Alternativas para o trânsito

Depois dos atentados em Londres, o pessoal por lá passou a usar bem mais a bicicleta para “commuting” (ida e volta do trabalho). Estão com medo de bomba em ônibus e metrô, o trânsito lá já é São Paulo faz tempo e tem muitas áreas no centro com circulação proibida para automotores, o que acaba empurrando o pessoal para andar a pé e de bicicleta.

Com isso, ampliou-se o mercado para bicicletas desenhadas estritamente para esse fim. Algumas oferecem recursos de segurança contra roubo, outras se preocupam em não sujar a roupa de trabalho do usuário, outras são dobráveis a ponto de caber em uma mochila.

Como tudo que a Europa faz é cool, a mídia aqui está começando a levar o assunto um pouco mais a sério. A Superinteressante desse mês montou uma página com três modelos de bicicletas urbanas, que pode ser vista nesse endereço.

Se a imagem não abrir por algum motivo, seguem os sites das três bikes citadas:

www.airnimal.com
www.ixibike.com (colocaram link errado na matéria)
www.puma.com

Conheço mais dois modelos que não foram citados na matéria:

www.dahon.com – Essa é aquela que vende na Track & Field e eu já vi na rua algumas vezes em São Paulo.

www.strida.com – Essa eu acho muito feia, parece bicicleta de circo ou coisa feita em casa, mas segue como curiosidade tecnológica.

3 comentários em “Alternativas para o trânsito

  1. somos uma nova empresa no segmento de entregas rapidas.estamos localizados na zona sul.de sp.contato:5514-0876.Empresa consciente preserva o meio ambiente.bikenozz

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Olá, sou estudante de desenho industrial e ciclista urbano. Estou fazendo uma pesquisa sobre transporte de cargas em bicicletas de uso urbano e gostaria de saber se vocês usam bagageiros nas bikes e quais tipos de encomendas são mais difíceis de transportar nas bikes. Se não utilizam o bagageiro gostaria de saber porque. O objetivo da pesquisa é para a construção e produção de um bagageiro específico para uso urbano, visando agilidade, praticidade, conforto e leveza na bicicleta. O projeto estará pronto em novembro desse ano. Caso vocês possam me ajudar, com sugestões e opiniões a respeito, incluirei na monografia do trabalho a ser publicado, agradecimento e créditos ao VÁ DE BIKE.
    Atenciosamente, Marcelo Siqueira.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Grande Willian,
    “folding bike” é mesmo a melhor alternativa para deixar o carro em casa, e ir trabalhar de bike.
    A strida realmente não é lá a melhor bike no segmento, já pedalei uma em londres, do dono da empresa de courier que trabalhei; e não tem nenhuma rigidez lateral, ao menos o modelo antigo(que é diferente do linkado). Apesar disso tem baixa manutenção por usar correia dentada e é extremamente leve.
    A melhor opção no mercado mundial, (logo vou ter a minha) é a Brompton, fabricada na inlgaterra.
    segue o link:
    http://www.bromptonbicycle.co.uk/index.cfm?fuseaction=bikerange.bikerange

    Tem o melhor design entre todas que conheço, é leve, compacta, tem o melhor sistema de dobramento, leve. Por conta do seu desenho, forma uma suspenção traseira que minimiza o impacto com o solo e dá mais comforto ao ciclista.

    Não conhecia sua página, bem legal seus textos.

    Grande abraço!

    Depois da serra, é só descida até Urubici…

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *