Restaurante Lilló, na R. Borges Lagoa, em São Paulo: há anos cobrando dos clientes para estacionar seus carros na calçada.

Restaurante Lilló há anos estaciona os carros dos clientes na calçada. Foto: Willian Cruz

Carro na calçada? Veja o que fazer

Quando vir um carro estacionado sobre calçada ou faixa, não se estresse: ligue para o órgão de trânsito de sua cidade. Em SP, isso funciona.

No Restaurante Lilló (R. Borges Lagoa, 1321), cobram para estacionar seu carro na calçada (foto de 03/set/08, às 20h26)
No Restaurante Lilló, na Vila Mariana, cobram dos clientes para estacionar os carros sobre a calçada. Foto de 03/09/2008.

Atualizado: O telefone da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo não é mais o 1188, citado no texto. O atendimento agora é feito pela central 156.

Numa noite em que eu voltava para casa aqui em São Paulo (de bike, claro), vi na R. Borges Lagoa um carro atravessado na calçada, cobrindo-a totalmente. O pior é que naquela região há vários hospitais, incluindo o da AACD. Ou seja: muitos pedestres com deficiência de mobilidade. E o motorista, sem noção total, ocupou a calçada toda.

Um pouco adiante, sobre a ponte que fica entre as duas pistas da Ascendino Reis (sobre a Rubem Berta), havia um caminhão da CET, desses que rebocam quem estaciona em local proibido. Fui até lá.

Havia dois agentes ali, um dentro do caminhão e outro do lado de fora, falando no rádio. Esperei esse terminar a conversa e dei um boa noite com um sorriso. A partir daí seguiu-se uma conversa interessante, que resumo abaixo. O agente da CET era bastante simpático e solícito, entendeu bem o que eu quis dizer e foi bastante receptivo.

– Boa noite, tudo bom?

– Boa noite!

– Olha, ali embaixo, tá vendo ali, atrás daquele poste? Tem um carro atravessado na calçada, pegando ela toda. E o pior de tudo é que sempre passa gente em cadeira de rodas por ali.

– Ah, to vendo. Já vou descer lá. Valeu! (não entendi se ele ia lá só dar uma multa ou levar o carro embora, mas pareceu decidido a fazer alguma coisa)

– Aproveitando, deixa eu te falar mais uma coisa… Tá vendo aquele restaurante ali, o Lilló? Se você passar por aqui umas 20h30, 21h, vai ver sempre um monte de carros de clientes que eles estacionam na calçada na maior cara de pau.

– Ah, eu já multei bastante ali, já até levei carro embora. E acho que a gente tem que fazer isso mesmo, porque por mais que o dono do carro não seja culpado, pelo menos ele nunca mais volta no restaurante, que é o que um restaurante que faz isso merece.

– É verdade. E o pior é que eles cobram mais de dez paus pra parar o carro da pessoa em cima da calçada.

– Pois é, maior sacanagem. Mas sabe o que você faz quando ver isso? Dá uma ligadinha no 1188 156 que a gente vem na hora e pega.

– Eu costumo cadastrar no site do SAC da Prefeitura, que tem um formulário pra preencher sobre isso…

– Lá é legal você cadastrar pra ficar histórico, aí eles agendam uma ação e tal… Mas se ligar no 1188 156 resolve na hora, porque eles passam pelo rádio e a gente tem meia hora pra atender a ocorrência.

– É que eu desanimei de fazer isso porque uma vez tinha um caminhão atravessado no canteiro central da Sumaré, cobrindo a ciclovia e as duas calçadas, eu liguei no 156 na época e me disseram que não podiam fazer nada. Depois disso eu não liguei mais.

– Agora mudou, antes era uma central da prefeitura, aí era um pouco mais burocrático, caía num atendimento centralizado. Agora é direto com a gente e eles passam por rádio, por celular, e a gente tem meia hora pra atender. Aqui nessa região da Vila Mariana, pelo menos, funciona bem. (N.E. Voltou a ser pelo 156)

– Ah, bom saber disso. Na próxima vez que eu vir, vou ligar então.

– Liga sim!

– Beleza, valeu! Boa noite e parabéns pelo trabalho!

– Obrigado, eu que agradeço a ajuda aí quando puder!

Não, o diálogo acima NÃO é uma obra de ficção. É o que me faz pensar que as críticas aos agentes, em muitos casos, refletem apenas uma indignação do interlocutor por ter sido multado.

Portanto, quando virmos um carro estacionado sobre a calçada aqui em São Paulo, principalmente em porta de restaurante (como esse Lilló, que faz isso há anos impunemente), a gente liga pra CET, no telefone 1188 156. Combinado?

Peço que quem fizer isso conte aqui, em um comentário nesse post. Funcionou? Não veio ninguém? Os manobristas tiraram os carros rapidinho quando chegou a CET e ficou por isso mesmo? Ou você chegou a ver um caminhão levando um carro em cima? Conte pra nós.

Outras cidades

Cada cidade tem seu órgão responsável pelo trânsito. Pode até ser que ainda não se preocupem tanto com calçadas e pedestres, mas a mudança tem que partir de nós. Isso não pode continuar sendo considerado “normal”.

Se ninguém reclamar, o órgão público continua fazendo vista grossa. Se você reclamar e ninguém fizer nada, continue reclamando sempre que acontecer, incentive outras pessoas a defenderem também seus direitos. Espalhe a informação, mostre que o órgão de trânsito não atua, denuncie a jornais, publique na internet. Pressão popular funciona e uma hora o poder público da sua cidade acorda.

A calçada NÃO é do dono da casa ou do estabelecimento, é de todos. Estacionar sobre ela é um desrespeito com o espaço público e com as pessoas que precisam passar por ali. Denuncie.

153 comentários em “Carro na calçada? Veja o que fazer

  1. morona rua picolomo catalado em sorocaba as calcada virou estaciomento lugar de carro e na garagem gosataria de mais fiscalizacao. outra rua q e estreita q fica dificil de passar de carro em horario comercial e a rua arcangelo matielo rua estrita 0s carros estaciona na rua fica dificil passar de carro.gostaria q tivesse sinalizacao e fiscalizacao.obrigado

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Bom dia, se o carro estiver estacionado na rua em frente uma guia rebaixada, posso ligar? E se eu não quiser me indentificar posso?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Quero reclamar que tem carros toda hora sendo estacionado em guia rebaixada, moro bairro residencial e por conta predio toda hora tem caninhao na porta dos moradores.
    Rua tebas

    Thumb up 2 Thumb down 0

  4. Bom dia a todos! Ontem tive uma experiência positiva com o telefone 1188, ao lado do prédio que resido, tem uma escola, onde os pais de alunos estacionam seus veículos na faixa amarela. Liguei às 8:38 hs e no meio da tarde compareceu no local uma viatura da CET, os carros ainda estavam estacionados e foram multados.
    É bom saber que mesmo após horas da ligação o pessoal compareceu e autuou os infratores.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  5. Sr, qual e a solução ? norar na Rua João Carlos Fortim, 55- Jardim Leonor Mendes de Barros- Zona Norte, carros são estacionados sobre o passeio, impedindo quem quer que seja de entrar ou sair de suas reside, a pé e ou de carro, esta rua e muito estreita e um dos lados não e permitido parar placas do DSV , chamei o DSV, 1188, um milhão de vezes e a resposta e mesma não temos viaturas disponiveis, nunca tem , para cobrar impostos tem, a Subprefeitura do Jaçanã /Tremembe , tambem e conivente com esta situação, pois ja foi comunicada por diversas vezes e nada faz, ou melhor se faz de surda, hoje foi demais um veiculo estacionou em cima da calçada na contra mão, e ainda saiu jogando o veiculo em cima das pessoas que reclamavam sobre sua atitude , a quem poderemos recorrer para nos auxiliar ?, não sei mais o que fazer, temos tambem dois veiculos que estão abandonados a mais de 40 dias na rua cheio de lixo dentro, se algem puder nos ajudar ficaremos muito gratos, e aceitamos sugestoes para nos indicarem um caminho , eu particularmente não vejo outra solução a não ser mudar do locar, pois os frequentadores do bar da rua ( almoço )e cachaças, são ignorantes e muito mal educados, e falam sem quaisquer vergonha, pode multar que eu não vou tirar .
    Frato

    Thumb up 2 Thumb down 1

  6. Aqui no Jaguaré carro diversos em cima da calçadas da Praça,Virou estacionamento em cima da calçada Rua Brasilia Marcondes Buarque n.26 Jaguaré CEP 05335-100 e Rua Capinal nº.17 CEP 05335-000 Jaguaré – SP calçadas já esta afundando de tanto carros em cima, ninguém respeita já veio o dsv multou, más parece que eles não importam com a multas e continua. Tem um carro sem placas já ha 7 meses na Rua São Fidélis nº216 CEP 05335-100. Solicitação com urgência
    è só mandar uma viatura.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  7. Olá bom dia, meu nome é Mário estou precisado que vcs tome uma atitude aqui na rua fulfaro -785 tem muitos carros na calçadas e ninguém fas nada , gostaria que vcs da cet ou quem seja reponsalveis vinhece aqui pra vê porque isso é uma pouca vergonha ..

    Thumb up 0 Thumb down 0

  8. Aqui na Avenida próxima a minha casa é frequente e normal motoristas estacionarem seus veículos na calçada,muitas vezes o pedestre precisa ir pela rua correndo risco de atropelamento.Isso me irrita muito e tenho procurado na internet informações para solucionar esse problema.Ouvi dizer que tem esse telefone aí para se ligar…nunca liguei,mas vou tentar qq dia desses pra ver se funciona.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  9. EU SOU IDOSA, NÃO TENHO PAZ, POIS O MEU VIZINHO FAZ DA MINHA CALÇADA UM VERDADEIRO INFERNO,NÃO TEM DIA NEM HORARIO PARA ELE FAZER CONSERTO DE CARROS ALÉM DE ESTACIONAR DE QUALQUER JEITO, FAZ LAVAÇÃO E PINTURA DE COLOR JET FORA A LIXAÇÃO, TUDO ISTO ENTRA PRA DENTO DA MINHA CASA E VIVO CHEIA DE ALERGIA SEM CONTAR COM O BARULHO PALAVRÕES E AS MUSICAS DE BAIXEZA QUE SOU OBRIGADA A OUVIR O SAFADO DORME ATE AS TREZE HORAS E QDO ACORDO COMEÇA O INFERNO. RUA DA REPUBLICA 36 QUINTINO RJ EU IMPLORO PARA OS GOVERNANTES DO RIO PARA QUE ELES FAÇAM ALGO POR MIM E PELOS OUTROS MORADORES. MUITO AGRADECIDA

    Thumb up 0 Thumb down 0

  10. Para as pessoas que estão com problemas de carros estacionados em suas portas e não conseguem tirar seu veículo para fazer suas atividades diárias e quando ligam para o 1188 eles não resolvem, é simples, bota o pneu do infeliz no chão, murcha ou fura mesmo,tenho certeza q ele nunca mais irá colocar lá.

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  11. Olá boa noite .Meu nome.Sérgio .estou passando por um.prolbema a.meses .tem um caminhão parado bem.no.Meu portão .onde a noite meu.portão Fica uma.escuridão só. Final de semana fica cheio de gente usando drogas.já falamos com o dono na nada dele si tocar .ele fala que nao.e guia rebaixada e aí ele não vai tirar o caminhão .eu não tenho nem onde colocar meu carro no meu.portão.ja falamos com a cet e nada .ak passa.muito onibos.será que.alguém tem uma.solução pra isto ? E um saco isto ak.

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 0

    1. O negócio é usar o CET ( 1188 ), tenho usado com frequência ( infelizmente ) no começo, mas depois de um tempo as ciclovias que uso, algumas vezes estaciona-se algum veiculo. Claro, sempre que notar que algum carro para em calçada e ciclovia, chamo a CET.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  12. Ainda não testei, mas hoje na Rua Gil Eanes no Campo Belo tinha uma Sportage branca estacionada na contramão. Todos os dias na esquina da Edson com Santo amaro tem carro estacionado na esquina sobre a faixa de pedestre. Não e proibido pelo Art 181 estacionar a menos de 5mts da borda da esquina? E também na contramão ao fluxo. Acho que os agentes não conhecem o CTB tanto quanto os motoristas, sabem apenas o que e óbvio.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  13. Eu ja liguei para reclamar de carro na calçada de manhã cedo e disseram q mandariam se tivesse viatura por perto liguei +3 vezes o carro fico o dia inteiro e não deram bola nenhuma para reclamação

    Thumb up 2 Thumb down 0

  14. Aqui na Mooca tem uma unidade do Buffet Evento Perfeito com nome de MANSÃO ISADORA CORTEZ e fica na rua Fernando Falcão, 475. O movimento é grande e os manobristas deixam os carros na calçada. Na mesma hora que estava passando, fiquei indignada em ter que andar na rua por conta disso, avisei ao funcionário que era proibido, mas da próxima vez, irei tirar foto de tudo e postar, quem sabe assim com uma multa eles passem a respeitar o espaço publico.

    Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *