Foto: Divulgação / Arte: Vá de Bike

Para evitar furto de rodas, britânico cria cadeado para blocagem

Inserido na borboleta da blocagem, cadeado impede que ela seja destravada, tornando desnecessário passar um cabo ou corrente pelas rodas ao trancar a bike.

Cadeado não impede que a roda continue girando. Foto: Divulgação
Cadeado não impede que a roda continue girando. Foto: Divulgação

Uma das vantagens da bicicleta em relação a outros meios de transporte é a facilidade de estacionamento. Qualquer poste de sinalização, grade ou local onde sua tranca preferida passe, é uma opção.

Entretanto, muitas vezes a roda, especialmente a da frente, fica desprotegida, sendo alvo de ladrões. Quem usa blocagem (ou quick-release, aquela trava para retirada rápida da roda sem precisar de ferramentas) sabe das facilidades em se tirar a roda, mas fica a preocupação de voltar ao local onde sua bike está parada e não encontrá-la inteira. Nesse caso, acaba havendo a necessidade de utilizar duas trancas para prender a bicicleta em segurança.

Pensando nessa possibilidade, o engenheiro britânico Curtis Dorrington desenvolveu o Quick Caps, um dispositivo para impedir a abertura da blocagem. O cadeado é inserido na borboleta da blocagem, impedindo que ela seja destravada.

Segundo Dorrington, sua criação não impede a roda de girar, permitindo que o ciclista tenha que transportar menos cadeados para trancar sua bike. O dispositivo foi testado em todos os tipos de clima e terreno e se mostrou resistente a todos.

A peça é feita de alumínio em grau marítimo, ideal para as condições climáticas exteriores, muito forte e leve (pesa apenas 51 gramas). Mesmo que um ladrão tente abrir a roda pela outra extremidade, não conseguirá fazer a rotação.

Produto pode ser adquirido em primeira mão até o dia 25 de outubro. Foto: Divulgação
Produto começa a ser entregue entre janeiro e fevereiro de 2015. Foto: Divulgação

Financiamento coletivo

O Quick Caps conseguiu financiamento pela plataforma de crowdfunding Kickstarter. Das £ 15 mil pedidas, o inventor obteve mais de £ 16 mil.

Quem quiser adquirir o produto em primeira mão tem até o dia 25 de outubro para fazê-lo, através do Kickstarter mesmo, ao preço de £10 + £3 de frete para fora do Reino Unido (cerca de R$52, na cotação de 21/10/2014). Há uma opção para comprar um eixo de blocagem junto, para garantir encaixe na sua bike, por mais £4. As primeiras entregas serão realizadas entre janeiro e fevereiro de 2015.

3 comentários em “Para evitar furto de rodas, britânico cria cadeado para blocagem

  1. Idéia simples, quase banal, mas ótima!

    Uma pena para o criador que antes dele lançar já vão existir os similares a venda na DX ou no tio Ali por 1.99 obamas e com FG!

    Polêmico. O que acha? Thumb up 5 Thumb down 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *