Restaurante Lilló, na R. Borges Lagoa, em São Paulo: há anos cobrando dos clientes para estacionar seus carros na calçada.

Restaurante Lilló há anos estaciona os carros dos clientes na calçada. Foto: Willian Cruz

Carro na calçada? Veja o que fazer

Quando vir um carro estacionado sobre calçada ou faixa, não se estresse: ligue para o órgão de trânsito de sua cidade. Em SP, isso funciona.

No Restaurante Lilló (R. Borges Lagoa, 1321), cobram para estacionar seu carro na calçada (foto de 03/set/08, às 20h26)
No Restaurante Lilló, na Vila Mariana, cobram dos clientes para estacionar os carros sobre a calçada. Foto de 03/09/2008.

Atualizado: O telefone da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo não é mais o 1188, citado no texto. O atendimento agora é feito pela central 156.

Numa noite em que eu voltava para casa aqui em São Paulo (de bike, claro), vi na R. Borges Lagoa um carro atravessado na calçada, cobrindo-a totalmente. O pior é que naquela região há vários hospitais, incluindo o da AACD. Ou seja: muitos pedestres com deficiência de mobilidade. E o motorista, sem noção total, ocupou a calçada toda.

Um pouco adiante, sobre a ponte que fica entre as duas pistas da Ascendino Reis (sobre a Rubem Berta), havia um caminhão da CET, desses que rebocam quem estaciona em local proibido. Fui até lá.

Havia dois agentes ali, um dentro do caminhão e outro do lado de fora, falando no rádio. Esperei esse terminar a conversa e dei um boa noite com um sorriso. A partir daí seguiu-se uma conversa interessante, que resumo abaixo. O agente da CET era bastante simpático e solícito, entendeu bem o que eu quis dizer e foi bastante receptivo.

– Boa noite, tudo bom?

– Boa noite!

– Olha, ali embaixo, tá vendo ali, atrás daquele poste? Tem um carro atravessado na calçada, pegando ela toda. E o pior de tudo é que sempre passa gente em cadeira de rodas por ali.

– Ah, to vendo. Já vou descer lá. Valeu! (não entendi se ele ia lá só dar uma multa ou levar o carro embora, mas pareceu decidido a fazer alguma coisa)

– Aproveitando, deixa eu te falar mais uma coisa… Tá vendo aquele restaurante ali, o Lilló? Se você passar por aqui umas 20h30, 21h, vai ver sempre um monte de carros de clientes que eles estacionam na calçada na maior cara de pau.

– Ah, eu já multei bastante ali, já até levei carro embora. E acho que a gente tem que fazer isso mesmo, porque por mais que o dono do carro não seja culpado, pelo menos ele nunca mais volta no restaurante, que é o que um restaurante que faz isso merece.

– É verdade. E o pior é que eles cobram mais de dez paus pra parar o carro da pessoa em cima da calçada.

– Pois é, maior sacanagem. Mas sabe o que você faz quando ver isso? Dá uma ligadinha no 1188 156 que a gente vem na hora e pega.

– Eu costumo cadastrar no site do SAC da Prefeitura, que tem um formulário pra preencher sobre isso…

– Lá é legal você cadastrar pra ficar histórico, aí eles agendam uma ação e tal… Mas se ligar no 1188 156 resolve na hora, porque eles passam pelo rádio e a gente tem meia hora pra atender a ocorrência.

– É que eu desanimei de fazer isso porque uma vez tinha um caminhão atravessado no canteiro central da Sumaré, cobrindo a ciclovia e as duas calçadas, eu liguei no 156 na época e me disseram que não podiam fazer nada. Depois disso eu não liguei mais.

– Agora mudou, antes era uma central da prefeitura, aí era um pouco mais burocrático, caía num atendimento centralizado. Agora é direto com a gente e eles passam por rádio, por celular, e a gente tem meia hora pra atender. Aqui nessa região da Vila Mariana, pelo menos, funciona bem. (N.E. Voltou a ser pelo 156)

– Ah, bom saber disso. Na próxima vez que eu vir, vou ligar então.

– Liga sim!

– Beleza, valeu! Boa noite e parabéns pelo trabalho!

– Obrigado, eu que agradeço a ajuda aí quando puder!

Não, o diálogo acima NÃO é uma obra de ficção. É o que me faz pensar que as críticas aos agentes, em muitos casos, refletem apenas uma indignação do interlocutor por ter sido multado.

Portanto, quando virmos um carro estacionado sobre a calçada aqui em São Paulo, principalmente em porta de restaurante (como esse Lilló, que faz isso há anos impunemente), a gente liga pra CET, no telefone 1188 156. Combinado?

Peço que quem fizer isso conte aqui, em um comentário nesse post. Funcionou? Não veio ninguém? Os manobristas tiraram os carros rapidinho quando chegou a CET e ficou por isso mesmo? Ou você chegou a ver um caminhão levando um carro em cima? Conte pra nós.

Outras cidades

Cada cidade tem seu órgão responsável pelo trânsito. Pode até ser que ainda não se preocupem tanto com calçadas e pedestres, mas a mudança tem que partir de nós. Isso não pode continuar sendo considerado “normal”.

Se ninguém reclamar, o órgão público continua fazendo vista grossa. Se você reclamar e ninguém fizer nada, continue reclamando sempre que acontecer, incentive outras pessoas a defenderem também seus direitos. Espalhe a informação, mostre que o órgão de trânsito não atua, denuncie a jornais, publique na internet. Pressão popular funciona e uma hora o poder público da sua cidade acorda.

A calçada NÃO é do dono da casa ou do estabelecimento, é de todos. Estacionar sobre ela é um desrespeito com o espaço público e com as pessoas que precisam passar por ali. Denuncie.

153 comentários em “Carro na calçada? Veja o que fazer

  1. TDS os dias carro estacionado na calçada não aguento mais TDS aqui tem que andar na rua com crianças final de semana e pior só Deus pra ajudar nos moradores da rua Mateus Lopes agente liga ninguém vem ajudar agente não podemos sair com o carro porque tem carro estacionado em frente a garagem nós ajude por favor

    Thumb up 0 Thumb down 1

  2. Gente, faz um cadastro no site da prefeitura e denuncia qualquer caso que vocês virem por ai.
    Ligar não funciona, pois eles não salvam esses registros, mas quando tem um boletim informativo por escrito, então eles tem que fazer algo e inclusive manter o status atualizado da denuncia também por escrito até o fechamento.

    Thumb up 1 Thumb down 1

  3. Aqui é todo dia o cara vem estacionar em cima da minha calçada meu, ai quando vem visita estaciona onde afs … o cara ainda faz cara feia… me faz o favor né.

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 1

  4. presta a atenção, CARAPICIBA é o símbolo do desrespeito as calçadas todos os carros estacionados nas calçadas e o PREFEITO É UM PANACA não faz nada, ninguém quer saber disto, DEVERIA SER DENUNCIADO PARA TOMAR VERGONHA E DEIXAR AS CALÇADAS PARA OS IDOSOS, PEDESTRES, CRIANÇAS, VELHOS E OUTROS CIDADÃOS. OS CARAPICUIBANOS SÃO UNS ABESTADOS TONTOS, SOFREM E NÃO FALAM NADA, eta povinho chula . SEU PREFEITO CRIA VERGONHA CADE SUA AUTORIDADE, SE QUER AGENTE ENCONTRA ELE NA PREFEITURA, JA FUI VARIAS VEZES TRAAR DESTE ASSUNTO E NAO CONSIGO ACHAR ELE NA PREFEITURA.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Na avenida Sapopemba número 11441tem uma oficina de moto,a calçada fica cheia de moto as pessoas tem que passar na rua mulheres com crianças gente na cadeira de rodas é um descaso e o dono da oficina não tá nem ai

    Thumb up 0 Thumb down 0

  6. 1188 tenho mais de 23 protocolos , rua Vicente Mazzetti SP, calçadas viraram estacionamento para pernoitar !
    Absurdo órgão só resolve se chamar mídia de comunicação! E olha lá ! Cagando na cara da prefeitura !
    Aqui na Vicente Mazzetti vão arrecadar muitas multas

    Thumb up 3 Thumb down 0

  7. Bom dia, tenho dois filhos ♿ e todas as vezes quando estou os levando sempre ficam carros estacionados na calçada atrapalhando a passadlgen, posso processa los, porque com certeza ele sabe que todos os dias passam cadeirantes lá, por danos morais

    Thumb up 0 Thumb down 0

  8. inutil esse 1188, liguei as 19:30, 20:30, 21:30 e ate as 0hs o carro continuava estacionado na minha garagem, não me deixando entrar em casa. resultado, deixei meu carro na rua, e nao vieram guinchar.

    Comentário bem votado! Thumb up 8 Thumb down 0

  9. Todos os dias pego ônibus para trabalhar,na estrada da Água grande 1150 Rio de janeiro e sempre tem carros estacionados no ponto do ônibus,aí os ônibus tem que parar no meio da rua,gostaria de saber pra onde devo ligar

    Thumb up 0 Thumb down 0

  10. Liguei no 1188 e, de nada adiantou. Três ligações e mais de duas horas perdidas esperando vir um guincho tirar o carro que estacionou na porta minha garagem. Simplesmente inútil o serviço.

    Comentário bem votado! Thumb up 6 Thumb down 1

    1. Isso em 2018, hoje em 2022 nada mudou! A mesma porcaria de sempre. Liguei no 1188 não funciona liguei no 156, registraram a ocorrência e mesmo assim não veio. Não adiantou. A única coisa que queria era que tivesse vindo e multado os veículos para sentir no bolso se não, nada adianta!

      Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *