Inauguração do novo trecho da Ciclofaixa de Lazer de São Paulo
Dia 23 de janeiro ocorre a abertura do trajeto apliado da Ciclofaixa de Lazer, também chamado de “fase II”, ligando o trajeto atual (entre os Parques do Ibirapuera, das Bicicletas e do Povo) ao Parque Villa Lobos. Espera-se que ocorram outras fases mais futuramente, já que o projeto original sugere levar a Ciclofaixa até ao Parque da Aclimação.
Atividades
Haverá concentração às 9h30 no Parque do Povo e pedalada inaugural a partir dali às 10h30, até o Villa Lobos. Mas o trecho novo estará operando desde as 7h da manhã! Portanto você pode passear pela Ciclofaixa, já no percurso que vai até o Parque Villa Lobos, desde cedo, indo ao Parque do Povo às 9h30 para acompanhar a cerimônia e a pedalada oficial de inauguração.
O Instituto CicloBR trabalhará na operação da Ciclofaixa prestando os serviços de SOS Bike e empréstimo de bicicletas, ambos gratuitos.
SOS Bike: apoio mecânico, com uma tenda de atendimento no Parque do Povo e mais cinco sete pessoas circulando pela Ciclofaixa e prestando serviço itinerante, usando bicicletas cedidas pela Caloi.
Empréstimo de bicicletas: em outra tenda no Parque do Povo, haverá empréstimo de bicicletas, também cedidas pela Caloi, para adultos e crianças, por períodos de uma hora.
Minicircuito: Será montado um circuito para as crianças pedalarem, dentro do Parque do Povo. Boa oportunidade para os pais ensinarem as crianças a pedalar sem rodinhas. (O minicircuito estará disponível a partir do dia 30, no Parque das Bicicletas)
Mapa
O Bikerrepórter da Rádio Eldorado Felipe Aragonez publicou em seu blog o mapa oficial da ampliação da Ciclofaixa de Lazer até o Parque Villa Lobos.
Considerações sobre o trajeto
Além do mapa, Felipe publicou várias fotos do percurso, que inclui um semáforo para ciclistas e uma passagem subterrânea.
O Bikerreporter ainda gravou um vídeo nessa passagem subterrânea, mostrando como é o tráfego de veículos por ela em dias normais.
A velocidade máxima dos automóveis ao longo da Ciclofaixa, durante o horário de sua operação, é indicado pela sinalização como reduzido para 40km/h. Mas a CET não fiscaliza. Pouquíssimos automóveis respeitam esse limite, mas até hoje ninguém foi multado, mesmo com mais de um ano de operação e abusos frequentes dos motoristas.
Nessa passagem subterrânea, é importante que esse limite seja respeitado. Um “erro” de um motorista a 70 km/h ali debaixo deixa de ser um simples erro. É bom a CET fiscalizar, ou então fechar a passagem de uma vez aos carros e permitir apenas bicicletas.
Veja mais fotos da vistoria da Ciclofaixa de Lazer feita pelo Bikerreporter
Veja os prós e contras da Ciclofaixa, em análise do Vá de Bike
(Atualizado em 13/01/10, às 18h50)
o que é engraçado é que eles não aproveitaram a capenga, contudo, existente ciclovia que percorre a faria lima…
vamos ver se faço o testdrive! problema é acordar cedo no domingão, ai, ai.
valeu pelo post
0 0
Vou estar lá domingo, mas no sentido contrário 😛
0 0
Vejo que a ciclofaixa passa pela entrada da Cidade Universitária. Próxima etapa: acabar com essa proibição absurda de se pedalar dentro da Cidade Unviersitária!, uma das poucas áreas livres arborizadas e PÜBLICAS de São Paulo.
0 0
Notícia muito boa!
Mas, e quanto ao projeto de ampliação da ciclovia da Marginal Pinheiros até o Villa-Lobos? Não seria mais eficaz?
Obrigado.
0 0