Sete mil pessoas participarão do evento esse ano. Como fazer para levar a bicicleta pra casa? (Foto: Divulgação)

World Bike Tour SP 2011: volte pedalando para casa

Texto referente ao evento de 2011. Nesta página há link para informações sobre a volta na edição 2012.

Esse texto refere-se ao evento de 2011.

Para voltar pedalando em 2012, informe-se aqui.

Sete mil pessoas participarão do evento esse ano. Como fazer para levar a bicicleta pra casa? (Foto: Divulgação)

Na próxima terça-feira 25, ocorre a terceira edição do World Bike Tour São Paulo, um passeio de bicicleta da “Ponte Estaiada” até a USP, pela pista da Marginal Pinheiros, no feriado de aniversário da cidade. Quem conseguiu se inscrever ganha uma bicicleta, além de capacete, mochila, camiseta e outras prendas.

Apesar da página que descreve o evento citar como um dos objetivos “a sensibilização para o uso da bicicleta como meio de lazer e transporte não poluente“, a organização do evento, novamente, não se preocupou com os participantes que queiram voltar de bicicleta para casa ou para o ponto de partida.

Ganhe uma bicicleta, mas coloque-a no carro

A única opção pensada pela organização – e pela CET – é voltar de trem até o ponto de largada para colocar a bicicleta no carro. Ou deixar o carro no destino e ir de trem até a largada para pegar a bicicleta. Ou seja: participe do Bike Tour e ganhe uma bicicleta, mas use seu carro.

Muitos participantes ficarão sem opção por não ter um carro para transportar a bicicleta até suas casas, tendo que apelar a amigos e parentes. E o mais interessante é que ninguém se preocupou que seriam necessários SETE MIL CARROS para transportar as bicicletas dos sete mil participantes da edição desse ano!

Já tentei voltar pedalando

Nos anos anteriores, muita gente tentou voltar pedalando, fosse para o ponto de partida ou para casa mesmo. Isso, aliás, é de seu direito: as ruas são de todos, inclusive das bicicletas. Porém, a maior parte dos participantes é formada por pessoas que ainda não estão habituadas a pedalar nas ruas. Sem apoio ou instrução de como usar as vias de forma segura, acabam por se arriscar sozinhas nas calçadas, pela contra-mão ou por vias de tráfego intenso.

Mesmo com esse problema ocorrendo por dois anos seguidos, a organização do evento e a CET preocupam-se apenas em tentar evitar que esses ciclistas usem as ruas, em vez de instruí-los a trafegar com segurança. Mais fácil dizer para voltar de trem e colocar a bicicleta no carro, assim isentam-se de qualquer responsabilidade: quem resolver pedalar na rua, é por sua conta e risco. Afinal, a organização recomendou não fazê-lo.

Quer voltar pedalando? Pergunte-me como!

Sabe-se que muita gente gostaria de pedalar de volta ao ponto de saída – ou mesmo levar a bicicleta para casa pedalando, o que afinal é bem mais coerente com a proposta do evento. Cientes disso, ciclistas experientes decidiram ajudar os participantes, muitos dos quais usarão a bicicleta nas ruas pela primeira vez nesse dia.

Pedalar em grupo é seguro e conhecemos caminhos ideais para iniciantes. Guiaremos os participantes a vários bairros da cidade, portanto se você quiser levar sua bicicleta para casa pedalando, nos procure na chegada do passeio. Os voluntários estarão identificados por uma faixa e por cartazes nas bicicletas, além de camisetas amarelas.

Também levaremos um grupo ao ponto de partida do evento, para ajudar quem tiver deixado o carro lá, e outros a estações do Metrô. Assim como a CPTM, o Metrô permite o transporte de bicicletas durante todo o dia em domingos e feriados (nos sábados, a partir das 14h).

Não temos nenhuma ligação com o World Bike Tour. A organização do evento não nos procurou em nenhum momento. Ninguém nos contratou, não estamos ganhando nada com isso e não cobraremos pela ajuda. Só queremos mostrar que é possível usar as ruas em uma bicicleta, com segurança e prazer – diferente do que prega a CET, que ainda considera ciclistas um incômodo e os aconselha a voltarem de trem.

Os voluntários estarão esperando na chegada do passeio, com uma faixa identificando a iniciativa. Essa não é uma ação do Vá de Bike. Embora esse site a apóie e eu esteja participando dela, sou apenas um entre muitos. A idéia e a execução vêm de vários ciclistas que desejam uma cidade mais humana, com menos carros e mais bicicletas, onde todos possam pedalar nas ruas. Inclusive você.

Seja bem vindo.

78 comentários em “World Bike Tour SP 2011: volte pedalando para casa

  1. Minha esposa foi sorteada nas 500 vagas… meu número estava apenas uns 10 atrás do dela e nas regras do sorteio seria sorteado um número e todos os outros 499 seguintes seriam contemplados. Será que dei tanto azar assim?

    Ela recebeu um e-mail no dia 20 às 17:30h falando que tinha que pagar até a meia-noite. Pagamos e vamos retirar o kit nos próximos dias.
    0)
    Vou me encontrar com ela no meio do caminho e voltaremos para o ponto de partida. Uso a bike quase diariamente (30km total) como meio de transporte e trabalho próximo ao local de saída.

    Acho uma boa formar um pelotão na volta. Tentarei encontrar essa galera.

    Abs e boas pedaladas.

    Thumb up 0 Thumb down 0

  2. Pessoal,

    Parabéns pela iniciativa…gostaria de saber se alguém vai voltar pra Mooca?

    É realmente precisamos de mais ciclovias na nossa cidade…

    Vamos nos reunir e ir além.. este ano de 2011… Pleitiando novas ciclovias…

    abraços
    Luiz

    Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Gente, dá pra voltar usando a ciclovia da marginal?
    É que estarei com mais 3 pessoas aqui de casa e a melhor possibilidade é voltar pedalando…
    A gente mora perto do Morumbishopping, ou seja, próximo ao local de largada… Se alguém tiver alguma idéia seria ótimo!
    Além de ser mais seguro se voltarmos com mais pessoas pedalando, caso seja necessário enfrentar o trânsito…
    Obrigada desde já!
    Ana Paula

    Thumb up 0 Thumb down 0

    1. Ana Paula, a Ciclovia Rio Pinheiros ainda não vai até a Ponte da Cidade Universitária. O acesso mais próximo é na V. Olímpia, mas não há como sair na altura do Morumbi. A Ciclovia é só para passear, não serve para ir de um lugar a outro, porque você não tem como entrar ou sair onde precisa, só nos poucos acessos, que ficam BEM longe uns dos outros.

      Procure os ciclistas com as faixas próximo à chegada do evento e volte conosco pelas ruas. Será tranquilo.

      Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Achei: A retirada do dorsal (número de peito), capacete, camiseta e cartão deverá ser efetuada de 21 a 24 de Janeiro de 2011 na Feira World Bike Tour São Paulo, que acontecerá na CEPEUSP, Avenida da Universidade (entrada pelo portão principal da USP) – São Paulo, das10:00h às 20:00h, não sendo possível a sua retirada no dia do evento;

    Thumb up 0 Thumb down 0

  5. É notória a desorganização do BikeTour, inclusive no país de origem da empresa, Portugal. Espanha e outros não ficam atrás. Por que no Brasil, terra do jeitinho, seria diferente?

    O que resta é ter muita paciência.

    Ano passado consegui inscrição para minha mulher e eu. Ela tem pouca experiência em pedalar nas ruas, mas comigo ajudando e sem pressa voltamos pra casa pedalando, atravessando um grande pedaço da cidade.
    Se você quer fazer o mesmo mas se sente inseguro, procure o pessoal com a faixa, como o Willian disse. Será legal!

    Thumb up 0 Thumb down 0

      1. Willian, você sabe se é possível pegar a bike na largada e ir na contra-mão, ou seja, descer para a Roberto Marinho abandonando o passeio?

        Gostaria de participar do passeio, mas tenho um compromisso inadiável.

        Ótima iniciativa! Parabéns!

        Thumb up 0 Thumb down 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *