Moto polui mais que ônibus. Como assim?

90% do monóxido de carbono e dos gases de Efeito Estufa no município de São Paulo são emitidos pelos veículos automotores. Quando precisar de serviços de motoboy, experimente usar um serviço de bike-courier.

Algumas vezes eu já disse por aqui que uma motocicleta polui mais que um ônibus. Cabe uma explicação, para que não pareça que eu estou tirando dados da cartola ou manipulando informações para favorecer a bicicleta.

Os dados que eu cito aqui no site sempre vêm de alguma fonte. Na maioria das vezes, eu já deixo um link para o lugar onde se pode confirmar a informação ou a página de onde ela foi obtida. No relato sobre o Desafio Intermodal eu não coloquei, em parte porque os dados não estão muito claros na página para onde eu poderia apontar.

De onde vem a informação

A informação sobre a poluição causada pela moto e pelo ônibus foram obtidas na página do Ibama que fala sobre os Programas de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE, para automóveis, e PROMOT, para motocicletas).

Nesses programas, a poluição é mensurada por km rodado e não por litro consumido, porque o objetivo do Ibama não é diminuir consumo e sim emissão. Um combustível “bem aproveitado” pela queima adequada no motor e que passa por um sistema de exaustão com catalisador, mesmo que consumido em maior quantidade, pode emitir menos poluentes que um combustível consumido moderadamente mas sem aproveitamento e filtragem adequados. Óleo misturado ao combustível também aumenta a emissão de poluentes.

Vale citar que os valores constantes nas tabelas dizem respeito às quantidades máximas de poluentes que os veículos referenciados por elas podem emitir. Ou seja, alguns fabricantes podem até produzir veículos que poluam menos do que esses limites, o que dá alguma margem de erro aos cálculos aqui apresentados.

Comparando emissões

As tabelas apresentadas nessa página mostram emissões diversas: monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio e material particulado (este em algumas tabelas).

Compare por exemplo um ônibus comum (que se enquadra na categoria veículo pesado a diesel convencional), com uma moto de até 150cc, ambos zero Km. Essa comparação a princípio deveria favorecer a moto, já que com menor cilindrada ela polui um pouco menos e que o ônibus escolhido poderia ser um movido a GNV em vez de diesel. Os dados abaixo refletem essa comparação e foram retirados daquela página:

  Ônibus  Moto 
Monóxido de Carbono 5,45 5,5
Hidrocarbonetos 0,78 1,0
Óxidos de nitrogênio 5,0 0,3

Conclusão

Percebe-se que a moto só emite menos óxidos de nitrogênio que o ônibus, mas emite mais monóxido de carbono e hidrocarbonetos.

É importante lembrar que, além de perder em dois dos três quesitos disponíveis para análise, a moto transporta no máximo duas pessoas (salvo utilizações bizarras). O ônibus, por sua vez, leva em média algumas dezenas. Esse fato supera em muito qualquer margem de erro ou incorreção que as comparações acima possam ter.

Mesmo que a moto poluísse um décimo do que um ônibus polui, a poluição individual que uma pessoa causa utilizando um ônibus velho é bem menor que se ela utilizar sozinha uma moto de 150 cilindradas, zero quilômetro.

Para fazer uma comparação mais justa, poderíamos comparar um único ônibus velho com dezenas de motocicletas zero quilômetro com catalisador. Eu não tenho dúvida sobre qual grupo de pessoas poluiria mais, considerando-se o total emitido pelo grupo. Mas você não precisa acreditar em mim: é só obter os dados nas tabelas do site do Ibama e fazer as contas…

23 comentários em “Moto polui mais que ônibus. Como assim?

  1. william, este post está bem desatualizado. o promot 3 que entrou em vigor há quase 3 anos (em 2009) limita as emissões de poluentes das motocicletas para:

    monóxido de carbono 2 g/km
    hidrocarboneto 0,3 g/km
    óxido de nitrogênio 0,15 g/km

    sendo que a maioria das motos fabricadas atualmente poluem bem menos do que isso…

    tudo bem, que se vc for falar de poluição per capita o onibus continua sendo mais ecológico, mas não é isso que o título da matéria dá a entender.

    Acho que uma atualização seria bem-vinda…

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

  2. Muito bom o artigo, só peço que você corrija uma imprecisão.
    A Tabela sob o título Comparando emissões diz que a motocicleta emite 5,5gg/km de monóxido de carbono, quando na verdade este é o limite legal para emissão deste gás até janeiro de 2009.Na página do IBAMA, a tabela Fatores Médios de Emissão de Motocicletas traz a emissão medida para motocicletas abaixo de 150cc, entre 150cc e 500cc e acima de 501cc, com valores entre 0,89 e 2,30g/km.
    Além disso, gostaria de ponderar que o ônibus muitas vezes está desregulado e roda quase que 24h por dia emitindo gases poluentes. Tirando os motoristas profissionais, quem se locomove de moto roda bem menos km por dia que um ônibus.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Sou da Secretaria de Publicidade da Prefeitura do Rio e gostaria de fazer uma entrevista com você sobre blogs. Me responda por e-mail por favor, e se puder coloque seu telefone para que eu entre em contato mais rapidamente.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Oi! Muito legal o teu blog! Não tive tempo de ler tudo ainda, mas deu pra perceber que, diferentemente da maioria dos blogs, tem um propósito. O blog é só sobre alternativas ecológicamente corretas de locomoção ou fala sobre impactos ambientais em geral? Caso seja geral, fica a sugestão de falar sobre o Aqüífero Guarani. Tem gente de olho na nossa água.
    Ate mais!

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *