De bicicleta para o trabalho (vídeo)

Vídeo mostra o uso da bicicleta nas ruas e dá dicas para quem pensa em pedalar para o trabalho pela primeira vez.

Videorreportagem do G1, filmando o trajeto de Willian Cruz para o trabalho. A intenção original era mostrar as dificuldades que o ciclista enfrenta nas ruas, mas acabou sendo uma mostra de que o uso da bicicleta pode ser viável e seguro, apesar das dificuldades.

Fala-se sobre o uso da bicicleta na rua, os principais problemas enfrentados pelos ciclistas e é exibido um exemplo de como evitar uma situação de risco, em um trecho crítico do trajeto. Também há algumas dicas para quem pensa em fazer sua primeira experiência de bicicleta para o trabalho.

Vídeo publicado no site do G1, em agosto de 2009.

Dicas para o ciclista urbano
1Como se manter seguro

2Pedalando para o trabalho (vídeo)

3Não pedale na contramão

4Ocupe a faixa

5Cuidado com as portas

6O que diz o Código de Trânsito

710 dicas para os dias de chuva

8E se a empresa não tem chuveiro?

97 truques para as subidas mais difíceis

107 cuidados para pedalar de madrugada

11Medo de pedalar nas ruas?
Chame um Bike Anjo!

44 comentários em “De bicicleta para o trabalho (vídeo)

  1. Ótima matéria, vou pedalando de Itaquera até Centro, a ciclovia da Radial Leste está de mal a pior, sem contar que só vai até Tatuapé, temos os corredores de ônibus, onde fico disputando espaço, precisamos de um investimento maior!!!

    Abraços, parabéns!!!

    Arquimedes

    Thumb up 2 Thumb down 1

  2. Willian,

    Realmente, a passagem pelo metro V. Mariana é crítica, moro na Paulista e trabalho em São Judas, passo por esse ponto diariamente! É sempre muito tenso, poucos carros respeitam-nos.

    Abraço, parabéns!

    Eric

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. ola willian, vou de biker pro trabalho,algumas pessoas acham loucura isso mais o que eles nao entendem que este abibito que eutenho e bom para a saude e tudo mais, ja faço isso a uns 12 anos tenho 52 anos e sem problema nenhum de saude e sempre desposto faça frio faça sol nao largo minha biker pra ir de onibos ao trabalho, tenho alguns probleminhas no transito mais da pra driblar, agora que as autoridades imponharao algumas leis ao nosso favor melhorou bastante em relaçao carro e biker om sua reportagem iso me encentiva mais ainda na pratica que gosto, de onibos demoro uma hora e meia pra chegar em casa de biker levo cinquenta minutos,da pra descançar mais cedo nao e rsrsrsrrs.
    um abraço willian e nois na biker.

    Comentário bem votado! Thumb up 9 Thumb down 0

      1. FALO SIM MEU CARO ITALO MORO NA ZONA NORTE PEGO AVENIDA ROLANDO GARROS ENTRO A DIREITA DA AVENIDA JARDIM JAPAO VOU ATE TANQUE VELHO E ENTRO NA AV GUAPIRA A ESQUERDA VOU ATE TUCURUVI ENTRO A DIREITA SIGO EM FRENTE ATE AV CANTAREIRA QUASE PERTO DE SANTANA ENTRO UMA RUA A DIREITA QUE NAO ME LEMBRO O NOME SAIO NA VOLUNTARIO DA PATRIA ENTRO A DIREITA VOU ATE ENGENHEIRO CAETANO ALVES SIGO ATE A RUA ZILDA ENTRO A DIREITA E JA ESTOU PERTINHO DO MEU TRAMPO.

        Thumb up 2 Thumb down 0

  4. Eu faria um caminho diferente. Do Ipiranga iria até a Anhaia Melo, entraria na Av. Vila Ema que tem menos trânsito até o final. Ali daria um jeito para chegar na Av. Barreira Grande, iria até o final até a Av Engenho Novo, seguiria até a Av. Aricanduva, atravessaria-a em direção ao Parque do Carmo. Acho que é uma caminho mais reto entre o Ipirange e o Parque do Carmo.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Olá,

    Estou pensando em fazer um trajeto saindo da região do Ipiranga para a direção do Parque do Carmo, segundo o google maps é uma distancia de 29km, fiz o trajeto aproveitando a ciclovia da Radial Leste, o unico trecho que me preocupa é da Parque D.Pedro até o inicio da ciclovia no Tatuapé. Alguém tem alguma dica?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  6. meu amigo sei que e uma parada mais vamos mostra pra essa galera que podemos vira essa bandeira e a sim vai dar rock eu e outros falando das parada sinistra que enfrentamos no dia a dia cr so tem e qu ave uma ideia global que vivemos outra tempo pra vc ve cr eu rodo 48 kl entre avenidas ciclovia e estrada e to ja ralando e 16 anos nessa pegada e to ja colando 53 anos mais to ai dando as minha pedalada na boa de sp ate itaguacetuba falou

    Thumb up 2 Thumb down 1

  7. Muito bom cara, também vou até o trabalho pedalando todos os dias (menos quando chove) até gostaria de saber sua opinião como faz em dias de chuva. Eu saio do Campo Limpo até a Berrini, porém meu trajeto é um pouco mais perigoso pois pego a Marginal Pinheiros da Ponte Joao Dias até a ponte “Estaiada”, porém os motoristas, inclusive de ônibus, respeitam bastante. Mas sua frase final é a mais correta “- …EU QUERO CHEGAR”

    Thumb up 2 Thumb down 0

  8. Ola Pessoal!
    Primeiramente adorei o blog, para vcs verem como vale o velho ditado casa de ferreiro espeto eh de pau, trabalho na Secretária de SAúde, e vou de bike todos os dias menos quando chove, cerca de 10 a 12 Km, e por incrivel q pareça la não tem nem um vestiário com chuveiro para se lavar, tenho que me virar vom os recursos do banheiro uma torneira pra lavar debaixo dos braços partes intimas, e mesmo assim não fico exalando aquele odor de suor, e o pessoal que trabalha lá, vão cada um com seu carro sem pensar em revesamento, acabando com nosso Ar puro, apenas para mostrar status de tenho um carro melhor q o seu, fazer o que né, abraços a tds.

    Thumb up 2 Thumb down 0

    1. Ainda bem que você não pensa como os seus colegas limitados, são pessoas como você que fazem a diferença na cidade e no mundo. Parabéns pela iniciativa.

      Thumb up 2 Thumb down 0

  9. Eu também uso a bicicleta para ir ao trabalho todos os dias
    Achei muito bom o vídeo e concordo com o ciclista que alguns motoristas não respeitam o ciclista
    A melhor hora de andar de bike é no Rush,assim os carros não se mexem e você vai que vai!!!!!

    Thumb up 2 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *