usar sua bicicleta”.

“Incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte é medida pública essencial para construção de uma cidade mais saudável, mais amigável e muito melhor para todos”, completa o secretário.


6 comentários para São Paulo ganha mais um bicicletário público, próximo ao metrô Paraíso

  • Felipe

    Oi Willian! Sabe se o bicicletário foi desativado. Passei lá esses dias e havia uma placa indicando o fechamento.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Diego Canto Macedo

    Olá Willian. Gostaria de saber se você sabe quem fabricou esse bicicletário do tipo double decker bike parking. Fiz uma pesquisa na internet, mas não encontrei nada aqui no Brasil. Se souber quem fabricou ou puder indicar quem possa saber eu agradeço. Quero futuramente poder propor esse modelo na universidade onde trabalho.

    Obrigado

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Carla

    Achei ótima a decisão da Prefeitura em utilizar o espaço livre para beneficiar aqueles que utilizam bicicletas em SP. Parabéns!
    A minha única decepção foi esse “painel laranja” de divulgação, que “invadiu” a calçada onde o fluxo de pedestres é intenso. Muito curioso os Engenheiros terem aprovado tal construção que avançou além da linha de construção (baseado nos estabelecimentos próximos).

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • Bem legal a ideia de construção de um novo bicicletário naquela estação. O antigo tinha pouco espaço e não era muito seguro.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  • No Jabaquara ou Conceição seria ótimo!

    Thumb up 0 Thumb down 0

Enviar resposta

Você pode usar estas tags HTML

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>