Animação do Detran-DF mostra como ultrapassar ciclistas com segurança

Vídeo produzido pelo Detran-DF mostra como motoristas devem ultrapassar uma bicicleta sem oferecer risco à vida de quem está pedalando

O Detran do Distrito Federal divulgou um vídeo nas redes sociais mostrando aos motoristas como se deve ultrapassar um ciclista sem colocá-lo em risco. A situação abordada na animação é ótima para exemplificar o comportamento esperado, por representar uma via de mão dupla sem segunda pista para ultrapassar, esclarecendo que o motorista deve aguardar até o momento em que consiga fazer a ultrapassagem com segurança.


O procedimento é o mesmo que tanto nós quanto muitos outros especialistas em mobilidade ativa vêm recomendando aos motoristas há anos – e que se baseia no Código de Trânsito. Mas há um peso muito maior quando é o Detran quem endossa o discurso.

“A ideia dessa animação 2D é viralizar em Whatsapp, Facebook e Instagram”, conta Tiago Moreira dos Santos, gerente de ações educativas do Detran-DF, com exclusividade ao Vá de Bike. “É uma iniciativa de educação à distância e uma forma da gente chegar nas mídias sociais.”

De acordo com Tiago, o Detran-DF “está num trabalho crescente em relação à cultura ciclística desde o início do ano”. Uma das iniciativas é a campanha “Ultrapasse. Não Passe”, que foi inspirada na campanha feita pelo Detran do Rio Grande do Sul sobre respeitar a regra do 1,5m.

Ciclistas pedalam com o respeitômetro no lançamento da campanha “Ultrapasse. Não Passe”, do Detran-DF, em Planaltina, em abril de 2017. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

“Estamos divulgando a questão do 1,5m por meio do respeitômetro e agora estamos diversificando nossos materiais didáticos com a animação, complementando a campanha veiculada na televisão em junho [assista mais abaixo]. E a animação 2D é exatamente isso, é mais uma estratégia didático-pedagógica da gerência de ações educativas do Detran-DF, buscando atingir outros públicos”, esclarece.

“Essa peça foi criada com a finalidade de comunicar à população mensagens-chave de segurança e de respeito do condutor perante o ciclista, sobretudo para as mídias sociais mas também em cursos de educação à distância, que surgirão em uma plataforma que conseguimos estruturar. E é um meio de informação que pode chegar mais facilmente também nas autoescolas, algo que tentaremos num segundo momento”, diz Tiago.

A animação sobre como ultrapassar o ciclista com segurança é a primeira de uma série diversificada. “Queremos produzir 15 animações 2D sobre diferentes temas de segurança de trânsito”, antecipa.

Clique aqui para baixar o vídeo e compartilhar no Whatsapp

Campanha na TV

Assista ao vídeo veiculado na televisão em junho de 2017:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *