Conheça o projeto Bike Anjo

O Bike Anjo é um projeto onde ciclistas experientes ensinam gratuitamente as pessoas que querem aprender a usar a bicicleta com segurança. Os voluntários acompanham os iniciantes em suas primeiras pedaladas, ajudam a escolher rotas mais tranquilas, passam conceitos de segurança e comportamento no trânsito e ensinam o básico da utilização da bicicleta.

A pessoa interessada em começar a pedalar nas ruas preenche um formulário no site do Bike Anjo e é colocada em contato com um ciclista experiente em sua região, que irá passar conceitos e informações, além de combinar dia e horário mais adequados para fazer o acompanhamento nas ruas.

O Bike Anjo promove mensalmente a “Escola Bike Anjo”, que atende gratuitamente adultos que queiram aprender a andar de bicicleta. Foto: Aline Cavalcante

Os Bike Anjos são ciclistas habituados a pedalar no trânsito das cidades, utilizando a bicicleta como meio de transporte. Isso é importante, pois usar a bicicleta em seus deslocamentos é muito diferente de utilizá-la de forma esportiva ou a lazer.

Trabalho voluntário

Todos esses atendimentos individuais são feitos gratuitamente. Os Bike Anjos acreditam em uma cidade melhor, com mais qualidade de vida, menos poluição e barulho, e em uma convivência pacífica entre as pessoas que se deslocam no trânsito. Todos já fomos iniciantes um dia e sabemos como é difícil começar a pedalar nas ruas de uma cidade urbanizada.

O Bike Anjo é um projeto do qual tenho muito orgulho de participar, junto com cerca de 6 mil outros voluntários, em mais de 600 cidades. Os Bike Anjos já receberam mais de 15.000 pedidos de ajuda em todo o Brasil e estenderam sua atuação para outros vinte e oito países, através de parceiros como Bike Buddies BudapestBike Buddy Portugal (MUBi)Chicago Bike Buddies e Bike Anjo Dublin.

Se você já é um ciclista experiente, pode participar do projeto sendo um Bike Anjo. Há várias ações nas quais você pode ajudar, seja ensinando alguém a andar de bicicleta, acompanhando um iniciante ou participando ativamente nas oficinas e passeios. Vem com a gente!

Ensinando a andar de bicicleta

Muitos adultos não tiveram a oportunidade de aprender a andar de bicicleta e têm vontade de aprender. Para atender a essas pessoas, Bike Anjos organizam mensalmente, em várias cidades brasileiras, a “Escola Bike Anjo“. Ao ar livre, geralmente em uma praça ou parque, ciclistas experientes ensinam gratuitamente pessoas de todas as idades a darem suas primeiras pedaladas, tudo com muita calma e carinho, respeitando o ritmo e os limites de cada um. Tudo isso de forma gratuita.

Só na cidade de São Paulo, os Bike Anjos já ensinaram mais de 2.900 pessoas a pedalar, entre adultos e crianças sendo 84% mulheres adultas (números de novembro/2017). Saiba mais aqui.

Queremos atingir mais pessoas, fazer diferença em mais e mais cidades, mostrando que um trânsito compartilhado mais seguro é possível!

Dicas para o ciclista urbano

68 comentários em “Conheça o projeto Bike Anjo

  1. Bom dia. Muito legal esse projeto. São anjos realmente é notadamente para aqueles sessentões que desejam ter a sensação de liberdade em uma bike, como eu. Como posso ter um ano que me ensine? Atenciosamente, Francisco Humberto de Carvalho Junior- Fortlaeza- 85 986000909. Grato e que o bom Deus esteja sempre conosco.

    Thumb up 2 Thumb down 0

  2. Boa tarde, sou Maria Cristina e tenho 64 anos. Sou moradora de Maricá. Tenho uma bicicleta dada de presente pelo meu irmão e até hoje não pedalei porque tenho medo. Aprendi quando criança e já faz tempo. Gostaria de ter uma ajuda de alguém do Bike Anjo. Fico no aguardo e obrigada Maria Cristina

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Tenho 61 anos, e sempre tiver vontade de aprender a andar de bicicleta, tenho chance ainda de aprender? moro em Nilópolis. Tem algum projeto próximo?

    Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Olá bom dia me chamo Rony tenho 47 anos não tive a oportunidade de aprender a pedalar na infância mais gostaria muito de aprender e quem sabe lá na frente fazer parte da equipe para ensinar outras pessoas

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Olá! Sou a Luci.
      Saber andar de bicicleta sempre foi o meu maior sonho…
      Tenho muita vontade de aprender, mas nunca tive ninguém para me ensinar…
      Tenho 60 anos, mas sou bem ativa!
      Será que conseguiria ?
      Moro no Rio de Janeiro, no bairro de curicica.
      Seria possível realizar esse meu sonho?
      Desde já muiiíito obrigada.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Gostaria de aprender apelar, tenho este sonho, mais tentei algumas vezes me comunicar com a back anjo mais não tive sucesso. Será alguém pode ajudar .moro zona sul do RJ,muito obrigada.

    Comentário bem votado! Thumb up 7 Thumb down 0

  6. Que projeto bacana!!! Tenho 49 anos e não tive a oportunidade de aprender a pedalar, gostaria muito de aprender para atividade física e meio de transporte onde moro.

    Santa Cruz, RJ

    Comentário bem votado! Thumb up 5 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *